Tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers Outros Idiomas

ID:
1343
Resumo:
O presente  trabalho analisa a motivação dos consumidores adolescentes para  freqüentar um shopping  center da  cidade de Fortaleza  (CE). Primeiramente,  foi  feito um  levantamento do perfil  bio-demográfico  dos  entrevistados.  Posteriormente,  foram  analisadas  as  razões  para justificar uma  visita  ao  estabelecimento.  E  finalmente,  buscou-se  identificar  semelhanças entre grupos de respondentes na tentativa de criar uma tipologia motivacional de consumo de adolescentes  em  shopping  centers.  A  coleta  de  dados  se  deu  através  da  utilização  de  um questionário  estruturado  junto  aos  adolescentes  que  se  encontravam  no  local  durante  o período da pesquisa. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo, do  tipo  aplicada,  sendo  os  dados  coletados  diretamente  em  trezentos  e  quarenta  e  um freqüentadores  do  shopping  center,  com  idades  entre  12  e  18  anos,  que  responderam  a  um conjunto de questões  fechadas. A partir da análise dos dados  coletados, chegou-se  a alguns resultados  significativos  sobre  o  perfil  dos  freqüentadores  adolescentes  do  shopping  e  sua motivação para freqüentar o mesmo. Em relação ao primeiro, observou-se uma predominância de  respondentes  do  sexo  masculino,  da  faixa  etária  entre  13  e  15  anos,  provenientes  de famílias  de  classe  alta  e  renda  familiar mensal  superior  a R$  2700,00. Quanto  ao  segundo, foram  identificados  três  grupos  de  consumidores  chamados  de: Utilitários,  Hedônicos  e Mistos.  O  estudo  pretende  contribuir  com  a  literatura  científica  nas  áreas  de Marketing  e Comportamento do Consumidor e servir de instrumento gerencial aos dirigentes de shopping centers.
Citação ABNT:
LIMA, L. I.Tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2008.
Citação APA:
Lima, L. I.(2008). Tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 14(1), 1-18.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1343/tipologia-motivacional-de-consumo-de-adolescentes-em--shopping-centers/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português