Organizações policiais e a questão da cultura organizacional e possíveis mudanças: análise preliminar Outros Idiomas

ID:
26666
Resumo:
O objetivo deste artigo é abordar questões referentes à cultura organizacional e identificar as principais dificuldades enfrentadas para adaptar as demandas da sociedade e o cumprimento da lei pela Polícia Militar, mais especificamente a do Estado de São Paulo. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, apoiada na revisão da literatura sobre cultura organizacional e da observação e levantamento das informações junto à Corporação Militar. Os principais resultados mostraram que a Polícia Militar apresenta uma cultura organizacional complexa, devido à heterogeneidade dos subgrupos que a compõem. Outro fato importante foi a necessidade do treinamento de policiais (multiplicadores), responsáveis por transmitir aos novos integrantes os velhos e novos valores criados pelo Comando da Corporação, como mecanismo de formação da cultura organizacional . Por fim, a Corporação deverá estar aberta para incluir novos sistemas de qualidade nos processos de atendimento, visando a uma participação mais efetiva e democrática da comunidade.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
VILLAÇA, N. A. G.Organizações policiais e a questão da cultura organizacional e possíveis mudanças: análise preliminar. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 2, n. 1, p. 85-92, 2003.
Citação APA:
Villaça, N. A. G.(2003). Organizações policiais e a questão da cultura organizacional e possíveis mudanças: análise preliminar. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 2(1), 85-92.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/26666/organizacoes-policiais-e-a-questao-da-cultura-organizacional-e-possiveis-mudancas--analise-preliminar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português