Notas sobre o conceito de sucesso: sentidos e possíveis (re) significações Outros Idiomas

ID:
9126
Resumo:
O objetivo do presente artigo é explorar ambivalências e contradições do conceito de sucesso no contexto do management, com a difusão de idéias gerenciais logo após a segunda guerra mundial. Neste contexto, podemos observar, entre outros fenômenos, a prerrogativa da visão de mercado, o obscurecimento das diferenças ideológicas, a não separação entre vida pública e privada. Argumentamos que a noção de sucesso contemporânea está inserida neste contexto. A partir da perspectiva construcionista, que propõe que a vida social resulta de uma construção coletiva organizada por práticas discursivas, este trabalho revisa e classifica artigos acadêmicos nacionais e internacionais sobre sucesso com o objetivo de mostrar que se trata de uma noção que foi sendo difundida e incorporada como modelo de conduta na sociedade contemporânea, em sintonia com os valores disseminados pelo management. A noção de sucesso tem sido explorada por um vasto número de publicações, especialmente aquelas descritas como pop management (WOOD JR e PAULA, 2002), mas também criticada em textos acadêmicos (PAHL, 1997; TANURE, CARVALHO NETO e ANDRADE, 2007; CHUSMIR e PARKER, 2011). Tal modelo de sucesso, propagado, dentre outros meios, pela mídia, e visto como uma possibilidade de ascensão e mobilidade social, ignora questões de gênero e impõe elevados custos pessoais para que possa ser alcançado. A perspectiva crítica utilizada neste ensaio pretende (des) naturalizar estruturas sociais descritas como inevitáveis, mostrar que as discussões sobre sucesso estão cheias de controvérsias, propor que o sucesso é uma instituição social construída e assimilada em diversas fronteiras e, ao fazer isso, permitir a configuração de novos sentidos para o termo.
Citação ABNT:
ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Notas sobre o conceito de sucesso: sentidos e possíveis (re) significações. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 6, p. 197-224, 2012.
Citação APA:
Ituassu, C. T., & Tonelli, M. J. (2012). Notas sobre o conceito de sucesso: sentidos e possíveis (re) significações. Revista de Administração Mackenzie, 13(6), 197-224.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9126/notas-sobre-o-conceito-de-sucesso--sentidos-e-possiveis--re--significacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABELE, A. E.; SPURK, D. How do objective and subjective career success interrelate over time? Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 82, p. 803-824, 2009.

ADONI, H.; MAINE, S. Media and the social construction of reality. Communication Research, v. 11, n. 3, p. 323-340, 1984.

AQUINO, C. A. B.; MARTINS, J. C. de O. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal Estar e Subjetividade, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007.

BARITZ, L. The good life: the meaning of success for the American middle class. New York: Knopf, 1989.

BARTOLOMÉ, F.; EVANS, P. Must success cost so much? Harvard Business Review, v. 1, p. 137-148, 1980.

BASUK, I. The darker side of American success as reflected in Sinclair Lewis’ Babbitt. Jurnal Ilmu Bahasa Dan Sastr, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2001.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BERTERO, C. O.Ensino e pesquisa em Administração. São Paulo: Cengage Thomson, 2006.

BORGES, J. F.; CASADO, T. Outro estereótipo da carreira executiva? Ficção e vida real na luta pelos lugares. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais… São Paulo: Anpad, 2009.

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann, 1979.

CALLANAN, G. A. What price career success? Career Development International, v. 8, n. 3, p. 126-133, 2003.

CARVER, C. S.; BAIRD, E. The American dream revisited: is it what you want or why you want it that matters? Psychological Science, v. 9, n. 4, p. 289-292, 1998.

CHUSMIR, L. H.; PARKER, B. Success strivings and their relationship to affective work behavior: gender differences. The Journal of Social Psychology, v. 13, n. 1, p. 187-19, 2001.

COEHN, H. The anomia of success and failure: a study of similarities and opposites. The British Journal of Sociology, v. 23, n. 3, p. 329-343, 1972.

COSTA, L. V. Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Anpad, 2011.

DANN, S. Gender differences in self-perceived success. Women in Management Review, v. 10, n. 8, p. 11-18, 1995.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa.In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DOLAN, P.; PEASGOOD, T.; WHITE, M. Do we really know what makes us happy? A review of the economic literature on the factors associated with subject well being. Journal of Economic Psychology, v. 29, p. 94-122, 2007.

DRIES, N.; PEPERMANS, R.; DE KERPEL, E. Exploring four generations’ beliefs about career: is 'satisfied' the new 'successful'? Journal of Managerial Psychology, v. 23, n. 8, p. 907-928, 2008.

DYKE, L. S.; MURPHY, S. A. How we define success: a qualitative study of what matters most to women and men. Sex Roles, v. 55, n. 2, p. 357-371, 2006.

EIDELMAN, S.; BIERNAT, M. Getting more from success: standard raising as esteem maintenance. Journal of Personality and Social Psychology, v. 92, n. 5, p. 759-774, 2007.

EILEEN, A.; BAILEY, T.; BERG, P.; KALLEBERG, A. Organizations and the intersection of work and family: a comparative perspective. In: ACKROYD, S.; BATT, R.; THOMPSON, P.; TOLBERT, P. S. Handbook of work and organization. New York: Oxford University Press, 2005.

EVANS, P. Carreira, sucesso e qualidade de vida. Revista de Administração de Empresas, v. 3, n. 3, p. 14-22, 1996.

FAN, C.; KARNILOWICZ, W. Measurement of definitions of success among Chinese and Australian girls. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 28, n. 5, p. 589-599, 1997.

FAVE, L. R. D. Success values: are they universal or class-differentiated? The American Journal of Sociology, v. 80, n. 1, p. 153-169, 1974.

FERREIRA, F. V. Management em perspectiva histórica: o projeto do IDORT nas décadas de 1930 e 1940. 2008. 254 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas)–Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2008.

FREITAS, M. E. Contexto social e imaginário organizacional moderno. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 2, p. 6-15, 2000.

FREITAS, M. E. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma? Rio de Janeiro: FGV, 2006.

GEROLIMATOS, B.; WORTHING, M. Models of success and satisfaction: an interactive, intergeneral discussion. Annals of The New York Academy of Sciences, v. 869, n. 1, p. 133-139, 1999.

GRAVENKEMPER, S. A.; PALUDI, M. A. Fear of success revisited: introducing an ambiguous cue. Sex Roles, v. 9, n. 8, p. 897-900, 1983.

HOFFMAN, L. W. Fear of success in 1965 and 1974: a follow-up study. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 45, n. 2, p. 310-321, 1977.

HORNER, M. H. Toward an understanding of achievement related Conflicts in Women. Journal of Social Issues, v. 28, n. 2, p. 157-175, 1972.

HUBER, R. M. The American idea of success. Wainscott: Pushcart Press, 1987.

ICHHEISER, G. Ideology of success and the dilemma of education. Ethics, v. 53, n. 2, p. 137-141, 1943.

KASSER, T.; RYAN, R. M. A dark side of the American dream: correlates of financial success as a central life aspiration. Journal of Personality and Social Psychology, v. 65, n. 2, p. 410-422, 1993.

KATZ, F. M. The meaning of success: some differences in value systems of social classes. The Journal of Social Psychology, v. 62, p. 141-148, 1964.

KHURANA, R. From higher aims to hired hands: the social transformation of American Business Schools and the unfulfilled promise of management as a profession. Princenton: Princeton University Press, 2007.

KIMBALL, B.; LEAHY, R. L. Fear of success in males and females: effects of developmental level and sex-linked course of study. Sex Roles, v. 2, n. 3, p. 273-281, 1976.

KIM, N. Organizational interventions influencing employee career development preferred by different career success orientations. International Journal of Training and Development, v. 9, n. 1, p. 47-61, 2005.

KORMAN, A. K.; WITTIG-BERMAN, U.; LANG, D. Career success and personal failure: alienation in professionals and managers. Academy of Management Journal, v. 24, p. 342-360, 1981.

KUNDA, G.; AILON-SOUDAY, G. Managers, markets and ideologies: design and devotion revisited. In: ACKROYD, S.; BLATT, R.; THOMPSON, P.; TOLBERT, P. The Oxford Handbook of Work and Organization. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LEVINE, A.; CRUNRINE, J. Women and the fear of success: a problem in replication. The American Journal of Sociology, v. 80, n. 4, p. 964-974, 1975.

LEWIS, M.; TAKAI-KAWAKAMI, K.; KAWAKAMI, K.; SULLIVAN, M. W. Cultural differences in emotional responses to success and failure. International Journal of Behavioral Development, v. 34, n. 1, p. 53-61, 2010.

LIMA, D. N. de O. Ethos emergente: notas etnográficas sobre o “sucesso”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 6, p. 73-83, 2007.

MARSHALL, G.; FIRTH, D. Social mobility and personal satisfaction: evidences from ten countries. British Journal of Sociology, v. 50, n. 1, p. 28-48, 1999.

MEDRADO, B. Textos em cena: a mídia como prática discursiva. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.

MERTON, R. K. Estrutura social e anomia. In: MERTON, R. K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1968.

MITCHEL, T. R.; MICKEL, A. E. The meaning of money: an individual-difference perspective. Academy of Management Review, v. 24, p. 568-578, 1999.

MOORE, J. E. Why is this happening? A causal attribution approach to work exhaustion consequences. Academy of Management Review, v. 25, p. 335-349, 2000.

MURPHY, J. The rise of global managers. In: DAR, S.; COOKE, B. (Org.). The new development management.London: ZED books, 2008.

NICKERSON, C.; SCHWARZ, N.; DIENER, E.; KAHNEMAN, D. Zeroing the dark side of the American dream: a closer look at the negative consequences of the goal for financial success. Psychological Science, v. 14, n. 6, p. 531-536, 2003.

O’NEIL, J. R. The paradox of success. New York: Putnam, 1993.

PAHL, R. Depois do sucesso: ansiedade e identidade fin-de-siècle.São Paulo: Unesp, 1997.

PARKER, B.; CHUSMIR, L. A comparison of men and women managers’and nonmanagers’ perpections of success. Human Resource Management Quaterly, v. 3, n. 1, p. 73-84, 1992.

PAULA, A. P. P. de. Tragtenberg e a resistência da crítica: pesquisa e ensino na Administração hoje. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 3, p. 77-81, 2001.

PECI, A.; VIEIRA, M. M. F.; CLEGG, S. R. A construção do 'Real' e práticas discursivas: o poder nos processos de institucionaliz(ação). Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 3, p. 51-712, 2006.

PEREIRA, B. The rise of middle class and middle management in Brazil. Journal of Inter-American Studies, v. 4, n. 3, p. 313-326, 1962.

PUNNETT, B. J.; DUFFY, J. A.; FOX, S.; GREGORY, A.; LITUCHY, T.; MILLER, J.; MONSERRAT, S. I.; OLIVAS-LUJAN, M. R.; SANTOS, N. B. F. Career success and satisfaction: a comparative study in nine countries. Women in Management Review, v. 22, n. 5, p. 371-390, 2007.

RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

REGO, A.; LEITE, E. Motivos de sucesso, afiliação e poder: um estudo de validação do construto no Brasil. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 1, p. 185-191, 2003.

ROMNEY, A. K.; SMITH, T.; FREEMAN, H. E.; KAGAN, J.; KLEIN, R. E. Concepts of success and failure. Social Science Research, v. 8, p. 302-326, 1979.

RUMBLESPERGER, F. A construção social do jovem nas revistas Exame Você S/A. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas)–Escola de Administração de Empresas, Fundação Getulio Vargas de São Paulo, São Paulo, 2001.

SADD, S.; LENAUER, M.; CHAVER, P.; BUNIVANT, N. Objective measurement of fear of success and fear of failure: a factor analytic approach. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 46, n. 3, p. 405-416, 1978.

SALILI, F.; MAK, P. H. T. Subjective meaning of success in high and low achievers. International Journal of Intercultural Relations, v. 12, p. 125-138, 1988.

SCHWANDT, T. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SIMON, J. Success for woman library managers – but in whose terms? Women in Management Review, v. 11, n. 3, p. 12-19, 1996.

SIQUEIRA, M. V. S.; FREITAS, M. E. de. O papel da mídia especializada em negócios na reprodução do discurso organizacional em recursos humanos no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais...Salvador: Anpad, 2006.

SPINK, M. J. P.; FREZZA, R. M. Práticas discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da psicologia social. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.

SPINK, M. J. P.; GIMENES, M. da G. G. Práticas discursivas e produção de sentido: apontamentos metodológicos para a análise de discursos sobre a saúde e a doença. Saúde e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 149-171, 1994.

SPINK, M. J. P.; MEDRADO, B. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico--metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.

SPINK, P. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.

STEINKAMP, M. W.; HABTEYES, Y. The functional meanings of behaviors: a factor analytic study of motivational orientations in Virgin Islands Students. International Journal of Intercultural Relations, v. 9, p.187-203, 1985.

SWIFT, D. F. Social class, mobility-ideology and success. British Journal of Sociology, v. 18, p. 165-186, 1967.

SWIFT, K. Financial success and the good life: what have we learned from empirical studies in Psychology? Journal of Business Ethics, v. 75, p. 191-199, 2007.

TAMAYO, A. Exaustão emocional no trabalho. Revista de Administração, São Paulo v. 37, n. 2, p. 26-37, 2002.

TANURE, B.; CARVALHO NETO, A. de; ANDRADE, J. Executivos: sucesso e (in)felicidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2011.

TOLEDO, S. Carreira e identidade: reflexos das exigências mercadológicas na vida pessoal e profissional de jovens executivos de empresas multinacionais. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais...Salvador: Anpad: 2006.

TONELLI, M. J. Construção social do management: o papel da mídia acadêmica e seus impactos na cultura das organizações. In: MARCHIORI, M. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional, v. 4. No prelo.

TONELLI, M. J. Os sentidos das máquinas: novas tecnologias e aceleração do cotidiano do trabalho. 2000. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

VECCHIO, R. Belief in internal versus external determinants of success. The Journal of Social Psychology, v. 114, p. 199-207, 1981.

VERGARA, S. C. Estudos organizacionais: a produção científica brasileira. In: BERTERO, C. O.; CALDAS, M. P.; WOOD JR., T. Produção científica em administração no Brasil: o estado-da-arte. São Paulo: Atlas, 2005.

WHITE, B.; COX, C.; COOPER, C. L. A portrait of successful women. Woman in Management Review, v. 2, n. 1, p. 27-34, 1997.

WHITE, B. The career development of successful women. Women in Management Review, v. 10, n. 3, p. 4-15, 1995.

WOOD JR., T. Business Education in Brazil: hybridism and tensions. In: ALON, I.; MCINTYRE, J. (Ed.).Business education and emerging markets: perspectives and best practices. New York: Kluwer Academic, Plenum Publishers, 2004.

WOOD JR., T.; PAULA, A. P. P. de. Pop management: a literatura popular de gestão no Brasil. São Paulo: Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2002. (Relatório de pesquisa, 3/2002).

YODER, J. D.; SCHLEICHER, T. L. Undergraduate regard deviation from occupational gender stereotypes as costly for men. Sex Roles, v. 34, n. 3, p. 171-188, 1996.

ZUCKERMAN, M.; WHELEER, L. To dispel fantasies about the fantasy-based measure of fear of success. Psychological Bulletin, v. 82, n. 6, p. 932-946, 1975.