Estudo do Comportamento do Endividamento da Empresa Celulose Irani S.A.: Estudo Temporal 2005-2015 Outros Idiomas

ID:
46070
Resumo:
Este artigo se propõe a analisar o comportamento do endividamento da empresa Celulose Irani S.A., pertencente ao segmento de papel e celulose das companhias abertas listadas na BM&F Bovespa. Tal análise foi delimitada para o período 2005 – 2015 e teve como fundamentos o estudo dos indicadores de participação de capitais de terceiros, o nível de endividamento, composição do endividamento, alavancagem financeira e rentabilidade. O objetivo geral foi de identificar os principais indicadores de endividamento e seu comportamento no período 2005 – 2015 na empresa Celulose Irani S.A. Especificamente, propõe calcular os indicadores de endividamento clássicos da análise de balanços; identificar possíveis comportamentos em tais indicadores e sua influência na estrutura financeira da empresa; correlacionar o volume de endividamento total e o lucro líquido para avaliar dependência entre tais agregados financeiros. A relevância do gerenciamento das dívidas e de que forma isso impacta a questão da sobrevivência da empresa é o cerne central deste artigo. O estudo sobre o endividamento contribui para uma gestão mais efetiva da organização, tendo como direcionamento a redução do risco financeiro e continuidade das operações. A metodologia utilizada envolveu a coleta dos dados diretamente das publicações no site da BM&F Bovespa, tabulando os mesmos e efetuando o cálculo dos indicadores, sua apresentação por meio de gráficos e sua posterior análise. Além disso tal estudo serve como modelo para aplicação em outras empresas, e até mesmo como sugestão a aplicação de tais análises em segmentos específicos. A contribuição principal do presente artigo é de identificar a situação do gerenciamento com base em indicadores financeiros, questão que toma centralidade na estratégia organizacional moderna. Em termos gerais, observou-se que a empresa estudada apresentou certa irregularidade nos valores dos indicadores, apresentando certo nível de melhora nos últimos períodos, bem como uma correlação positiva entre o nível total de endividamento (passivo circulante e exigível a longo prazo) e o lucro líquido, além de denotar alavancagem positiva, já que os capitais de terceiros estão contribuindo positivamente para a formação do retorno sobre o capital investido, no entanto com tendência de elevação significativa do risco financeiro.
Citação ABNT:
DRIGO, M. A.; MENDES NETO, E. B. Study of the Behavior of the Debt Company Celulose Irani S.A.: Temporal Study 2005-2015 . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 141-155, 2017.
Citação APA:
Drigo, M. A., & Mendes Neto, E. B. (2017). Study of the Behavior of the Debt Company Celulose Irani S.A.: Temporal Study 2005-2015 . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(2), 141-155.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/ rgfc.v7n2p141-155
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46070/estudo-do-comportamento-do-endividamento-da-empresa-celulose-irani-s-a---estudo-temporal-2005-2015--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
CASTRO, Cláudio de Moura. The practice of research. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Methods and techniques of social research. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999

GITMAN, Lawrence J. Principles of administration Financial management. 7 ed. São Paulo: Harbra, 2002.

GROPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Finance management. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MATARAZZO, Dante Carmine. Financial analysis of balance sheets. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Treaty of methodology: Research projects, TGI, CBT, monographs, dissertations and theses. 2. ed. Sao Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introduction to research in social sciences: The qualitative research in education. São Paulo: Atlas, 1987