Elementos para a socialização esclarecida do mestrando em Administração Outros Idiomas

ID:
72903
Resumo:
O objetivo deste ensaio -aplicável, descritivo, qualitativo e interpretativista -é disponibilizar conteúdo crítico para a socialização acadêmica esclarecida de alunos entrantes do mestrado em administração, discutindo a gênese, o alcance e as implicaçõesdas regulações e de outros elementos da estrutura do campo científico da área; sob a ótica de um conjunto selecionado de perspectivas teóricas. O material foi aplicado com resultado afiançado pelo aprofundamento das discussões destacadas ao final do artigo.
Citação ABNT:
ARAÚJO, U. P.; CAMPOS, R. C. L.; RIBEIRO, L. M. P.; CAMPOS, A. C. Elementos para a socialização esclarecida do mestrando em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 17, n. 1, p. 47-63, 2023.
Citação APA:
Araújo, U. P., Campos, R. C. L., Ribeiro, L. M. P., & Campos, A. C. (2023). Elementos para a socialização esclarecida do mestrando em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 17(1), 47-63.
DOI:
10.12712/rpca.v17i1.57081
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/72903/elementos-para-a-socializacao-esclarecida-do-mestrando-em-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Berger, P. L., & Luckmann, T. (1966). The social construction of reality. In Berger, P. L., & Luckmann, T. The social construction of reality (pp. 50-62.). New York: Randon House.

Bourdieu, P. (1983). O campo científico. In Ortiz, R. (Org). A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática.

Bourdieu, P. (1997). The forms of capital. In: Halsey, A. H.; Lauder, A. H.; Brown, P.; Wells, A. Education: culture, economy, and society (pp. 46-58). New York: Oxford University.

Burt, R. (1980). Actor interests in a social topology. Sociological Inquiry, 50(2), 107-132.

Cappelle, M. C. A, Melo, M. C. O., & Brito, M. J. M. (2004). Uma análise da dinâmica do poder e das relações de gênero no espaço organizacional. RAE-Eletrônica, 3(22), 1-17.

Coleman, J. S. (1988). Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, 94 (Supplement), 95-120.

Foucault, M. (1977). Discipline and punish. New York: Panteon.

Giddens, A. (1989). A constituição da sociedade. São Paulo: M. Fontes.

Granovetter, M. S. (1985). Economic action and social structure. American Journal of Sociology, 91(3), 481-510.

Hall, P. A., & Taylor, R. C. R. (1996). Political science and the three new institutionalisms. Political Studies, 44(5), 936-957.

Lin, N. (1999). Building a network theory of social capital. Connections, 22(1), 28-51.

Machado-Da-Silva, C. L., Guarido Filho, E. R., & Rossoni, L. (2006). Campos organizacionais: seis diferentes leituras e a perspectiva de estruturação. Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, 159-196.

Mcgrail, M. R., Rickard, C. M., & Jones, R. (2006). Publish or perish: a systematic review of interventions to increase academic publication rates. Higher Education Research & Development, 25(1), 19-35.

Miller, A. N., Taylor, S. G., & Bedeian, A. G. (2011). Publish or perish: academic life as management faculty live it. Career Development International, 16(5), 422-445.

Oliver, C. (1991). Strategic responses to institutional processes. The Academy of Management Review, 16(1), 145-179.

Qiu, J. (2010). Publish or perish in China. Nature, 463, 142-143.

Reinach, F. (2013). Editorial: Darwin e a prática da "Salami Science”. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 12 (especial), 402-403.

Rond, M., & Miller, A. N. (2005). Publish or perish: bane or boon of academic life? Journal of Management Inquiry, 14(4), 321-329.

Rossoni, L. (2018). Editorial: produtivismo e coautoria cerimonial. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 17(2), 1-6.

Silveira, R. A. (2005). Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Simon, H. A. (1997). Administrative behavior (4a ed.). New York: The Free Press.

Smolčić, V. S. (2013). Salami publication. Biochemia Medica, 23(3), 237-241.

Trein, E., & Rodrigues, J. (2011). O mal-estar na Academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimentomercadoria. Revista Brasileira de Educação, 16(48), 769-779.

Yamamoto, O. H. (2000). Publish or perish: o papel dos periódicos científicos. Estudos de Psicologia, 5(1), 3-9.