Aluno como cliente e como produto: percepções e preferências dos alunos de ensino superior da área de negócios Outros Idiomas

ID:
5705
Periódico:
Resumo:
O artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções e as preferências de estudantes de cursos da área de negócios em relação à orientação das instituições para o aluno como um cliente ou o aluno como um produto. Foi desenvolvida uma revisão de literatura, a partir da qual foram formuladas quatro hipóteses de pesquisa. Assim, foi realizado um estudo de campo com dados coletados junto a 169 estudantes de instituições de ensino superior, públicas e privadas, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato (estado do Ceará). Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva, comparação de médias, e análise de correlação. Observou-se principalmente que: (1) estudantes de instituições privadas percebem maior orientação para o cliente do que estudantes de instituições públicas; (2) não há diferença de percepção de orientação para o produto nos dois tipos de instituição; (3) em geral, os estudantes têm uma maior preferência por uma orientação para o cliente, em comparação a uma orientação para o produto; (4) as preferências são independentes das orientações pessoais do aluno (para o emprego, para o aprendizado, ou sua indecisão). Os resultados trazem informações relevantes para professores e gestores de cursos e de instituições, que podem planejar melhor as ações de motivação e formação dos alunos.
Citação ABNT:
COSTA, F. J.; SOUSA FILHO, J. M.; LÔBO, R. J. S. Aluno como cliente e como produto: percepções e preferências dos alunos de ensino superior da área de negócios. Revista de Negócios, v. 16, n. 4, p. 91-106, 2011.
Citação APA:
Costa, F. J., Sousa Filho, J. M., & Lôbo, R. J. S. (2011). Aluno como cliente e como produto: percepções e preferências dos alunos de ensino superior da área de negócios. Revista de Negócios, 16(4), 91-106.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5705/aluno-como-cliente-e-como-produto--percepcoes-e-preferencias-dos-alunos-de-ensino-superior-da-area-de-negocios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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