Existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador? Um estudo sobre os contadores brasileiros Outros Idiomas

ID:
7399
Resumo:
O objetivo principal deste estudo é verificar se existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador, bem como analisar se essa prioridade se altera entre homens e mulheres. Esse questionamento tem como motivação as observações de Hardern (1995), Morgan (1997) e IFAC (2003). A fundamentação teórica sobre  competências está relacionada ao estudo de McClelland (1973, 1998), Boyatzis (1982) e Spencer e Spencer (1993). Os estudos relacionados às competências do contador não estão baseados em fundamentos da Psicologia e de Recursos Humanos, e nem mesmo na análise de estruturas genéricas de competências ou na determinação de prioridades no desenvolvimento de competências dos contadores, esta última o objetivo deste trabalho. A pesquisa está baseada no estudo de 18 competências do contador e foi submetida a 159 contadores. O instrumento de coleta dos dados apresentou um Alfa de Cronbach de 0,8774. A partir das respostas realizou-se o teste de Kruskal-Wallis, que demonstrou um nível de significância < 0,05 para as competências testadas, exceto para a capacidade de empreender, o que pode indicar inexistência de competências a serem priorizadas. A validação dos dados da pesquisa seguiu os passos descritos por Cone e Foster (1997), e as principais limitações deste estudo estão relacionadas às características da amostra e à falta da validação com uso de estudos comparativos. As sugestões para futuras pesquisas são a validação dos resultados em outras amostras de contadores, bem como procurar entender se determinadas competências são requeridas com maior ênfase conforme a especialidade do contador.
Citação ABNT:
CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L. Existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador? Um estudo sobre os contadores brasileiros. REGE - Revista de Gestão, v. 17, n. 3, art. 5, p. 353-367, 2010.
Citação APA:
Cardoso, R. L., & Riccio, E. L. (2010). Existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador? Um estudo sobre os contadores brasileiros. REGE - Revista de Gestão, 17(3), 353-367.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7399/existem-competencias-a-serem-priorizadas-no-desenvolvimento-do-contador--um-estudo-sobre-os-contadores-brasileiros/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABDOLMOHAMMADI, M. J.; SEARSON, G.; SHANTEAU, J. An investigation of the attributes of top industry audit specialists. Behavioral Research in Accounting, v. 16, n. 3/4, p. 1-17, Jan. 2004.

AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS (AICPA). Core competency framework for entry into the accounting professions. New York: American Institute of Certified Public Accountants, 1999.

ANDERSON, J. C.; JOHNSON, E. N.; RECKERS, P. M. J. Perceived effects of gender family structure, and physical appearance on career progression in public accounting: A research note. Accounting, Organizations and Society, v. 19, n. 16, p. 483-491, 1994.

BOWER, J. B. A profession of accounting-or of accountancy? The Accounting Review, v. 32, n. 2, p. 194-199, Apr. 1957.

BOYATZIS, R. E.; STUBBS, E. C; TAYLOR, S. N. Learning cognitive and emotional intelligence competencies through graduate management education. Academy of Management Journal on Learning and Education, v. 1, n. 2, p. 150-163, 2002.

BOYATZIS, R. E. The competent manager: a model for effective performance. New York: John Wiley & Sons, 1982.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L. Accountants´ Competencies: An Empirical Study in Brazil. In: ANNUAL CONGRESS OF THE EUROPEAN ACCOUNTING ASSOCIATION, 28., 2005, Göteborg. Proceedings… Göteborg: EAA, 2005.

CONE, J. D.; FOSTER, S. L. Dissertations and theses from start to finish. Washington: American Psychological Association, 1997.

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of the tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

EPSTEIN, R.; HUNDERT E. M. Defining and assessing professional competence. JAMA, v. 287, n. 2, p. 226-235, Jan. 2002.

ERONDU. E.; SHARLAND. A. Managerial competence in Nigerian firms: an empirical and comparative analysis. Multinational Business Review, v.10, n. 2, p. 129-137, 2002.

ESSELSTEIN, J. L. The changing value equation for controllership. CPA Journal, Columbus, v. 43, n. 6, p. 22-27, Apr./May/June. 2001.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência. RAC– Revista de Administração Contemporânea, v. 5, Edição especial, ano 0, p. 183-196, 2001.

FRANCIS, M. C.; MULDER, T. C.; STARK, J. S. Intentional Learning: a process for Learning to Learn in the Accounting curriculum. Sarasota, FL: Accounting Education Change Comission and American Accounting Association, 1995. (Accounting Education Series, v. 12).

GARDNER, P. L. Measuring attitudes to science: Unidimensionality and internal consistency revisited. Research in Science Education, v. 25, n. 3, p. 283-9, 1995.

GARDNER, P. L. The dimensionality of attitude scales: A widely misunderstood idea. International Journal of Science Education, v. 18, n. 8, p. 913-9, 1996.

GIUNIPERO, L. C.; PEARCY D. H. World-Class Purchasing Skills: An Empirical Investigation. Journal of Supply Chain Management, v. 36, n. 4, p. 4-13, Nov. 2000

HARDERN, G. The development of standards of competence in accounting. Accounting Education, v. 4, n. 1, p. 17-28, Mar. 1995.

HECKERT, J. B.; WILSON, J. D. Controllership. 2. ed. New York: The Ronald Press Co., 1963.

HENNING, D. A.; MOSELEY, R. L. Authority role of a functional manager: accountants and controller. The Accounting Review, v. 52, n. 3, p. 578-597, 1970.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS’ EDUCATION COMMITTEE. Towards competent professional accountants. New York: IFAC, 2003.

KESTER, R. B. The importance of the controller. The Accounting Review, v. 3, n. 3, p. 237-251, 1928.

KULLBERG, D. R.; GLADSTONE, W. L. Perspective on education: Capabilities for success in the accounting profession (The big 8 white paper). The big 8 firms. New York: Emerald Group Publishing Limited, 1989.

LAURIE, H. Persistence leads to accounting performance: How to spot a persistent potential employee. Arkansas Business and Economic Review, v. 15, n. 32, p. 54-78, 1995.

LE BOTERF. G. Compétence et navigation professionnelle. Paris: Éditions d’Organization, 1999.

LE BOTERF. G. Construire les compétences individuelles et collectives. Paris: Éditions d’Organization, 2001.

LE BOTERF. G. De la compétence: Essai sur um attracteur étrange. Paris: Éditions d’Organization, 1994.

LOFT, A. Accountancy and the gendered division of labour: A review essay. Accounting, Organization and Society, v. 17, n. 3-4, p. 367-378, 1992.

LUCIA, A.; LEPSINGER, R. The art and science of competency models: pinpointing critical success factors in organizations. San Francisco: Jossey-Bass Pfeiffer, 1999.

MCCLELLAND, D. C. Identifying competencies with behavioral-event interviews. Psychological Science, v. 9, n. 5, p. 331-340, Sept. 1998.

MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, v. 28, n. 1, p. 1-14, Jan. 1973.

MEYER, M.; RIGSBY, J. T. A descriptive analysis of the content and contributors of behavioral research in accounting 1989-1998. Behavioral Research in Accounting, v. 13, n. 1, p. 253-278, 2001.

MORAMED, E. K.; LASHINE, S. H. Accounting knowledge and skills and the challenges of a global business environment. Managerial Finance, v. 29, n. 7, p. 3-16, 2003.

MORGAN, G. Communication skills required by accounting graduates: practitioner and academic perceptions. Accounting Education, v. 6, n. 2, p. 93-107, June. 1997.

NEEDLES, JR, B. E.; CASCINI, K.; KRYLOVA, T.; MOUSTAFA, M. Strategy for Implementation of IFAC International Education Guideline No.9. Journal of International Financial Management & Accounting, v. 12, n. 3, p. 317-354, Autumn 2001.

NUNNALLY, J. C. Psychometric theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978.

SAKAGAMI, M.; YOSHIMI, H.; OKANO, H. Japanese accounting profession in transition. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 12, n. 3, p. 340-354, 1999.

SCHEIN, E. H. Psicologia organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 1982.

SIEGEL, G.; SORENSEN, J. E. Counting more, counting less transformations in the management accounting profession, the 1999 practice analysis of management accounting. Montvale: Institute of Management Accountants, 1999.

SPENCER JR, L. M.; SPENCER, S. M. Competence at work: models for superior performance. New York: John Wiley. 1993.

ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.