Title Portuguese:
Responsabilidade social em empresas privadas e sua relação com o terceiro setor
Abstract:
Este artigo trata da responsabilidade social em empresas de pequeno e médio porte e sua relação com o desenvolvimento do terceiro setor. O artigo apresenta uma análise do macro ambiente nacional em relação à responsabilidade social, que serviu de subsídio para um estudo do micro ambiente regional focado na cidade de Americana, Estado de São Paulo - Brasil. O estudo procurou observar a origem e diversidade de ações sociais existentes tanto no macro quanto no micro ambiente, verificando o grau de responsabilidade social das empresas privadas e uma eventual relação entre as ações sociais dessas empresas e seu aproveitamento em estratégias de marketing. O universo da pesquisa foram 105 empresas dos quais foram retiradas uma amostra de 53 empresas. A composição amostral utilizou método de aplicação quantitativo. Método de pesquisa: descritivo com abordagem telefônica. Tabulação simples e cruzada. Este estudo é concluído com uma comparação das ações das empresas e do setor social do macro ambiente nacional e do micro ambiente regional, identificando seus aspectos semelhantes e suas divergências, culturais, sociais e econômicas. O estudo demonstrou que as empresas não possuem a visão de “investimento no social”, mas sim de “gastos com o social”.
Abstract Portuguese:
Este artigo trata da responsabilidade social em empresas de pequeno e médio porte e sua relação com o desenvolvimento do terceiro setor. O artigo apresenta uma análise do macro ambiente nacional em relação à responsabilidade social, que serviu de subsídio para um estudo do micro ambiente regional focado na cidade de Americana, Estado de São Paulo - Brasil. O estudo procurou observar a origem e diversidade de ações sociais existentes tanto no macro quanto no micro ambiente, verificando o grau de responsabilidade social das empresas privadas e uma eventual relação entre as ações sociais dessas empresas e seu aproveitamento em estratégias de marketing. O universo da pesquisa foram 105 empresas dos quais foram retiradas uma amostra de 53 empresas. A composição amostral utilizou método de aplicação quantitativo. Método de pesquisa: descritivo com abordagem telefônica. Tabulação simples e cruzada. Este estudo é concluído com uma comparação das ações das empresas e do setor social do macro ambiente nacional e do micro ambiente regional, identificando seus aspectos semelhantes e suas divergências, culturais, sociais e econômicas. O estudo demonstrou que as empresas não possuem a visão de “investimento no social”, mas sim de “gastos com o social”.
ABNT Citation:
VEIGA-NETO, A. R.; PANHOSSI, K. R.; GODOY, A. F. M. Responsabilidade social em empresas privadas e sua relação com o terceiro setor. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 3, p. 1-18, 2004.
APA Citation:
Veiga-neto, A. R., Panhossi, K. R., & Godoy, A. F. M. (2004). Responsabilidade social em empresas privadas e sua relação com o terceiro setor. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 10(3), 1-18.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/19594/responsabilidade-social-em-empresas-privadas-e-sua-relacao-com-o-terceiro-setor/i/en