Os hábitos de consumo das gerações Y e Z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar Outros Idiomas

ID:
9154
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi identificar o contexto, se familiar ou escolar, em que o conhecimento a respeito da sustentabilidade é adquirido pelas gerações Y e Z. Classificado como quantitativo, de caráter descritivo, o estudo se valeu de um questionário estruturado adaptado, tendo por base a descrição de Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Participaram estudantes dos cursos de nível médio e superior de dois campi de institutos federais, localizados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os resultados principais mostraram que as gerações Y e Z enfatizam a escola como principal articulador do ensino de sustentabilidade; que ela deve envolver a família nesta ação; e que a geração Z entende que os exemplos devam vir da escola, entendimento contrário ao da geração Y, que defende a família como entidade a dar exemplos em relação às boas práticas de sustentabilidade. As conclusões permitem sugerir que a aquisição de conhecimento da dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar é preditora de hábitos de consumo e que as organizações devam dirigir a sua comunicação, favorecendo a construção de um processo adequado de decisão de compra e consumo, atuais e futuros.
Citação ABNT:
SCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações Y e Z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 10, n. 1, p. 48-60, 2012.
Citação APA:
Scharf, E. R., Rosa, C. P., & Oliveira, D. (2012). Os hábitos de consumo das gerações Y e Z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 10(1), 48-60.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9154/os-habitos-de-consumo-das-geracoes-y-e-z--a-dimensao-ambiental-nos-contextos-familiar-e-escolar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BAKEWELL, C.; MITCHELL, V. W. Generation Y female consumer decision-making styles. International Journal of Retail and Distribution Management, v. 31, n. 2. 2003.

BASÍLIO, A. C.; FÉLIX, J. D. B. O comportamento do consumidor jovem em relação à responsabilidade socioambiental e a necessidade da comunicação para a sustentabilidade. Revista Universitas/Comunicação, Brasília, v. 7, n. 2, p. 1-27. 2010.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BESSA, N. G. F.; COSTA, F. P. Sustentabilidade na perspectiva de uma educação transformadora e cidadã: um estudo de caso a partir de uma escola do Município de Gurupi (TO). Revista Cereus, v. 1, n. 1, agosto de 2009

BHATTACHARYA, C. B.; KORSCHUN, D.; SEN, S. Strengthening stakeholder-company relationships through mutually benefi cial corporate social responsibility initiatives. Journal of Business Ethics, v. 85, p. 257-272. 2009.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BURSZTYN, M.; BARTHOLO Jr., R. S. Prudência e utopismo: ciência e educação para a sustentabilidade. Revista Ciência, Ética e Sustentabilidade. Brasília, DF: UNESCO, 2001.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone, 2000.

FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. C.; GOMES, A. F. Gestão ambiental: um novo desafi o para os profi ssionais de recursos humanos? Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 16, n. 1, p. 29-47. 2011.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-78. 2008.

GAUVREAU, K.; PAGANO, M. Why 5%? Nutrition, v. 10, n. 1, p. 93-94. 1994.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2005.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; Teodósio, A. S. S.; Barbieri, J. C. Desafi os e perspectivas da sustentabilidade: caminhos e descaminhos na gestão empresarial. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 9, 2007, Curitiba. Anais do IX ENGEMA. Curitiba, 19 a 21 de novembro de 2007.

GONÇALVES-FILHO, C.; BRITO, H.; GOSLING, M.; SOUKI, G. Q. Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 7, n. 1, p. 37-54. 2009.

HAIR Jr., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HANZAEE, K. H.; AGHASIBEIG, S. Generation Y female and male decision-making styles in Iran: are they different? The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 18, n. 5. 2008.

HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, v. 9, n. 2, p. 132-140. 1982.

HOLLAND, A. Sustainability. In: JAMIESON, D. (Org.). A companion to environmental philosophy. London: Blackwell, 2003.

HOPKINS, C.; McKEOWN, R. Education for sustainable development: an international perspective. In: TILBURY, D. et al. Education and sustainability: responding to the global challenge. Gland, Switzerland: IUCN, CEC, 2002.

HUANG, M-H; RUST, R. T. Sustainability and consumption. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 39, p. 4054. 2011.

HUDSON, S. Wooing zoomers: marketing to the mature traveler. Marketing Intelligence & Planning, v. 28, n. 4, p. 444-461. 2010.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, n. 118, p. 189-205, 2003.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. MAIA, A. G.; PIRES, P. S. Uma compreensão da sustentabilidade por meio dos níveis de complexidade das decisões organizacionais. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, p. 177-206. 2011.

MAINARDI, R.; PESSOTTO, R. B. M. Escola e família: uma união imprescindível. In: Psicopedagogia em debate (e-book), série Pesquisa em Ciências Humanas, Org.: FINK, A. T.; FERRARI, R. F.; CANAN, S. R. Frederico Westphalen (RS), p. 101-113, 2010.

McCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 1, p.71-84. 1986.

MORIN, E. Cultura de massas do século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. 1ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

OSAJIMA, K.; STERNQUIST, B.; MANJESHWAR, S. Japanese materialism: a comparison between the new breed and second baby-boomer age-cohorts. Journal of Asia Business Studies, v. 4, n. 2, 2010.

REGO, T. C. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The triple bottom line: how today’s best-run companies are achieving economic, social and environmental success and how you can too. San Francisco: John Willey & Sons, 2006.

SCHARF, E. R.; CUNHA, H. Mindful comsumption as marketing competitive advantage: the strength of ideology toward the purchase decision. In: AMS 40th Conference 2011: The sustainable global marketplace. Procedures..., Coral Gables, p. 81-86, 2011.

SCHARF, E. R.; SORIANO-SIERRA, E. J. A gestão do conhecimento na educação ambiental: a integração das escolas primária e secundária com a universidade para um futuro melhor. Revista Angrad, v. 7, n. 1, p. 9-22. 2006.

SHAH, G. The impact of economic globalization on work and family collectivism in India. Journal of Indian Business Research, v. 1, n. 2/3, p. 95-118. 2009.

SIMMEL, G. On individuality and social forms. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.

VASCONCELOS, K. C. A.; MERHI, D. Q.; LOPES, V. M. G.; SILVA, A. R. L. A geração Y e suas âncoras de carreira. II Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR), Curitiba (PR). Anais… Curitiba: ANPAD, 2009.

WADA, E. K.; CARNEIRO, N. A. As necessidades da geração Y no cenário de eventos empresariais. Contribuciones a la Economía, Málaga, Espanha: 2010. Disponível em: Acessado em 20/ set/2011.

WEBER, M. Economia e sociedade, v. 1 e 2. Brasília: UNB, 2000.