Resumo:
Os efeitos relacionados ao país de origem referem-se à influência da informação sobre o país de origem nas atitudes e no comportamento sobre o produto ou de uma marca. A grande maioria dos estudos existentes sobre o efeito de país de origem no processo de avaliação de alternativas de compra de um consumidor diz respeito a produtos não-brasileiros. Dessa forma, alternativamente, esta pesquisa propõe estudar tais efeitos para produtos brasileiros vendidos no exterior, por meio de uma pesquisa quantitativa com estudantes holandeses. Os produtos analisados foram carne bovina, frutas frescas, calçados e móveis. Em conclusão, foi verificado que o efeito país de origem não existe para a carne bovina brasileira, o que significa que a imagem que os respondentes possuem do Brasil não afeta as suas atitudes com relação a esse produto. Por outro lado, para os demais produtos investigados na pesquisa, observou-se a existência do efeito país de origem. Esse resultado pode auxiliar empresas brasileiras que precisam lidar com questões relacionadas ao país de origem em suas atividades internacionais de marketing, à medida que é verificado se a imagem do Brasil favorece ou prejudica os produtos brasileiros investigados no estudo.
Resumo Inglês:
The effects related to the country of origin refer to the influence of the information about the country of origin on the attitudes and behaviors with regards to a product or a brand. The vast majority of the studies about the country of origin effect on consumers’ process of purchase alternatives evaluation refers to non-Brazilian products. Conversely, this research proposes to study such effects for Brazilian products that are marketed abroad, by means of a quantitative research with Dutch undergraduate students. The analyzed Brazilian products were cow meat, fresh fruits, shoes and furniture. In conclusion, it was verified that the country of origin effect does not exist for the Brazilian cow meat, which means that the image respondents have about Brazil does not affect their attitudes towards this product. On the other hand, for the other products investigated in this research, it was observed the existence of the country of origin effect. These results can help Brazilian firms that deal with questions related to the country of origin in their international marketing activities, since it is verified whether Brazil’s image favors or harms the Brazilian products investigated in this study.
Citação ABNT:
GIRALDI, J. M. E.; CARVALHO, D. T. A influência da imagem do brasil nas atitudes com relação a produtos brasileiros: uma investigação empírica do efeito país de origem. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 5, p. 292-319, 2006.
Citação APA:
Giraldi, J. M. E., & Carvalho, D. T. (2006). A influência da imagem do brasil nas atitudes com relação a produtos brasileiros: uma investigação empírica do efeito país de origem. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 12(5), 292-319.
Link Permanente:
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