Resumo:
O objetivo deste estudo foi mensurar o grau de inovação de micro e pequenas empresas sergipanas. Foi realizada survey com 1.260 MPEs participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação do SEBRAE em Sergipe, entre empresas das cadeias produtivas de alimentos, construção civil, madeira e móveis, saúde, têxtil e confecção. A ferramenta utilizada para medir o grau de inovação foi o radar da inovação, desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), que se utiliza de doze dimensões: oferta, plataforma, marca, clientes, soluções, relacionamento, agregação de valor, processos, organização, cadeia de fornecimento, presença e rede. Essa ferramenta foi complementada por Bachmann e Destefani (2008) com a dimensão ambiência inovadora, pois um clima organizacional propício à inovação é pré-requisito na empresa. Como resultados, vale destacar que o grau de inovação médio encontrado nas MPEs em Sergipe foi de 2,01 que indicam ainda ser incipiente a inovação nesse grupo de empresas sergipanas e, portanto, as empresas foram classificadas como pouco inovadoras.
Citação ABNT:
NÉTO, A. T. S.; TEIXEIRA, R. M. Inovação de micro e pequenas empresas: mensuração do grau de inovação de empresas participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação. Brazilian Business Review, v. 11, n. 4, p. 1-29, 2014.
Citação APA:
Néto, A. T. S., & Teixeira, R. M. (2014). Inovação de micro e pequenas empresas: mensuração do grau de inovação de empresas participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação. Brazilian Business Review, 11(4), 1-29.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/32127/inovacao-de-micro-e-pequenas-empresas--mensuracao-do-grau-de-inovacao-de-empresas-participantes-do-projeto-agentes-locais-de-inovacao/i/pt-br
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