Análise da captura de valor na cadeia vitivinicultora da serra gaúcha (RS) com base em estratégias de integração vertical e diferenciação Outros Idiomas

ID:
66856
Resumo:
A realidade competitiva do agronegócio tem se transformado a partir da busca dos consumidores por novos produtos e padrões de qualidade e segurança dos alimentos, além do surgimento de demandas específicas por produtos de maior conveniência. Assim sendo, o objetivo geral desse trabalho é analisar a geração e captura de valor no setor vitivinicultor brasileiro com base em estratégias de integração vertical e diferenciação. A pesquisa foi exploratória e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais em vinícolas da Serra Gaúcha (RS). Os resultados apontam uma transição de um modo de produção baseado em produção e venda da uva in natura para um modelo que utiliza a verticalização. Assim, passa a gerir outros elos da cadeia como vinificação, embalagem, rotulagem, marca própria, vendas em lojas físicas e virtuais, Indicações Geográficas, exportações dos produtos e práticas de enoturismo. O estudo possibilitou o entendimento de como pequenos produtores agrícolas lidam com decisões estratégicas em busca de captura de maiores margens, considerando a distância dos mesmos com o consumidor final e consequente compartilhamento do valor percebido por eles com demais elos da cadeia, em especial processadores e distribuidores. Por conta disso, essas estratégias de integração vertical e diferenciação de produtos e ofertas estão se tornando cada vez mais valorizadas pelos produtores.
Citação ABNT:
CASTRO, V. A.; MEIRELLES, F. Análise da captura de valor na cadeia vitivinicultora da serra gaúcha (RS) com base em estratégias de integração vertical e diferenciação. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2022.
Citação APA:
Castro, V. A., & Meirelles, F. (2022). Análise da captura de valor na cadeia vitivinicultora da serra gaúcha (RS) com base em estratégias de integração vertical e diferenciação. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 13(1), 1-18.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/RACEF.V13I1.711
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/66856/analise-da-captura-de-valor-na-cadeia-vitivinicultora-da-serra-gaucha--rs--com-base-em-estrategias-de-integracao-vertical-e-diferenciacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARBER, E. How to measure the “value” in value chains. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 38, n. 9, p.685-698, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 211.

BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCGAEFFER, S. A economia da estratégia (3. ed.). Porto Alegre: The Bookman, 2006, 608 p.

BORSELLINO, V., VARIA, F., ZINANTI, C., SCHIMMENTI, E. The Sicilian cooperative system of wine production: the strategic choices and performance analyses of a case study. International Journal of Wine Business Research. v. 32, n. 3, p. 391-421, 2020.

BOURLAKIS, M.; MAGLARAS, G.; FOTOPOULOS, C. Creating a “best value supply chain”? Empirical evidence from the Greek food chain. The International Journal of Logistics Management, v. 23, n. 3, p. 360-382, 2012.

CARBONE, A. Foods and Places: Comparing Different Supply Chains. Agriculture, v. 8, n. 6, p. 1-12, 2018.

CASTRO, V. A., GIRALDI, J. M. E., OLIVEIRA, J. H. C. Construction and operationalisation of sectorial brands: The case of the Brazilian winemaking sector from the perspective of diferente stakeholders. Wine Economics and Policy. v. 7, n.2 , p.153-164, 2018.

CASTRO, V. A.; GIRALDI, J. M. E. Shared brands and sustainable competitive advantage in the Brazilian wine sector. International Journal of Wine Business Research, v. 30, n. 2, p. 243-259, 2018.

CASTRO, V. A. O desenvolvimento das Associações detentoras de Marcas Compartilhadas no setor vitivinicultor brasileiro. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace. v. 10, n. 2, p. 73-89,2019.

CUCAGNA, M.E.; GOLDSMITH, P.D. Value adding in the agri-food value chain. International Food and Agribusiness Management Review, v. 21, n. 3, p. 293-316, 2018.

EHMKE, C. Strategies for Competitive Advantage. Western Exension Marketing Committee, 2008.

FERNANDEZ-BARCALA, M.; GONZÁLEZ-DIAS, M. RAYNAUD, E. Contrasting the governance of supply chains with and without geographical indications: complementarity between levels. Supply Chain Management: An International Journal, v. 22, n.4, p. 305-320, 2017.

FLORES, S. S.; TONIETTO, J.; TAFFAREL, J. C. Painel de indicadores para avaliação das Indicações Geográficas de vinhos brasileiros. Cadernos de Prospecção. v. 12, n. 4, p. 997-1009, 2019.

GIANNATALE, S., CURIEL-CABRAL, I. T. Q., CHACÓN, J. Monitoring decisions in vertical integration. Journal of Industrial and Business Economics. v. 48, p. 441-462, 2021.

HERRALA, M.; PAKKALA, P.; HAAPASALO, H. Value-creation networks – A conceptual model and analysis. Research reports in Department of Industrial Engineering and Management 4/2011 UNIVERSITY OF OULU.

IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho – Dados Estatísticos. Disponível em . Acesso em: 14/07/2019.

ITO, N.C.; HAYASHI JUNIOR, P.; GIMENEZ, F.A.P.; FENTERSEIFER, J.A. Valor e Vantagem Competitiva: Buscando Definições, Relações e Repercussões. RAC, v. 16, n. 2, p. 290-307, 2012.

LINDGREEN, A.; HINGLEY, M.K.; GRANT, D.B.; MORGAN, R.E. Value in Business and Industrial Marketing: Past, Present, and Future. Industrial Marketing Management, v. 41, n. 1, p. 207-214, 2012.

LI, P., TAN, D., WANG, G., WEI, H., WU,J. Retailer’s vertical integration strategies under different business modes. European Journal of Operational Research. v. 294, p. 965-975, 2021.

LÓPEZ-BAYÓN, S.; GONZÁLES-DIAS, M.; SOLÍS-RODRÍGUEZ, V.; FERNANDEZ-BARCALA, M. Governance decisions in the supply chain and quality performance: The synergistic effect of geographical indications and ownership structure. International Journal of Production Economics, v. 197, p.1-12, 2018.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6 ed, Porto Alegre: Bookman, 2012. 736 p.

MATOPOULOS, A.; VLACHOPOULOU, M.; MANTHOU, V.; MANOS, B. A conceptual framework for supply chain collaboration: empirical evidence from the agri-food industry”. Supply Chain Management: An International Journal, v. 12, n. 3, pp.177 – 186, 2007.

MIRANDA, B.V.; CHADDAD, F. R. Explaining organizational diversity in emerging industries: the role of capabilities. Journal on Chain and Network Science. v. 14, n.3, p. 171-188, 2014.

MOHAJAN, H. Qualitative Research Methodology in Social Sciences and Related Subjects. Journal of Economic Development, Environment and People, v. 7, n. 1, p. 23-48, 2018.

NOÉMI, V. Members of a Supply Chain and their relationships. APSTRACT: Applied Studies in Agribusiness and Commerce, v. 6, n. 5, p. 131-134, 2013.

PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PORTER, M.E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 512 p.

REITER, B. Theory and Methodology of Exploratory Social Science Research. International Journal of Science and Research Methodology, v. 5, n. 4, 129-150, 2017.

SANTOS, C.M.S.; LEITE, M.S.A.; LUCENA, A.D.; GRILO JUNIOR, T.F. Evoluindo da Cadeia de Valor para Cadeia de Suprimentos. Revista Produção Online, v. 10, n. 4, p. 753-778, 2010.

SHEPHERD, A.W. Approaches to linking producers to markets. A review of experiences to date. Agricultural Management, Marketing And Finance Occasional Paper. Food And Agriculture Organization Of The United Nations, 2007.

SIMATUPANG, T.M.; PIBOONRUNGROJ, P. WILLIAMS, S.J. The emergence of value chain thinking. International Journal of Value Chain Management, v. 8, n. 1, p. 40-57, 2017.

TONIETTO, J. Embrapa Uva e Vinho, 2005. Disponível em . Acesso em: 14/07/2019.

TREGEAR, A.; TÖRÖK, A.; GORTON, M. Geographical indications and upgrading of small-scale producers in global agro-food chains: A case study of the Makó Onion Protected Designation of Origin. Environment and Planning, v. 48, n. 2, p. 433-451, 2015.

TRIENENKENS, J.H. Agricultural Value Chains in Developing Countries A Framework for Analysis. International Food and Agribusiness Management Review, v. 14, n. 2, 2011.

VIEIRA, A.C.P.; BUAINAIN, A.M.; BRUCH, K.L. A Indicação Geográfica como estratégia para minimizar a assimetria de informação. Em: Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura. Antônio Márcio Buainain, Maria Beatriz Machado Bonacelli, Cássia Isabel Costa Mendes. – Brasília ; Rio de Janeiro : CNPq, FAPERJ, INCT/PPED, IdeiaD ; 2015.

VIJAYAN, G.; MUKHERJEE, A.; KAMARULZAMAN, N.H.; VAIAPPURI, S.K.N. Strategic Value Creation in a Supply Chain. Em: Handbook of Research on Global Supply Chain Management, 2016.

WANG, W-C.; LIN, C-H.; CHU, Y-C. Types of Competitive Advantage and Analysis. International Journal of Business and Management, v. 6, n. 5, p. 100-104, 2011.