Resumo:
A aceleração proporcionada pela era digital trouxe, de um lado, diversos benefícios econômicos, mas sérias conseqüências ambientais. Surge o marketing verde para gerar e facilitar as trocas, procurando satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores e minimizar o impacto sobre o meio ambiente. Este artigo pretende dar uma contribuição a esses impactos, procurando apresentar como as empresas preocupadas com o meio ambiente estão utilizando suas estratégias e analisar o comportamento do consumidor a partir de suas posições diante das questões ambientais e como esse posicionamento interage com os hábitos de consumo. Através da pesquisa exploratória, foram determinadas as variáveis relevantes consideradas no problema, utilizando-se da análise e levantamento em fontes secundárias, levantamentos de experiências e estudo de casos. Enfim, o Marketing Verde envolve a adoção de diversas práticas preservacionistas, mas constitui-se um equívoco tentar usar a comunicação de forma persuasiva, pois a maior contribuição acaba sendo a compreensão de que seu caráter deve ser muito mais de educação ambiental do que de comportamento de compra.
Resumo Inglês:
The acceleration proportioned by the digital age brought, by one side, several economic projects but also serious environmental consequences. Appears the green marketing to produce and facilitate the exchanges, trying to satisfy the desires and needs of the consumer and to minimize the environmental impacts. This paper intends to give a contribution to these impacts, trying to present how enterprise worried about the environment are using its strategies and to analyse the consumers behavior thorugh the observation of its position face of the enviromental questions and how their position interact with the consumer custom. Thorugh the exploratory research were determined the relevant variables observed in account in the problem, using analysis and survey in secondary source, survey of experiences and cases studies. Finally, the green marketing involves the adoption of several protectional practices, but its a mistake to try to use the communication in a persuasive way, because the best contribution should be to emphasize the environmental education more than the purchase behavior.
Citação ABNT:
GIULIANI, A. C.Marketing Ecológico: análise e tendências em um ambiente globalizado. Revista de Administração da Unimep, v. 2, n. 1, p. 37-56, 2004.
Citação APA:
Giuliani, A. C.(2004). Marketing Ecológico: análise e tendências em um ambiente globalizado. Revista de Administração da Unimep, 2(1), 37-56.
Link Permanente:
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