Análise empírica da reação do Mercado de Capitais brasileiro a eventos corporativos: teste conjunto da Hipótese de Eficiência do Mercado Outros Idiomas

ID:
27341
Resumo:
A Hipótese de Eficiência do Mercado, definida por Fama (1970, 1991), pressupõe, em sua forma semiforte, que o mercado faz ajustes instantâneos e precisos de qualquer informação relevante que seja divulgada pelas empresas que dele participam. Neste artigo, fez-se uma análise da eficiência do mercado brasileiro por meio do estudo do comportamento dos retornos anormais acumulados em períodos próximos à divulgação de três eventos corporativos – fusões e aquisições, lançamento de American Depositary Receipts e adesão aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa –, visando identificar se o mercado comportou-se de maneira eficiente no que se refere à forma semiforte. Mediante um Estudo de Evento, foram realizados testes com ações preferenciais de firmas negociadas na Bovespa para os três eventos e também com ações ordinárias para o último, ocorridos entre 1992 e 2004. As principais conclusões foram: i) os anúncios de F&As, lançamento de ADRs e adesão aos NDGC (ON) apresentam conteúdo informacional relevante para a precificação das ações no mercado; e ii) o mercado brasileiro não se comportou de maneira eficiente na forma semiforte, pois a HEM não foi atestada em conjunto para os três eventos estudados, confirmando-se somente para os anúncios de F&As e adesão aos NDGC.
Citação ABNT:
CAMARGOS, M. A.; ROMERO, J. A. R. Análise empírica da reação do Mercado de Capitais brasileiro a eventos corporativos: teste conjunto da Hipótese de Eficiência do Mercado. REGE - Revista de Gestão, v. 13, n. 3, p. 57-74, 2006.
Citação APA:
Camargos, M. A., & Romero, J. A. R. (2006). Análise empírica da reação do Mercado de Capitais brasileiro a eventos corporativos: teste conjunto da Hipótese de Eficiência do Mercado. REGE - Revista de Gestão, 13(3), 57-74.
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português