Liderança e programas de recompensas: limites e possibilidades Outros Idiomas

ID:
5622
Periódico:
Resumo:
As várias teorias sobre liderança convergem para a importância da motivação enquanto atribuição do líder. Há dois modelos de motivação: extrínseca e intrínseca. Embora ambos tratem de recompensa, a forma de atuação ocorre de maneira distinta. Objetiva-se analisar os limites e possibilidades dos programas de recompensa utilizados pelas lideranças nas organizações. Para os autores não behavioristas, as recompensas extrínsecas traduzem-se em formas de manipulação e suborno a favor dos interesses de quem detém o poder. Para os behavioristas, a organização de sistemas de recompensas extrínsecas e intrínsecas é a forma privilegiada de motivar, devendo ser utilizada pelo líder. Nossa reflexão aponta para as possibilidades de uso equilibrado e planejado tanto das recompensas intrínsecas como das extrínsecas, tendo em vista o contexto, os objetivos e a duração do grupo. Utilizamos como metodologia o estudo de autores muito trabalhados em cursos de graduação em administração, tendo em vista situar nossa contribuição precisamente para a leitura crítica desse público.
Citação ABNT:
GOMES, D. F. N.; AMORIM, M. C. S. Liderança e programas de recompensas: limites e possibilidades. Revista de Negócios, v. 13, n. 3, p. 26-36, 2008.
Citação APA:
Gomes, D. F. N., & Amorim, M. C. S. (2008). Liderança e programas de recompensas: limites e possibilidades. Revista de Negócios, 13(3), 26-36.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5622/lideranca-e-programas-de-recompensas--limites-e-possibilidades/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português