Título Inglês:
Educational preferences of management students at a university in Minas Gerais
Resumo:
A opinião do aluno é fundamental para o ambiente de ensino e para aqueles que nele atuam como professores e gestores escolares. O objetivo do presente estudo é identificar as preferências dos alunos, a fim de avaliar sua percepção das condições de ensino: didática e formas de avaliação utilizadas pelos professores; interação professor-aluno; comprometimento/comportamento dos professores. A pesquisa foi realizada em uma amostra, estratificada por turno e por período (213 alunos), representativa do quadro discente dos quatro anos de um curso de Administração de uma instituição de ensino superior particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto de 60 afirmativas, cujas respostas foram estruturadas por meio de uma escala tipo Likert. Para analisar as respostas dos alunos, aplicou-se uma análise fatorial, que permitiu avaliar as opiniões gerais manifestadas pelos sujeitos. De acordo com as preferências relatadas pelos alunos, foi possível observar a existência de quatro fatores, que foram denominados: estruturação e facilitação do ensino, estratégias de avaliação, planejamento do curso e estratégias de aprendizagem.
Resumo Inglês:
Student perceptions, opinions and preferences are important for the academic environment as well as for instructors and educators. For this reason an evaluation was made in relation to the educational situation of didactic and evaluation methods used by the instructors, the interaction of students and instructors and instructor commitment and behavior. A questionnaire, with 60 affirmatives and answers structured by means of a Likert scale, was given to 213 students who were representative of a four year management course in a private university in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Factor analysis was used to evaluate the student opinions that revealed a preference for the structure and facility of instruction, evaluation strategies, course planning and learning strategies.
Citação ABNT:
CAMARGOS, M. A.; CAMARGOS, M. C. S.; MACHADO, C. J. Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de Administração de Minas Gerais. REGE - Revista de Gestão, v. 13, n. 2, p. 1-14, 2006.
Citação APA:
Camargos, M. A., Camargos, M. C. S., & Machado, C. J. (2006). Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de Administração de Minas Gerais. REGE - Revista de Gestão, 13(2), 1-14.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/27350/analise-das-preferencias-de-ensino-de-alunos-de-um-curso-superior-de-administracao-de-minas-gerais/i/pt-br