Título Inglês:
Archetypal Images in People Management
Resumo:
Entender como as pessoas se relacionam e o que as motivam é um grande diferencial em qualquer organização do conhecimento. Jung estudou a mente humana e a relação do consciente e subconsciente, tendo formulado a teoria dos arquétipos. A partir desses estudos sobre a personalidade do ser humano, outros pesquisadores sentiram a necessidade de criar imagens arquetípicas que representassem e exaltassem as características predominantes dos tipos psicológicos humanos (MARK; PEARSON, 2001) e organizacionais (HANDY, 1994). Este artigo tem o objetivo de esclarecer sobre os perfis arquetípicos humanos e organizacionais através de uma pesquisa quantitativa com estudantes de pós-graduação (mestrado/doutorado). Tal estudo foi desenvolvido durante a disciplina de Desenvolvimento Humano na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foram aplicados questionários para identificar o perfil dos 24 estudantes participantes, suas imagens arquetípicas individuais e seus graus de satisfação com a função que ocupam atualmente na organização a qual pertencem. Nos resultados percebe-se que os sujeitos apresentam todas as imagens arquetípicas com destaque para o Explorador e Criador. Almejam a empresa Atena em que o indivíduo seja valorizado dentro da equipe de trabalho e tenha a recompensa dividida, no entanto, percebem suas empresas no perfil Apolo ligado a regras, normas e procedimentos lógicos. Ao se compreender isso, as organizações podem utilizar das imagens arquetípicas na gestão de pessoas para motivar os colaboradores.
Resumo Inglês:
Understanding how people relate and what motivates them is a big difference in any organization of knowledge. Jung studied the human mind and the relationship between the conscious and subconscious, having formulated the theory of archetypes. From these studies on the human personality, other researchers felt the need to create archetypal images that represent and appraise the predominant features of human psychological types (Mark and Person) and organizational (Handy). This article aims to clarify the archetypal human and organizational profiles through a quantitative research with post graduate students (Masters / PhD). This study was conducted during the Human Development course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and questionnaires were used to identify the profile of the 24 students participants to identify their individual archetypal images and their levels of satisfaction with the position they currently occupy in the organization which they belong to. The results showed that the subjects have all the archetypal images with emphasis on the Explorer and Creator. They aim at having an Athena company where the individuals are valued within the team they work and the rewards are shared. However, they perceive their companies according to the Apollo profile with rules, standards and logical procedures. By understanding these issues, organizations can use the archetypal images in people management to motivate employees.
Citação ABNT:
REGINALDO, T.; TARTARI, J. S.; LIRA, W. J. Imagens arquetípicas na Gestão de Pessoas. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 6-16, 2016.
Citação APA:
Reginaldo, T., Tartari, J. S., & Lira, W. J. (2016). Imagens arquetípicas na Gestão de Pessoas. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 6(1), 6-16.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/39700/imagens-arquetipicas-na--gestao-de-pessoas/i/pt-br
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