Título Inglês:
Financial Education: A Comparative Study Among High School Students Of A Federal Institute Of Minas Gerais
Título Espanhol:
Educación Financiera: Un Estudio Comparativo Entre Estudiantes De La Secundaria En Un Instituto Federal De Minas Gerais
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mensurar o nível do conhecimento financeiro dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, bem como verificar a associação do índice de educação financeira com as características demográficas, socioeconômicas e acadêmicas. Primeiramente, as hipóteses do trabalho foram testadas conforme testes não paramétricos de diferenças de medianas (Mann Whitney e Kruskal Wallis) e, depois, foi aplicada a Análise de Correspondência (ANACOR) para identificação da associação das variáveis. Os principais resultados revelaram que os estudantes apresentaram baixo nível de educação financeira, assim como visto na literatura internacional e nacional. Os indivíduos do gênero masculino, que estavam no terceiro ano do ensino médio e que cursavam o curso técnico em administração, demonstraram maior conhecimento sobre o tema. Ademais, os discentes, cujas famílias possuíam mais de quatro salários-mínimos, também tiveram índices mais elevados. Portanto, este estudo contribui para a maior discussão sobre a educação financeira, de modo a reforçar a necessidade de promoção de melhor formação e maior esclarecimento destes estudantes sobre este tema.
Resumo Inglês:
This paper aims to measure the level of financial knowledge of students in technical courses integrated to high school of a Federal Institute of Education, Science and Technology of the Triângulo Mineiro, as well as to verify the association of the financial education index with the demographic, socioeconomic and academic. First, the hypotheses of the work were tested according to nonparametric tests of differences in medians (Mann Whitney and Kruskal Wallis), and, subsequently, the Correspondence Analysis Technique was applied for identifying the association between variables already mentioned. We noted that students had a low level of financial education, as seen in international and national literature. Men, in the third year of high school and in the administration course, had greater knowledge on the subject. Moreover, students, whose families had more than four minimum wages, also showed higher rates. Therefore, this study contributes to a greater discussion on financial education, in order to reinforce the necessity of promotion these students’ better training and clarification on this subject.
Resumo Espanhol:
Este trabajo tiene como objetivo medir el nivel de conocimiento financiero de estudiantes de Cursos Técnicos Integrados a la Secundaria de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Triángulo Mineiro, así como verificar la asociación del índice de educación financiera con las características demográficas, socioeconómicas y académico. Primero, se probaron las hipótesis del trabajo según pruebas no paramétricas de diferencias en medianas (Mann Whitney y Kruskal Wallis) y, luego, se aplicó el Análisis de Correspondencia (ANACOR) para identificar la asociación de variables. Los principales resultados revelaron que los estudiantes tenían un bajo nivel de educación financiera, como se observa en la literatura internacional y nacional. Los individuos del sexo masculino, que cursaban el tercer año de secundaria y que estaban realizando un curso técnico en administración, demostraron mayor conocimiento sobre el tema. Además, los estudiantes, cuyas familias tenían más de cuatro salarios mínimos, también tenían tasas más altas. Por tanto, este estudio contribuye a una mayor discusión sobre educación financiera, con el fin de reforzar la necesidad de promover una mejor formación y mayor esclarecimiento de estos estudiantes sobre este tema.
Citação ABNT:
GUIMARÃES, T. M.; IGLESIAS, T. M. G. Educação Financeira: Um Estudo Comparado entre os Estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal de Minas Gerais . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 94-111, 2021.
Citação APA:
Guimarães, T. M., & Iglesias, T. M. G. (2021). Educação Financeira: Um Estudo Comparado entre os Estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal de Minas Gerais . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(1), 94-111.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.9486
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/64589/educacao-financeira--um-estudo-comparado-entre-os-estudantes-do-ensino-medio-de-um-instituto-federal-de-minas-gerais-/i/pt-br
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