Mensuração do Comportamento Estratégico a Partir da Cultura Organizacional: Um Estudo em Lojas de Shopping Centers Outros Idiomas

ID:
43984
Resumo:
Esta pesquisa apresenta como objetivo geral mensurar o comportamento estratégico a partir dos estilos de cultura organizacional, à luz dos modelos de Paz e Mendes (2001) e Miles e Snow (2003). Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo é classificado como do tipo explicativo, de natureza quantitativa, conduzido por meio de uma survey analítica. A amostra utilizada foi do tipo probabilística, aleatória simples, composta por 286 gestores lojistas de 6 shoppings centers da cidade de Natal. Através de uma análise de regressão múltipla, foram identificadas nas organizações estudadas o predomínio do estilo cultural empreendedor. Em relação ao comportamento estratégico, identificou-se um perfil transitando entre o estilo analítico e prospector. Estes resultados indicaram uma forte influência do estilo cultural na definição do posicionamento estratégico das organizações. De forma conclusiva, a pesquisa confirma as suposições da teoria quando apontam para uma necessidade de se promover um alinhamento do posicionamento estratégico da organização com a sua cultura organizacional.
Citação ABNT:
DANJOUR, M. F.; MEDEIROS, B. C.; AÑEZ, M. E. M.; ARAÚJO, A. G. Mensuração do Comportamento Estratégico a Partir da Cultura Organizacional: Um Estudo em Lojas de Shopping Centers . Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 15, n. 4, p. 12-27, 2016.
Citação APA:
Danjour, M. F., Medeiros, B. C., Añez, M. E. M., & Araújo, A. G. (2016). Mensuração do Comportamento Estratégico a Partir da Cultura Organizacional: Um Estudo em Lojas de Shopping Centers . Revista Ibero-Americana de Estratégia, 15(4), 12-27.
DOI:
10.5585/riae.v15i4.2347
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/43984/mensuracao-do-comportamento-estrategico-a-partir-da-cultura-organizacional--um-estudo-em-lojas-de-shopping-centers-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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