Resumo:
O objetivo deste trabalho foi identificar o contexto, se familiar ou
escolar, em que o conhecimento a respeito da sustentabilidade é
adquirido pelas gerações Y e Z. Classificado como quantitativo, de
caráter descritivo, o estudo se valeu de um questionário estruturado
adaptado, tendo por base a descrição de Bhattacharya; Korschun; Sen
(2009). Participaram estudantes dos cursos de nível médio e superior de
dois campi de institutos federais, localizados em Santa Catarina e no
Rio Grande do Sul. Os resultados principais mostraram que as gerações Y e
Z enfatizam a escola como principal articulador do ensino de
sustentabilidade; que ela deve envolver a família nesta ação; e que a
geração Z entende que os exemplos devam vir da escola, entendimento
contrário ao da geração Y, que defende a família como entidade a dar
exemplos em relação às boas práticas de sustentabilidade. As conclusões
permitem sugerir que a aquisição de conhecimento da dimensão ambiental
nos contextos familiar e escolar é preditora de hábitos de consumo e que
as organizações devam dirigir a sua comunicação, favorecendo a
construção de um processo adequado de decisão de compra e consumo,
atuais e futuros.
Resumo Inglês:
The aim of this study was to identify if the acquisition of knowledge about sustainability for Y and Z generations occurs in family or school contexts. Characterized as quantitative and descriptive, this study used a questionnaire adapted from Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Students of high school and graduation courses from two campi of federal institutes, located in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, participated in this study. The main results showed that Y and Z generations emphasize, respectively, school and family as responsible for teaching sustainability; that for both generations the family is better able to teach the topic of sustainability; and both Y and Z generations understand that examples of good practices related to sustainability must come from the school. The fi ndings allow to suggest that the acquisition of knowledge about sustainability in family and school contexts may be important precedent in consumer habits and that organizations should develop communication with the market in order to favor a proper construction of purchase and consumption process, current and future.
Citação ABNT:
SCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações Y e Z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 10, n. 1, p. 48-60, 2012.
Citação APA:
Scharf, E. R., Rosa, C. P., & Oliveira, D. (2012). Os hábitos de consumo das gerações Y e Z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 10(1), 48-60.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9154/os-habitos-de-consumo-das-geracoes-y-e-z--a-dimensao-ambiental-nos-contextos-familiar-e-escolar/i/pt-br
Referências:
BAKEWELL, C.; MITCHELL, V. W. Generation Y female consumer decision-making styles. International Journal of Retail and Distribution Management, v. 31, n. 2. 2003.
BASÍLIO, A. C.; FÉLIX, J. D. B. O comportamento do consumidor jovem em relação à responsabilidade socioambiental e a necessidade da comunicação para a sustentabilidade. Revista Universitas/Comunicação, Brasília, v. 7, n. 2, p. 1-27. 2010.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BESSA, N. G. F.; COSTA, F. P. Sustentabilidade na perspectiva de uma educação transformadora e cidadã: um estudo de caso a partir de uma escola do Município de Gurupi (TO). Revista Cereus, v. 1, n. 1, agosto de 2009
BHATTACHARYA, C. B.; KORSCHUN, D.; SEN, S. Strengthening stakeholder-company relationships through mutually benefi cial corporate social responsibility initiatives. Journal of Business Ethics, v. 85, p. 257-272. 2009.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
BURSZTYN, M.; BARTHOLO Jr., R. S. Prudência e utopismo: ciência e educação para a sustentabilidade. Revista Ciência, Ética e Sustentabilidade. Brasília, DF: UNESCO, 2001.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone, 2000.
FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. C.; GOMES, A. F. Gestão ambiental: um novo desafi o para os profi ssionais de recursos humanos? Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 16, n. 1, p. 29-47. 2011.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-78. 2008.
GAUVREAU, K.; PAGANO, M. Why 5%? Nutrition, v. 10, n. 1, p. 93-94. 1994.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2005.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; Teodósio, A. S. S.; Barbieri, J. C. Desafi os e perspectivas da sustentabilidade: caminhos e descaminhos na gestão empresarial. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 9, 2007, Curitiba. Anais do IX ENGEMA. Curitiba, 19 a 21 de novembro de 2007.
GONÇALVES-FILHO, C.; BRITO, H.; GOSLING, M.; SOUKI, G. Q. Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 7, n. 1, p. 37-54. 2009.
HAIR Jr., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HANZAEE, K. H.; AGHASIBEIG, S. Generation Y female and male decision-making styles in Iran: are they different? The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 18, n. 5. 2008.
HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, v. 9, n. 2, p. 132-140. 1982.
HOLLAND, A. Sustainability. In: JAMIESON, D. (Org.). A companion to environmental philosophy. London: Blackwell, 2003.
HOPKINS, C.; McKEOWN, R. Education for sustainable development: an international perspective. In: TILBURY, D. et al. Education and sustainability: responding to the global challenge. Gland, Switzerland: IUCN, CEC, 2002.
HUANG, M-H; RUST, R. T. Sustainability and consumption. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 39, p. 4054. 2011.
HUDSON, S. Wooing zoomers: marketing to the mature traveler. Marketing Intelligence & Planning, v. 28, n. 4, p. 444-461. 2010.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, n. 118, p. 189-205, 2003.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. MAIA, A. G.; PIRES, P. S. Uma compreensão da sustentabilidade por meio dos níveis de complexidade das decisões organizacionais. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, p. 177-206. 2011.
MAINARDI, R.; PESSOTTO, R. B. M. Escola e família: uma união imprescindível. In: Psicopedagogia em debate (e-book), série Pesquisa em Ciências Humanas, Org.: FINK, A. T.; FERRARI, R. F.; CANAN, S. R. Frederico Westphalen (RS), p. 101-113, 2010.
McCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 1, p.71-84. 1986.
MORIN, E. Cultura de massas do século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. 1ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
OSAJIMA, K.; STERNQUIST, B.; MANJESHWAR, S. Japanese materialism: a comparison between the new breed and second baby-boomer age-cohorts. Journal of Asia Business Studies, v. 4, n. 2, 2010.
REGO, T. C. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The triple bottom line: how today’s best-run companies are achieving economic, social and environmental success and how you can too. San Francisco: John Willey & Sons, 2006.
SCHARF, E. R.; CUNHA, H. Mindful comsumption as marketing competitive advantage: the strength of ideology toward the purchase decision. In: AMS 40th Conference 2011: The sustainable global marketplace. Procedures..., Coral Gables, p. 81-86, 2011.
SCHARF, E. R.; SORIANO-SIERRA, E. J. A gestão do conhecimento na educação ambiental: a integração das escolas primária e secundária com a universidade para um futuro melhor. Revista Angrad, v. 7, n. 1, p. 9-22. 2006.
SHAH, G. The impact of economic globalization on work and family collectivism in India. Journal of Indian Business Research, v. 1, n. 2/3, p. 95-118. 2009.
SIMMEL, G. On individuality and social forms. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.
VASCONCELOS, K. C. A.; MERHI, D. Q.; LOPES, V. M. G.; SILVA, A. R. L. A geração Y e suas âncoras de carreira. II Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR), Curitiba (PR). Anais… Curitiba: ANPAD, 2009.
WADA, E. K.; CARNEIRO, N. A. As necessidades da geração Y no cenário de eventos empresariais. Contribuciones a la Economía, Málaga, Espanha: 2010. Disponível em: Acessado em 20/ set/2011.
WEBER, M. Economia e sociedade, v. 1 e 2. Brasília: UNB, 2000.