AHADIAT, N.; MARTIN, R. M. Attributes, preparations and skills accounting professionals seek in college graduates for entry-level positions vs. promotion. Journal of Business and Accounting, San Diego, v. 8, n. 1, 2015.
ALLEN, J.; RAMAEKERS, G.; VAN DER VELDEN, R. Measuring competencies of higher education graduates. New Directions for Institutional Research, Hoboken, v. 2005, n. 126, p. 49-59.
BARBOSA NETO, J. E.; DIAS, W. de O.; PINHEIRO, L. E. T. Impacto da convergência para as IFRS na análise financeira: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 4, p. 131-153, 2009.BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 15, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3lvg1xJ. Acesso em: 13 mar. 2016.
BUI, B.; PORTER, B. The expectation-performance gap in accounting education: an exploratory study. Accounting Education, Abingdon, v. 19, n. 1-2, p. 23, 2010.
CARDOSO, R. L. et al. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. RAUSP: Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 365-379, 2009.CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L. Existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador? Um estudo sobre os contadores brasileiros. Revista de Gestão, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 353-367, 2010.CARDOSO, R. L.; SOUZA, M. A.; ALMEIDA, L. B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Base: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 3, p. 275-284, 2006.CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Mulher Contabilista. Brasília, DF: CFC, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3tWKPvj. Acesso em: 8 abr. 2016.
CONTRATOS com o Fies crescem 630% de 2010 a 2013. Semesp.org.br, São Paulo, 18 mar. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3zbTryV. Acesso em: 24 jul. 2016.
De Lange, P.; Jackling, B.; Gut, A.-M. Accounting graduates’ perceptions of skills emphasis in undergraduate courses: an investigation from two Victorian universities. Accounting and Finance, Hoboken, v. 46, p. 365-386, 2006.
DiGIORGI, W. A. B.; PIZOLATO, C. de L.; MORETTI, A. A. Competências, habilidades e o ensino superior de contabilidade. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, 2001.
FARIA, A. C.; QUEIROZ, M. R. B. de. Demanda de profissionais habilitados em contabilidade internacional no mercado de trabalho da cidade de São Paulo. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 5, n. 1, p. 55-71, 2009.FARI, M. A.; NOGUEIRA, V. Perfil do profissional contábil: relações entre formação e atuação no mercado de trabalho. Perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, v. 2, n. 1, 2007.
GUIMARÃES, L. M. et al. O profissional contábil diante da convergência das normas contábeis: análise de preparação desse profissional nos processos organizacionais. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais […]. Resende: SEGeT, 2011.
HENNING, D. A.; MOSELEY, R. L. Authority role of a functional manager: accountants and controller. The Accounting Review, Sarasota, v. 52, n. 3, p. 578-597, 1970.
HOWIESON, B. Accounting practice in the new millennium: is accounting education ready to meet the challenge? The British Accounting Review, Amsterdam, v. 35, p. 269, 2003.
INEP. Enade 2012: Relatório Síntese do curso de ciências contábeis. Brasília, DF: Inep, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3tJaNlG. Acesso em: 8 abr. 2016.
JACKLING, B.; DE LANGE, P. Do accounting graduates’ skills meet the expectations of employers? A matter of convergence or divergence? Accounting Education, Abingdon, v. 18, n. 4-5, p. 369, 2009.
LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de ciências contábeis. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n. 37, p. 73-84, 2005.MACHADO, V. S. de A.; CASA NOVA, S. P. de C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa sobre a educação contábil. REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, DF, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2008.MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J. de; CASA NOVA, S. P. de C. Formação do contador – o que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de ciências contábeis da FEA-USP. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.MORGAN, G. J. Communication skills required by accounting graduates: practitioner and academic perceptions. Accounting Education, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 93-107, 1997.
NEEDLES JR., B. E. et al. Strategy for implementation of IFAC International Education Guideline No.9. Journal of International Financial Management & Accounting, Hoboken, v. 12, n. 3, p. 317-354, 2001.
NOSSA, V. A necessidade de professores qualificados e atualizados para o ensino da contabilidade. Revista de Contabilidade do CRC-SP, São Paulo, n. 9, p. 18-23, 1999.
OTT, E.; PIRES, C. B. Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil versus estruturas curriculares propostas por organismos internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 28-45, 2010.PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. dos. O perfil social dos alunos de Ciências Contábeis: uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 228-246, 2011.REIS, A. de O. et al. Perfil do profissional contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. In: CONGRESSO USP CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, 14., 2014, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2014.
RIBEIRO, M. A. O contador “profissional” e o contador “aplicado”. Revista Eletrônica do CRCRS, Rio Grande do Sul, n. 5, 2007.
SANTOS, D. G. dos et al. Formação acadêmica em ciências contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior. In: CONGRESSO USP CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, 14., 2014, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2014.
SANTOS, M. C. D. dos; FERNANDES, M. A.; MARIN, T. I. S. Perfil socio-economico-cultural dos alunos de graduação do curso de ciências contábeis. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, Anápolis, v. 13, n. 18, p. 317-332, 2010.
SCHMIDT, P. et. Perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino do Sul do Brasil. Revista ConTexto, Porto Alegre, v. 12, n. 21, p. 87-104, 2012.SELMER, J.; CHIU, R. Required human resources competencies in the future: a framework for enveloping HR executives in Hong Kong. Journal of World Business, Amsterdam, v. 39, n. 4, p. 324-336, 2004.
SHIMAMOTO, L. S.; REIS, L. G. dos. Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade: uma análise sob a perspectiva dos profissionais contabilistas. Revista de Estudos Contábeis, Londrina, v. 1, n. 1, p. 90-105, Londrina, 2010.
SIEGEL, G.; SORENSEN, J. E. Counting more, counting less: transformation in the management accounting profession. New Jersey: Institute of Management Accountants,1999. Disponível em: https://bit.ly/2YQGDBy. Acesso em: 14 nov. 2015.
SILVA, C. do N.; ANZILAGO, M.; LUCAS, A. C. A mulher contabilista nas publicações acadêmicas brasileiras. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 15., 2015, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2015.
SILVA, L. A. G. A Contabilidade e sua verdadeira função. Revista Eletrônica do CRCRS, Rio Grande do Sul, n. 9, 2008.