Título Inglês:
Motivational tipology of adolescent mall consumers
Resumo:
O presente trabalho analisa a motivação dos consumidores adolescentes
para freqüentar um shopping center da cidade de Fortaleza (CE).
Primeiramente, foi feito um levantamento do perfil bio-demográfico
dos entrevistados. Posteriormente, foram analisadas as razões
para justificar uma visita ao estabelecimento. E finalmente,
buscou-se identificar semelhanças entre grupos de respondentes na
tentativa de criar uma tipologia motivacional de consumo de
adolescentes em shopping centers. A coleta de dados se deu
através da utilização de um questionário estruturado junto aos
adolescentes que se encontravam no local durante o período da
pesquisa. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa
de campo, do tipo aplicada, sendo os dados coletados diretamente
em trezentos e quarenta e um freqüentadores do shopping
center, com idades entre 12 e 18 anos, que responderam a um
conjunto de questões fechadas. A partir da análise dos dados
coletados, chegou-se a alguns resultados significativos sobre o
perfil dos freqüentadores adolescentes do shopping e sua
motivação para freqüentar o mesmo. Em relação ao primeiro, observou-se
uma predominância de respondentes do sexo masculino, da faixa
etária entre 13 e 15 anos, provenientes de famílias de classe
alta e renda familiar mensal superior a R$ 2700,00. Quanto ao
segundo, foram identificados três grupos de consumidores chamados
de: Utilitários, Hedônicos e Mistos. O estudo pretende
contribuir com a literatura científica nas áreas de Marketing e
Comportamento do Consumidor e servir de instrumento gerencial aos
dirigentes de shopping centers.
Resumo Inglês:
The present study analyses the motivation for adolescent consumers
to patronize a regional mall of Fortaleza, in the state of Ceará,
Brazil. At first, the bio-demographic profile of the respondents
was identified. Secondly, their motivation to patronize the mall
was analized. And finallly, similarities on their motivation was
studied in order to create a motivational tipology of adolescent
mall consumers. The collection of data happened through the usage of a
structured questionnaire applied to the adolescents that were at the
mall during the research period. To reach the proposed objectives, a
survey among 341 adolescent patrons, 12-18 years old, who responded
to closed questions, was used. After data analyses, some
interesting insights into the adolescent mall consumer profile and their
motivation to patronize the mall was found. Concerning the first,
a prevalence of male, 13-15 years old, from high social classes
with monthly income over USD 1,000 was noticed. As for the
second, three motivational groups called: Utilitarians, Hedonics and
Mixed, were identified. This insight into adolescent patron behavior
will contribute to business and marketing academics, as well as, mall
developers and retailers as an important managerial key.
Citação ABNT:
LIMA, L. I.Tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2008.
Citação APA:
Lima, L. I.(2008). Tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 14(1), 1-18.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1343/tipologia-motivacional-de-consumo-de-adolescentes-em--shopping-centers/i/pt-br