Título Inglês:
Gender and innovative behavior: assessment of a model of fashionable clothing preference by college students
Resumo:
A inovação é um dos temas mais relevantes dentro do escopo da disciplina de comportamento do consumidor, pois se assume que o sucesso de novas ofertas se deve, em grande parte, a um eficaz processo de aceitação e difusão de inovações (ENGEL et al., 1995). Considerando a relevância deste tema e do setor de moda de vestuário, este estudo apresenta um modelo conceitual dos determinantes e consequências da inovação em moda, em adolescentes, investigando o efeito moderador do gênero sobre as relações entre as variáveis observadas e construtos latentes. Para tal, foi feito um estudo conclusivo descritivo, aplicado por meio de um survey autopreenchido, que contou com 850 estudantes de uma capital brasileira. Os resultados confirmaram as hipóteses propostas na literatura e sugerem diferenças no padrão de consumo e inovação em moda, de jovens do sexo masculino e feminino, sugerindo o elevado impacto do materialismo sobre a inovação em moda e o efeito negativo da idade sobre este construto, especialmente em homens. Com base nos resultados, implicações teóricas e práticas são propostas e sugestões de novos caminhos de estudo dentro da área são traçadas.
Resumo Inglês:
Innovativeness is one of the most relevant topics in consumer behavior, since it is believed that the success of new products and services is partially due to an efficient process of acceptance and diffusion of innovations (ENGEL et al. 1995). Taking into consideration the relevance of this topic and the importance of fashion clothing industry, this study presents a conceptual model of the antecedents and consequences of innovativeness, studying the moderating role of gender on the relationship between observed and latent variables. A descriptive study was carried out based on a survey of more than 850 students of a big Brazilian city. The results supports the hypothesis derived from literature review and suggest differences in fashion consumer behavior by gender. The model highlights one positive impact of materialism on fashion consumption and a negative effect of age on this construct, especially among men. In the light of the results, theoretical and practical implications are proposed and suggestions for research avenues are outlined.
Citação ABNT:
MONTEIRO, P. R. R.; VEIGA, R. T. Gênero e comportamento inovador: avaliação de um modelo de preferência por roupas da moda por universitários. Revista PRETEXTO, v. 9, n. 2, art. 3, p. 69-96, 2008.
Citação APA:
Monteiro, P. R. R., & Veiga, R. T. (2008). Gênero e comportamento inovador: avaliação de um modelo de preferência por roupas da moda por universitários. Revista PRETEXTO, 9(2), 69-96.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/3800/genero-e-comportamento-inovador--avaliacao-de-um-modelo-de-preferencia-por-roupas-da-moda-por-universitarios/i/pt-br