Aspectos intuitivos e decisões gerenciais: Considerações acerca do julgamento de decisões envolvendo práticas orçamentárias Outros Idiomas

ID:
37860
Resumo:
A aplicação do Cognitive Reflection Test (CRT), teste que é capaz de medir o nível de habilidade cognitiva dos indivíduos e a propensão para serem (ou não) influenciados pelos impulsos intuitivos, é uma das possibilidades de pesquisa em decisões gerenciais mais promissoras. O presente trabalho tem por objetivo discutir a possível aplicação do CRT em pesquisas voltadas para o entendimento da relação entre aspectos intuitivos e decisões gerenciais. Além disso, pode-se correlacionar aspectos intuitivos (baixo nível de habilidade cognitiva) com decisões intertemporais de alocação de recursos e decisões de alocação de recursos sob condições de risco. Trabalhos sob esta perspectiva podem vislumbrar possíveis melhorias na eficácia empresarial, a partir da percepção do encadeamento entre aspectos não racionais e o desempenho organizacional.
Citação ABNT:
PEREIRA, A. G.; CORDEIRO FILHO, J. B.; BRUNI, A. L. Aspectos intuitivos e decisões gerenciais: Considerações acerca do julgamento de decisões envolvendo práticas orçamentárias. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 1, n. 1, p. 2-17, 2011.
Citação APA:
Pereira, A. G., Cordeiro Filho, J. B., & Bruni, A. L. (2011). Aspectos intuitivos e decisões gerenciais: Considerações acerca do julgamento de decisões envolvendo práticas orçamentárias. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 1(1), 2-17.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37860/aspectos-intuitivos-e-decisoes-gerenciais--consideracoes-acerca-do-julgamento-de-decisoes-envolvendo-praticas-orcamentarias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português