Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de internacionalização das IES, com base no Processo de Bolonha. Para isso, realizou-se um estudo exploratório sobre internacionalização e o Processo de Bolonha, visando identificar os entraves na aplicação de um modelo de internacionalização de uma IES, o Processo de Bolonha, no curso de Administração, em uma Instituição local, a UNITAU. Essa IES está localizada no Vale do Paraíba Paulista, uma região estratégica e de grande crescimento no país. Trata-se, portanto, de uma região onde a educação e a disponibilidade de mão de obra qualificada são fundamentais para o desenvolvimento regional. O trabalho consiste num estudo de caso, no qual são analisadas as particularidades da legislação brasileira sobre educação (LDB), do modelo europeu e da instituição objeto de estudo. Os resultados apresentam os estágios atuais das linhas de ação que direcionam a aplicação do modelo europeu, na Universidade de Taubaté. As conclusões consideram a convergência do Processo de Bolonha com as diretrizes da educação superior brasileira e apontam algumas dificuldades e oportunidades que podem ser consideradas no caso da implantação de um modelo de internacionalização, na IES.
Resumo Espanhol:
Este trabajo tiene como objetivo analizar el proceso de internacionalización de las IES, con base en el Proceso de Bolonia. Para ello, llevamos a cabo un estudio exploratorio sobre la internacionalización y el Proceso de Bolonia, para identificar obstáculos en la implementación de un modelo de internacionalización de una IES, el Proceso de Bolonia, en el curso de la administración, institución en su lugar, UNITAU. Este IES se encuentra en Vale do Paraíba Paulista, una región estratégica de gran crecimiento en el país. Es, por lo tanto, una región donde la educación y la disponibilidad de mano de obra calificada son clave para el desarrollo regional. El trabajo es un estudio de caso que analiza las particularidades de la legislación brasileña sobre la educación (LDB), el modelo europeo de la institución y objeto de estudio. Los resultados muestran el estado actual de las líneas de actuación que orientan la aplicación del modelo europeo, la Universidad de Taubaté. Las conclusiones considerar la convergencia del proceso de Bolonia con las directrices de la educación superior brasileña y señalar algunas dificultades y oportunidades que se pueden considerar en el caso de la implementación de un modelo de internacionalización de las IES.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, E. A. A. Q.; TEIXEIRA, L. A.; ARAUJO, E. A. S. Adoção de procedimentos internacionais, do processo de Bolonha, por uma Universidade Nacional: um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 11, n. 3, p. 263-288, 2012.
Citação APA:
Oliveira, E. A. A. Q., Teixeira, L. A., & Araujo, E. A. S. (2012). Adoção de procedimentos internacionais, do processo de Bolonha, por uma Universidade Nacional: um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 11(3), 263-288.
Referências:
Altbach, P.G. Globalization and the university: Realities in an unequal world. J.J.F. Forest and P.G. Altbach (eds.), International Handbook of Higher Education, Vol. 1. Dordrecht, The Netherlands, Springer. 121-140. 2006.
Altbach, P. G; Knight, J. The Internationalization of Higher Education: Motivation and Realities. Journal Studies in International Education, vol. 11 n. 3/4, p. 290-305. 2007.
Altbach, P.G.; Reisberg, L.; Rumbley, L.E. Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution. A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. 2009.
Araujo, L.; Rezende, S. Path dependence, MNCs and the internationalisation process: a relational approach. International Business Review, v. 12, n. 6, p. 719-737, 2003.
Bolonha. Budapest-Vienna Declaration. Criação do Espaço Europeu de Educação Superior. UE. 2010.
Bolonha. Declaração do Processo de Bolonha. 1999.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 1996.
Brasil. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF. 2005.
Buckley, P. J.; Ghauri, P. N. Globalization, economic geography and the strategy of multinational enterprises. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 81-98, 2004.
Dias Sobrinho, J. Avaliação e Transformações da Educação Superior brasileira (1995-2009): do Provão ao SINAES. Avaliação (UNICAMP), v. 15, p. 195-224, 2010.
Dias Sobrinho, J. Sobre Reformas e Transformações da Educação Superior. Quaestio (UNISO), Sorocaba, v. 7, n. 1, p. 09-21, 2005.
Douglas, S.; Craig,C. Advances in International Marketing, International Journal of Research in Marketing, vol. 9, n. 4, p. 291-318. 1992.
Dunning, J. H. The Ecletic (OLI) Paradigm of International Production: Past, Present and Future, International Journal of the Economics of Business, vol. 8, n. 2, p. 173-190, 2001.
Dunning, J. H. The Location of International Firms in an Enlarged EEC. An Exploratory Paper. Manchester: Manchester Statistical Society, 1972.
ENQA. Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area – 1st edition. 2005.
Hofstede, G. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 40, p. 1411-1431, 2009.
Hofstede, G.; Van Deusen, C.; Mueller, C.; Charles, T. What goals do business leaders pursue?, A study in fifteen countries. Journal of International Business Studies, v. 33, n. 4, p. 785-803. 2002.
Knight, J. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: De Wit, H.; Jaramillo, I. C.; Garcel-Avila, J.; Knight, J. (Org.). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington: World Bank, 2005.
Knight, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education. v. 8, n. 1, p. 5 31, 2004.
Knight, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education Journal. v. 33, n. 3, p. 2-3, 2003.
Lima, L. C ; Azevedo, M. L. N. ; Catani, A. M.. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação (Campinas), v. 13, p. 736, 2008.
London Communiqué. Relatório da Conferência dos Ministros Europeus Responsáveis pela Educação Superior. 2007
Madsen, T. Managerial judgment of export performance. Journal of International Marketing, v. 6, n. 3, p. 82-93, 1998.
Mancebo, D. Reforma da educação superior: o debate sobre a igualdade no acesso. In: Bittar, M.; Oliveira, J. F.; Morosini, M. (Org.). Educação superior no Brasil 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008, v. , p. 55-70.
Maués, O. C. A Educação na Contemporaneidade: mercantilização e privatização? Universidade e Sociedade (Brasília), v. 15, n. 37, p. 81-92, 2006.
Maués, O. C.; Camargo, A. M. As Mudanças no Mundo do Trabalho e a Formação dos Profissionais da Educação no Contexto da LDB: o currículo em questão. In: Bittar, M.; Ooliveira, J. F.; Morosini, M. (Org.). Educação Superior no Brasil: 10 anos Pós-LDB. 234 ed. Brasília: INEP/MEC, 2008, v. 2, p. 215-215.
Miura, I. K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas do conhecimento. Ribeirão Preto, 2006. 365f. Tese (Livre Docência em Administração) Faculdade de Economia, Administração de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.
Morgado, J.C. Globalização e (re)organização do ensino superior: perplexidades e desafios. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 205-228, jan/jun. 2006.
Morosini, M. C. Internacionalização da Educação Superior no Brasil pós-LDB: o impacto das sociedades tecnologicamente avançadas. In: Bittar, M.; Oliveira, J. F.; Morosini, M. (Org.). Educação superior no Brasil 10 anos pós-LDB. 1 ed. Brasília DF, 2008, v. 2, p. 285-304.
Morosini, M. C. Qualidade e Internacionalização da Educação Superior: Indicadores Preparado para apresentação no Congresso de 2010 da LASA (Associação de Estudos Latino-Americanos), no Toronto, Canadá, de 06 a 09 de outubro de 2010.
Peng, M. Global Business. Cengage Learning. Second Edition. 2011.
Peng, M.; Pleggenkuhle-Miles, E. Current Debates in Global Strategy. International Journal of Management Reviews, v. 11, n. 1, pp. 51-68, 2009.
Peng,M; Wang,D; Sun,S; Pleggenkuhle-Miles, E. A Unified Framework for International Business, Jan 2009.
Porter, M. Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: The Free Press, 1980.
Porter, M. What is Strategy? Harvard Business Review. Nov-Dec 1996.
Prahalad, C.K.; Conner, K. A resource-based view of the firm: knowledge versus opportunism. Organization Science. v. 35, n. 5, p. 477-501, 1996.
Quintanilha, A. Cruzamento de saberes: aprendizagens sustentáveis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. p. 23-33.
Sguissardi, V. Educação Superior no limiar do novo século: traços internacionais e marcas domésticas. In: Zainko, M. A.; Gisi, M. L. (Org.). Políticas e Gestão da Educação Superior. 1 ed. Curitiba, PR; Florinópolis, SC: Champagnat; Insular, 2003, v. 1, p. 195-222.
Sguissardi, V. Modelo de Expansão da Educação Superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação e Sociedade, v. 29/105, p. 991-1022, 2008.
Stallivieri, L. Estratégias de Internacionalização das Universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004. 143 p. IL.; 22 cm. (coleção internacional).
Vergara, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
Welch, L.; Luostarinen, R. Internationalization: evolution of a concept. Journal of General Management, v. 14, n. 2, p. 34-55, 1988.