A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos Outros Idiomas

ID:
11564
Resumo:
A visão baseada em recursos defende que os recursos da organização constituem-se no principal determinante de vantagem competitiva sustentável. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar as competências requeridas de docentes universitários de universidades privadas do Estado de São Paulo, como elemento primordial para elevar a competitividade destas instituições. As pesquisas qualitativa e quantitativa revelaram que a competência dos docentes não se evidencia como fator de competitividade. Os investimentos em infra-estrutura e preço de mensalidade constituem-se em uma vantagem competitiva. Esta visão é coerente com o papel operacional da área de RH destas instituições, que não desempenha ações para desenvolver as competências identificadas na pesquisa. A contratação de docentes baseia-se na titulação, no conhecimento da área de atuação e na experiência. As competências distintivas dos docentes deveriam ser foco de desenvolvimento primordial para constituir-se em fontes de vantagem competitiva sustentável para as universidades.
Citação ABNT:
NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, v. 3, n. 1, p. 95-114, 2002.
Citação APA:
Nassif, V. M. J., & Hanashiro, D. M. M. (2002). A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, 3(1), 95-114.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/11564/a-competitividade-das-universidades-particulares-a-luz-de-uma-visao-baseada-em-recursos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português