Segmentação turística: conceitos e realidades Outros Idiomas

ID:
75732
Resumo:
A segmentação do mercado turístico é importante para agrupar os diferentes tipos de consumidores em segmentos e, com isso, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Por-tanto, compreender as dinâmicas envolvidas no processo de segmentação turística é relevante para a definição das estratégias de marketing que estejam direcionadas a grupos específicos de clientes, além de auxiliar na formulação de políticas públicas de turismo e no planejamento de destinos e/ou espaços de interesse turístico. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão didática acerca dos principais conceitos e tipologias relacionados à segmentação do mercado turístico. Para tanto, foram discutidos os aspectos elementares da segmentação e suas abordagens; as principaisbases utiliza-das para segmentar o mercado; e onze tipologias de segmentação turística, além de elencar alguns segmentos emergentes no turismo. A presente pesquisa pode ser útil aos acadêmicos e profissionais do âmbito turístico, sobretudo àqueles que desejam maior entendimento sobre segmentação na área. Em termos teóricos, o estudo fornece conhecimentos essenciais para orientar a compreensão do tema. Em termos práticos, o estudo auxilia na otimização da oferta turística de acordo com dife-rentes segmentos
Citação ABNT:
BARBOSA, J. W. Q.Segmentação turística: conceitos e realidades. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 18, n. publicação contínua, p. 2826-2826, 2024.
Citação APA:
Barbosa, J. W. Q.(2024). Segmentação turística: conceitos e realidades. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 18(publicação contínua), 2826-2826.
DOI:
10.7784/rbtur.v18.2826
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/75732/segmentacao-turistica--conceitos-e-realidades/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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