Título Inglês:
Public management of urban hospitality: a case study of Agua Branca Park, São Paulo City
Título Espanhol:
Gestão pública da hospitalidade urbana: estudo de caso do Parque da Água Branca na cidade de São Paulo
Resumo:
Trata-se de um estudo qualitativo sobre a gestão pública do Parque da Água Branca na cidade de São Paulo e seus impactos na hospitalidade deste espaço. A pesquisa teve início em 2005 no mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e teve prosseguimento independente até o ano de 2008. Foram analisadas as três principais dimensões da gestão: administrativa-institucional, sócio-política e econômica-financeira. Foi possível verificar como aspectos relacionados à capacitação dos recursos humanos, projetos políticos de maior amplitude, recursos físicos e sistemáticas de planejamento e relacionamento com os diversos atores sociais acabam por implicar na hospitalidade que o parque proporciona aos seus visitantes. O Parque da Água Branca vem tendo um bom desempenho nesse sentido, uma vez que os diversos componentes da gestão pública parecem estar caminhando para que este espaço seja uma área completa de lazer, que contemple os 3 D´s de Dumazedier (1980): descanso, divertimento e desenvolvimento, minimizando as pressões que afetam a população da metróple São Paulo.
Resumo Inglês:
This article is a qualitative study about the public management of Água Branca Park in São Paulo city and its impacts on the hospitality of this area. The research began in 2005 in master's degree in Hospitality at Anhembi Morumbi University and was pursuing independent until 2008. It is examined the three major dimensions of management: administrative and institutional, socio-political and economic-financial. It was possible to see how aspects related to human resources training, political projects of greater magnitude, physical resources, planning systematic and relationships with the various social actors ultimately result in the hospitality that the park offers to its visitors. Água Branca Park is having a good performance in that sense, since the various components of public management appear to be moving towards the park to be an area full of leisure, which includes the 3 D's of Dumazedier (1980): rest, fun and development, minimizing the pressures that affect Sao Paulo metropolis.
Resumo Espanhol:
Este es un estudio cualitativo sobre la gestión pública del Parque Agua
Branca en la ciudad de San Pablo y de sus impactos en la hospitalidad de
este espacio. La investigación empezó en 2005 en la maestría en
Hospitalidad de la Universidad Anhembi Morumbi y tuvo continuidad de
forma independiente hasta 2008. Se analizaron las tres principales
dimensiones de la gestión: administrativa-institucional, socio-política y
económico financiera. Se pudo verigicar como aspectos relacionados a la
capacitación de los recursos humanos, proyectos políticos de mayor
amplitud, recursos físicos y sistemáticas de planificación y relación
con los diversos actores sociales acaban comprometiendo la hospitalidad
que el parque brinda a sus visitantes. El Parque Agua Branca se ha
desempeñado bien en este sentido, pues los diversos componentes de la
gestión pública parecen estar caminando para que ese espacio sea un área
completa de recreación, que contemple las 3 D de Dumazedier (1980):
descanso, diversión y desarrollo, minimizando las presiones que afectan a
la población de la metrópolis San Pablo.
Citação ABNT:
SAGI, L. C.Gestão pública da hospitalidade urbana: estudo de caso do Parque da Água Branca na Cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 2, n. 3, art. 5, p. 90-105, 2008.
Citação APA:
Sagi, L. C.(2008). Gestão pública da hospitalidade urbana: estudo de caso do Parque da Água Branca na Cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(3), 90-105.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/4655/gestao-publica-da-hospitalidade-urbana--estudo-de-caso-do-parque-da-agua-branca-na-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br