Resumo:
A falta de verbas, pode-se afirmar sem margem de erro, é lamento comum a todos os governos e, daí à justificativa de impotência e inação frente às inúmeras demandas que lhe chegam da sociedade, é um passo, o que não raro resulta em um efetivo vácuo de políticas públicas. Portanto, justifica-se o estudo e a divulgação das experiências bem sucedidas no uso de instrumentos alternativos para a formulação e implementação de políticas públicas, a exemplo do poder de regulação e regulamentação dos serviços de utilidade pública prestados pelo setor privado mediante concessão do Estado. Este trabalho, escrito na forma de um estudo de caso descritivo, analítico e crítico, com base em dados secundários complementados com entrevistas, apresenta a experiência da Prefeitura Municipal de Porto que, a partir de um entendimento ampliado da legislação ambiental, estruturou um novo marco regulatório para o uso do solo e do subsolo urbano, conseguindo, assim, arquitetar e planejar o crescimento e o desenvolvimento da cidade.
Citação ABNT:
PINHEIRO, I. A.Inovação em políticas públicas: a legislação ambiental como instrumento de modernização tecnológica – o caso da Infovia do município de Porto Alegre. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 9, n. 4, p. 1-15, 2003.
Citação APA:
Pinheiro, I. A.(2003). Inovação em políticas públicas: a legislação ambiental como instrumento de modernização tecnológica – o caso da Infovia do município de Porto Alegre. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 9(4), 1-15.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/19863/inovacao-em-politicas-publicas--a-legislacao-ambiental-como-instrumento-de-modernizacao-tecnologica-----o-caso-da-infovia-do-municipio-de-porto-alegre/i/pt-br