Governança Corporativa, custo de capital e retorno do investimento no Brasil Outros Idiomas

ID:
5252
Resumo:
Uma das hipóteses levantadas sobre os benefícios das boas práticas de governança corporativa é que, ao adotá-las, as empresas têm seu custo de capital reduzido e, conseqüentemente, o retorno sobre o investimento incrementado. Este trabalho tem por objetivo verificar se empresas que adotam melhores práticas de governança corporativa possuem menor custo de capital e maior retorno do investimento. Empregou-se a metodologia de Fama e French (1999) em dois mercados distintos, considerando-se as práticas de governança corporativa adotadas, identificadas pela participação das empresas no Novo Mercado e nos Níveis I e II de governança da Bovespa. Analisando-se dados trimestrais no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2005, pode-se concluir que o custo de capital e o retorno do investimento são menores para empresas com práticas de governança corporativa superiores. Proporcionalmente, o custo de capital das empresas com práticas de governança corporativa superiores é 34,22% menor, e o retorno do investimento das empresas com práticas de governança corporativa inferiores é apenas 23% maior que o retorno do investimento das empresas com práticas de governança corporativa superiores.
Citação ABNT:
ROGERS, P.; SECURATO, J. R.; RIBEIRO, K. C. S. Governança Corporativa, custo de capital e retorno do investimento no Brasil. REGE - Revista de Gestão, v. 15, n. 1, art. 5, p. 61-77, 2008.
Citação APA:
Rogers, P., Securato, J. R., & Ribeiro, K. C. S. (2008). Governança Corporativa, custo de capital e retorno do investimento no Brasil. REGE - Revista de Gestão, 15(1), 61-77.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5252/governanca-corporativa--custo-de-capital-e-retorno-do-investimento-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português