Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer Outros Idiomas

ID:
38860
Resumo:
O turismo é dependente de aspectos que motivam as pessoas a viajarem e do que elas esperam receber em troca. A imagem representa o caminho que os destinos tomam para se posicionar e atingir um grau suficiente de reconhecimento (Di Marino, 2014). Este estudo objetivou explorar as dimensões das imagens e as qualidades afetivas dos lugares em fotos de viagens de turismo e lazer. Objetivou ainda, identificar as motivações que influenciam a escolha do destino turístico. Para atender ao objetivo, foram conduzidas duas pesquisas. A primeira, de caráter quantitativo e descritivo foi operacionalizada por meio de uma survey com 232 pessoas que fizeram viagens de turismo ou lazer nos últimos três anos. A segunda etapa da pesquisa, de caráter qualitativo e confirmatório, foi realizada por meio de aplicação de 12 entrevistas com consumidores de viagens de lazer/turismo. Os resultados mostram que a imagem afetiva, a atmosfera e o lazer são as dimensões mais determinantes na escolha do destino turístico. Verificou-se ainda que os sentimentos dos respondentes em relação à sua foto, voltam-se ao campo afetivo e emocional.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SCHERER, F. L.; HAHN, I. S.; STEIN, L. C.; BARPP, D. B. Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 3, p. 442-458, 2015.
Citação APA:
Scherer, F. L., Hahn, I. S., Stein, L. C., & Barpp, D. B. (2015). Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(3), 442-458.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.865
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/38860/motivacoes--dimensoes-da-imagem-e-qualidades-afetivas-dos-lugares--a-escolha-do-destino-e-as-fotos-em-viagens-de-turismo-e-lazer/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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