Perfil do Contador no Cinema do Século XXI Outros Idiomas

ID:
46074
Resumo:
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a imagem retratada do profissional contábil na produção cinematográfica do século XXI. Para a análise foram escolhidos os filmes: 007 Cassino Royale, O Procurado, Batman - O Cavaleiro das Trevas, RocknRolla - A Grande Roubada, Grande Demais para Quebrar e O Contador. Os resultados apontam que alguns estereótipos se mantêm lineares em relação aos estudos anteriores. A desmistificação de alguns estereótipos já está sendo feita nas produções cinematográficas, como também é perceptível que os personagens contadores possuem mais atuações nos filmes. De maneira geral, os contadores são retratados de maneira positiva dentre os filmes pesquisados. Entretanto, algumas características ainda são representadas de maneira negativa. Nos filmes, o profissional foi caracterizado como neutro (entre bom ou mau), calmo, infeliz, neutro (entre bem ou mal humorado), inteligente, competente, satisfeito, confiante, confiável, nãocomunicativo, influente e proativo. A pesquisa em questão traz como contribuição a evidência das imagens dos contadores apresentados nos filmes, contribuindo para a visão do público e da sociedade em si de como os contabilistas realmente se comportam. A percepção desta imagem e/ou estereótipo pode provocar mudanças no comportamento padrão dos contadores, caso seja necessário. Ademais, esta questão pode se tornar uma maneira de gerar maior visibilidade e importância para o profissional contábil. Para estudos futuros é interessante que sejam pesquisadas séries, programas de TV e produções brasileiras que também estão em crescente abordagem com a profissão. Também é sugerido que outro estudo aborde de maneira mais pormenorizada a questão da ética do profissional.
Citação ABNT:
TAVARES, J. D. A.; DANTAS, M. G. S. Accountant Profile in the Cinema of the 21st Century . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 218-239, 2017.
Citação APA:
Tavares, J. D. A., & Dantas, M. G. S. (2017). Accountant Profile in the Cinema of the 21st Century . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(2), 218-239.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/ rgfc.v7n2p218-239
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46074/perfil-do-contador-no-cinema-do-seculo-xxi--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 117, n. 127, p. 127-147, 2002.

BEARD, V. Popular culture and professional identity: accountants in the movies. Accounting, Organizations and Society, v. 19, n. 3, p. 303-318, 1994.

BORGES, L. F. M. et al. Representações sociais de uma universidade: em foco a percepção de estudantes e profissionais da área contábil. In: XVIII SEMEAD SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO. 18., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, Seminários de Administração, 2015. p. 1-17.

CARNEIRO, A. F.; SILVA NETO, J. M. S. Competências essenciais dos profissionais contábeis em face da nova contabilidade pública sob a perspectiva dos contadores de Rondônia. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 3, p. 100-122, 2015.

CASINO Royale. Directed by: Martin Campbell. Produced by: Michael G. Wilson, Barbara Broccoli. London, Eon Productions, 2006. 144 min. Son, Color.

CORY, S. N. Quality and quantity of accounting students and the stereotypical accountant: is there a relationship? Journal of Accounting Education, v. 10, n. 1, p. 1-24, mar. 1992.

CURTY, N. A. P.; TAVARES, T. A imagem dos contadores sobre sua profissão e a Teoria das Representações Sociais: um estudo empírico na cidade de Londrina e região. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM

CZARNIAWSKA, B. Accounting and detective stories: na excursion to the USA in the 1940s. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 25, n. 4, p. 659-672, 2012.

DIMNIK, T.; FELTON, S. Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, v. 31, n. 2, p. 129-155, 2006.

EVANS, L.; FRASER, I. The accountant's social background and stereotype in popular culture: The novels of Alexander Clark Smith. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 25, n. 6, p. 964-1000, 2012.

FELTON, S.; DIMNIK, T.; BAY, D. Perceptions of accountants’ ethics: evidence from their portrayal in cinema. Journal of Business Ethics, v. 83, n. 2, p. 217-232, 2008.

FREIRE, D. R. Um estudo sobre a relação do desequilíbrio entre a oferta e demanda dos serviços contábeis e o estereótipo contábil dos estudantes de Ciências Contábeis e Administração. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2011.

FRIEDMAN, A. L.; LYNE, S. R. “The beancounter stereotype: towards a general model of stereotype generation”. Critical perspectives on accounting, v. 12, n. 4, p. 423-451. Ago. 2001.

HINTON, P. R. Stereotypes, cognition and culture: Psychology Focus. Londres: Oxford Brookes University, p. 1-22, 2000.

KORNIS, M. A. Cinema, Televisão e História: Ciências Sociais Passo a Passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda. 2008.

LANGER, J. Metodologia para análise de estereótipos em filmes históricos. Revista História Hoje, v. 2, n. 5, p. 1-13, 2004.

LEAL, E. A. et al. Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Revista Contabilidade Gestão e Governança, v.17, n.1, p. 134-153, 2014.

MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: Aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 18-43, 2008.

MILEY, F.; READ, A. Jokes in popular culture: the characterisation of the accountant. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 25, n. 4, p. 703-718, 2012.

MIRANDA, C. S.; MIRANDA, R. A. M.; ARAÚJO, A. M. P. Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 17-35, 2013.

MORAES, P. R. et al. A Teoria Das Representações Sociais. Revista em Foco. São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2014.

MORAIS, J. J. S. A representação social do contador e a imagem dele perante a sociedade. Studia Diversa, CCAE-UFPB, v. 1, n. 1, p. 36-43, 2007.

NÓVOA, J. Apologia da relação cinema-história. O Olho da História. Revista de História Contemporânea, Salvador, v. 1, n. 1, 1995.

OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. Hist. ciênc. Saúde-Manguinhos, v. 13, n. supl., p. 133-150, 2006.

OLIVEIRA, D. A imagem do contador no Brasil: um estudo sobre sua evolução histórica. Publicação da Controladoria Federal do Município do Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 107, 2007.

OLIVEIRA, M. R. et al. O status social do contador no Brasil. 2014. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciência Contábeis) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.

PEREIRA, N. A. et al. Herói ou Vilão?Mudanças no Estereótipo dos Contadores na Produção Cinematográfica. In: VIII CONGRESSO ANPCONT. 8., 2014, Rio de Janeiro Anais... Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014, p. 1-18.

ROCKNROLLA . Directed by: Guy Ritchie. Produced by: Steve Clark-hall, Susan Downey, Guy Ritchie, Joel Silver. United Kingdom: Warner Home Video, 2008. 114 min. Son, Color.

SILVA, A. E. C.; SILVA, E. G. R. Percepção dos Estudantes de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade no período após a adoção do IFRS. In: III CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 3., 2012, Rio de Janeiro, Anais.. Rio de Janeiro: AdCont, 2012, p. 1-16.

SPLITTER, K.; BORBA, J. A. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 8, n. 2, p.126-141, jun. 2014.

THE ACCOUNTANT. Directed by: Gavin O'Connor. Produced by: Bill Dubuque, Gavin O'Connor. USA: Warner Bros, 2016, 128 min. Son, Color.

THE DARK Knight. Directed by: Christopher Nolan. Produced by: Emma, Thomas Charles Roven, Christopher Nolan. California. Warner Bros. Pictures, 2008. 152 min. Son, Color.

TOO Big to Fail. Directed by: Curtis Hanson. Produced by: Ezra Swerdlow. United States: HBO Films, 2011. 99 min. Son, Color.

VAZ, P. V. C.; ESPEJO, M. M. S. B. Do texto ao contexto: o uso da contabilidade gerencial pelas pequenas empresas sob a perspectiva teórica de Bakhtin. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 9, n. 24, p. 31-41, 2015.

VICENTE, C. C. S.; MACHADO, M. J. A imagem dos contabilistas: diferenças e fatores que as determinam. Retrieved from: (Accessed October 15, 2016).

WANTED. Directed by: Timur Bekmambetov. Produced by: Marc Platt, Jason Netter, Jim Lemley. Chicago: Universal Pictures, 2008. 110 min. Son, Color.