Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional Outros Idiomas

ID:
32524
Autores:
Resumo:
Embora a literatura sobre a Visão Baseada em Recursos (RBV) seja vasta, há uma carência de estudos voltados para a maneira como os recursos são formados, principalmente os recursos que se referem a ativos intangíveis. O objetivo deste artigo é analisar o processo de decisão estratégica para implantação do currículo por competência e a formação de um recurso estratégico, a partir da RBV. Para sua realização utilizou-se o método de estudo de caso em uma organização de educação profissional sem fins lucrativos, situada no estado de Santa Catarina. Os resultados mostram que a formação de um recurso intangível tem probabilidade maior de se originar de estratégias emergentes do que de estratégias deliberadas. A principal conclusão é de que um recurso pode ser formado por meio de ações do dia a dia e como fruto de decisões tomadas para outras finalidades, ou seja, pode surgir de uma decisão que não tem relação direta com o recurso.
Citação ABNT:
RIBEIRO, R.Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 28-42, 2012.
Citação APA:
Ribeiro, R.(2012). Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 2(1), 28-42.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/32524/analise-da-formacao-de-recurso-estrategico-segundo-a-rbv--estudo-em-uma-organizacao-educacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, C. J. C. A. A natureza e a dinâmica das capacidades organizacionais no contexto brasileiro: uma agenda para pesquisas sobre a vantagem competitiva das empresas brasileiras. In: ENCONTRO DA ANPAD, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas: ANPAD, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 7, n. 1, p. 99-120, mar. 1991.

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BARNEY, J. B. Is the resource-based “view” a useful perspective for strategic management research? Yes. Academy of Management Review, v. 26, n. 1, p. 41-56, 2001.

BARNEY, J. B. Strategic Factor Markets: expectations, luck and business strategy. Management Science, v. 32, n. 10, p. 1231-1241, out. 1986.

BRASIL. Educação Profissional: legislação básica. 5. ed. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5154/04. Brasília, 2009b. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n. 16/99. Brasília, 2009a. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2009.

DIERICKX, I.; COOL, K. Asset stock accumulation and sustainability of competitive advantage. Management Science, v. 33, n. 12, dez. 1989.

FUNK, K. Sustainability and Performance. MIT Sloan Management Review, v. 44, n. 2, p. 65-70, 2003.

FURRER, O.; HOWARD, T.; GOUSSEVSKAIA, A. The structure and evolution of the strategic management field: a content analysis of 26 years of strategic management research. International Journal of Management Reviews, v. 10, n. 1, p. 1-23, 2008.

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A.B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 301-323.

GRANT, R. M. The resource-based theory of competitive advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008

HUGHES, P.; MORGAN, R. E. Fitting strategic resources with product-market strategy: performance implications. Journal of Business Research, v. 61, p. 323-331, 2008

MENON, A. et al. Antecedents and consequences of marketing strategy making: a model and test. Journal of Marketing, v. 63, p. 18-40, abr. 1999

MINTZBERG, H. Crafting strategy. Harvard Business Review, v. 65, p. 66-75, jul./ago. 1987.

PEREIRA, M. S.; FORTE, S. H. A. C. Visão baseada em recursos nas instituições de ensino superior de Fortaleza: uma análise ex-ante e ex-post à LBD/96. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n.1, p. 107-129, jan./mar. 2008

PETERAF, M. A.; BARNEY, J. B. Unraveling the resource-based tangle. Managerial and Decision Economics, v. 24, p. 309-323, 2003

PETERAF, M. A. The cornerstones of competitive advantage: a resource-based view. Strategic Management Journal, v. 14, n. 3, p. 179-191, mar. 1993.

PIKE, S.; ROOS, G.; MARR, B. Strategic management of intangible assets and value drivers in R&D organizations. R&D Management, v. 35, n. 2, p. 111-124, 2005

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 1, p. 7991, mai./jun. 1990

RIBEIRO, R.; ROSSETTO, C. R.; VERDINELLI, M. A. Comportamento estratégico da empresa e a visão baseada em recursos: um estudo no setor varejista de material de construção. Gestão e Produção, v. 18, n. 1, p. 175-192, 2011.

SENAC. Glossário de ações educacionais. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2009.

SENAC. MEGS: modelo de excelência da gestão do Senac. Florianópolis: Senac/AR/SC, 2008.

SENAC. Plano Estratégico 2001-2010. Florianópolis: Senac/AR/SC, 2000.

TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997.

VASCONCELOS, F. C.; CYRINO, A. B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 20-37, out./dez. 2000.

WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management journal, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005