Título Inglês:
Financial literacy and saving rates in Brazil
Título Espanhol:
La educación financiera y las tasas de ahorro en Brasil
Resumo:
Este artigo investiga se a educação financeira influencia a taxa de poupança escolhido pelos indivíduos. Para tanto, foi utilizada uma base de dados primária, com 345 indivíduos, que responderam a perguntas por meio de questionário online sobre suas características pessoais (sexo, cor, idade, renda e escolaridade) e também a perguntas que mediam seu nível de conhecimento financeiro. Utilizando modelos de mínimos quadrados ordinários, buscou-se verificar se indivíduos com mais educação financeira poupam mais, uma vez controladas as demais características individuais. Os resultados das regressões lineares mostram que enquanto o nível de escolaridade (medido em termos de anos de estudo) não influencia a taxa de poupança, o nível de educação financeira influencia, diretamente, na decisão de quanto poupar dos indivíduos.
Resumo Inglês:
This paper investigates whether financial education influences the savings rate chosen by individuals. We used a primary database with 345 individuals who answered online questions about their personal characteristics (sex, color, age, income and education) and also questions measuring their level of financial knowledge. Using ordinary least squares, we aimed to verify whether individuals with higher financial education save more, once controlling for other individual characteristics. The results of the linear regressions show that while the level of education (measured in years of schooling) does not influence the rate of savings, the level of financial education influences directly the decision of how much to save individuals.
Resumo Espanhol:
En este trabajo se investiga si la educación financiera influye en la tasa de ahorro elegido por las personas. Se utilizó una base de datos primaria con 345 individuos que respondieron a las preguntas en línea sobre sus características personales (sexo, color, edad, ingresos y educación) y también preguntas que miden su nivel de conocimientos financieros. El uso de mínimos cuadrados ordinarios, que tuvo como objetivo verificar si los individuos con mayor educación financiera a ahorrar más, una vez que controlar por otras características individuales. Los resultados de las regresiones lineales muestran que mientras que el nivel de educación (medido en años de escolaridad) no influye en la tasa de ahorro, el nivel de educación influye directamente en la decisión financiera de cuánto ahorrar individuos.
Citação ABNT:
COSTA, C. M.; MIRANDA, C. J. Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 57-74, 2013.
Citação APA:
Costa, C. M., & Miranda, C. J. (2013). Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 3(3), 57-74.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37780/educacao-financeira-e-taxa-de-poupanca-no-brasil/i/pt-br