Educação Financeira: Um Estudo Comparado entre os Estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal de Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
64589
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mensurar o nível do conhecimento financeiro dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, bem como verificar a associação do índice de educação financeira com as características demográficas, socioeconômicas e acadêmicas. Primeiramente, as hipóteses do trabalho foram testadas conforme testes não paramétricos de diferenças de medianas (Mann Whitney e Kruskal Wallis) e, depois, foi aplicada a Análise de Correspondência (ANACOR) para identificação da associação das variáveis. Os principais resultados revelaram que os estudantes apresentaram baixo nível de educação financeira, assim como visto na literatura internacional e nacional. Os indivíduos do gênero masculino, que estavam no terceiro ano do ensino médio e que cursavam o curso técnico em administração, demonstraram maior conhecimento sobre o tema. Ademais, os discentes, cujas famílias possuíam mais de quatro salários-mínimos, também tiveram índices mais elevados. Portanto, este estudo contribui para a maior discussão sobre a educação financeira, de modo a reforçar a necessidade de promoção de melhor formação e maior esclarecimento destes estudantes sobre este tema.
Citação ABNT:
GUIMARÃES, T. M.; IGLESIAS, T. M. G. Educação Financeira: Um Estudo Comparado entre os Estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal de Minas Gerais . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 94-111, 2021.
Citação APA:
Guimarães, T. M., & Iglesias, T. M. G. (2021). Educação Financeira: Um Estudo Comparado entre os Estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal de Minas Gerais . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(1), 94-111.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.9486
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/64589/educacao-financeira--um-estudo-comparado-entre-os-estudantes-do-ensino-medio-de-um-instituto-federal-de-minas-gerais-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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