Título Inglês:
Paulo Freire and Amílcar Cabral: pedagogues of anticolonialism
Título Espanhol:
Paulo Freire y Amílcar Cabral: pedagogos del anticolonialismo
Resumo:
Paulo Freire foi para a Guiné-Bissau em 1976. Amílcar Cabral havia sido assassinado em janeiro de 1973. O encontro de Paulo Freire com Amílcar Cabral se deu pelo estudo de seus textos, por entrevistas que realizou e pelas aprendizagens com um povo que tentava assumir seu papel como sujeito de sua história. A influência de Frantz Fanon e de Albert Memmi já se encontrava em “Pedagogia do Oprimido”; no entanto, o tema da libertação ainda se localizava na relação entre consciência e ideologia. O encontro com Amílcar Cabral, e com o povo da Guiné, levou Paulo Freire a uma revisão da proposição de que a transformação da realidade poderia ocorrer através da “reforma interna” dos seres humanos. As relações do mundo do trabalho e do sistema produtivo adquiriram centralidade e, portanto, educação e trabalho passaram a se constituir em uma unidade. Outro tema no qual se expressam influências e afinidades se refere a considerar que a luta pela libertação é um fato cultural e um fator de cultura. O encontro entre esses dois pedagogos do anticolonialismo e sua apropriação crítica e criativa do marxismo à práxis, aporta contribuições para, entre tantas outras, problematizar o modismo de abordagens descoloniais meramente epistemológicas e superar os limites de abordagens que essencializam a dimensão cultural.
Resumo Inglês:
Paulo Freire arrived at Guiné-Bissau in 1976. Amílcar Cabral had been murdered in January 1973. The encounter of Paulo Freire with Amílcar Cabral was by the study of his texts, by interviews and by the learnings with a people trying to achieve a role as subjects of their own history. The influence of Frantz Fanon and Albert Memmi was already present in “Pedagogy of the Oppressed”. However, the issue of liberation was still located in the relation between conscience and ideology. The encounter with Amilcar Cabral and with the people of Guiné resulted in a revision of the proposition that the transformation of reality could happen through an “internal reform” of the human beings. The relationship between the world of labour and the productive system acquired centrality and, consequently, education and labour constituted a unity. Another issue in which affinities and influences are expressed, refers to consider the struggle for liberation is a cultural fact and a factor of culture. The encounter between these two pedagogues of anticolonialism and their critical and creative appropriation of Marxism to praxis provides contributions, among others, to problematize fashionable merely epistemological decolonial approaches and to overcome the limits of approaches that essentialize the cultural dimension.
Resumo Espanhol:
Paulo Freire fue para la Guiné-Bissau en 1976. Amílcar Cabral había sido asesinado en enero de 1973. El encuentro de Paulo Freire con Amílcar Cabral ocurrió por el estudio de sus textos, por entrevistas que realizó y por aprendizajes con un pueblo que intentaba asumir su rol como sujeto de su historia. La influencia de Frantz Fanon y de Albert Memmi ya se encontraba en “Pedagogía del Oprimido”. Sin embargo, el tema de la liberación aún se ubicaba en la relación entre consciencia e ideología. El encuentro con Amílcar Cabral y con el pueblo de la Guiné llevó a una revisión de la proposición según la cual la transformación de la realidad podría ocurrir por medio de la “reforma interna” de los seres humanos. Las relaciones del mundo del trabajo y del sistema productivo ganan centralidad y, por lo tanto, educación y trabajo pasan a constituirse en una unidad. Otro tema en el cual se expresan influencias y afinidades se refiere a considerar que la lucha por la liberación es un hecho cultural y un factor de cultura. El encuentro entre estes dos pedagogos del anticolonialismo y sus apropiaciones críticas y creativas del marxismo a la praxis ofrece contribuciones para, entre tantas otras, problematizar el modismo de abordajes descoloniales meramente epistemológicas y superar los límites de abordajes que esencializan la dimensión cultural.
Citação ABNT:
MISOCZKY, M. C.Paulo Freire e Amílcar Cabral: pedagogos do anticolonialismo. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 28, n. 3, p. 646-661, 2022.
Citação APA:
Misoczky, M. C.(2022). Paulo Freire e Amílcar Cabral: pedagogos do anticolonialismo. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 28(3), 646-661.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.359.120361
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/69169/paulo-freire-e-amilcar-cabral--pedagogos-do-anticolonialismo/i/pt-br
Referências:
ALCADIPANI, R.; KHAN, F.; GANTMAN, E.; NKOMO, S. Southern voices in management and organization knowledge. Organization, v. 19, n. 2, p. 131-143, 2012.
ARAÚJO FREIRE, A. M. Paulo Freire: uma história de vida. São Paulo: Villa das Letras, 2006.
BENJAMIN, W. O anjo da história: obras escolhidas de Walter Benjamin. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
CABRAL, A. A arma da teoria. Vol. I. Lisboa: Seara Nova, 1978.
CABRAL, A. A cultura nacional. In COMITINI, C. (Coord.) A arma da teoria: Amílcar CABRAL. p. 53-92. 1980. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/1980/arma/05.htm. Acesso em 22 jun. 2021.
CABRAL, A. Fundamentos e objectivos da libertação nacional em relação com a estrutura social.1966. Disponível em: http://www.didinho.org/Arquivo/fundamentoseobjectivos.html. Acesso em 24 jun. 2021.
FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968a.
FANON, F. Sociología de una revolución. Cidade do México: Ediciones Era, 1968b.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
FREIRE, P. Alfabetização de Adultos: é ela um quefazer neutro? 1978a. Disponível em: http://www.acervo.pauloFREIRE.org/handle/7891/2567. Acesso em 22 jun. 2021.
FREIRE, P. Amílcar Cabral: o pedagogo da revolução. 1985. Disponível em: https://www.geledes.org.br/amilcar-CABRAL-por-paulo-FREIRE/. Acesso em 17 jun. 2021.
FREIRE. P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978b. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/4.Cartas-%C3%A0-Guin%C3%A9-Bissau.pdf. Acesso em 20 ago. 2021.
FREIRE, P. FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE. P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância (Organização e notas de Ana Maria Araújo Feire). São Paulo: UNESP, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE. P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
GADOTTI, M. Paulo Freire na África: encontro da pedagogia freireana com a práxis política de Amílcar Cabral. In: ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M. Razão revolucionária e a descolonização das mentes. São Paulo: EDL, 2012, p. 57-110.
LEFEBVRE, H. Metaphilosophy. London: Verso, 2016.
LOPES, C. Amílcar Cabral: uma inspiração para os dias de hoje. In LOPES, C. (Org.) Desafios contemporâneos da África: o legado de Amílcar Cabral. p. 7-13. São Paulo: UNESP, 2011.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos da dialética marxista. Lisboa: Escorpiões, 1974.
MANDIOLA, M. La mirada decolonial al management. Gestión y Tendencias, v. 3, n. 1, p. 610, 2018.
MEMMI, A. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MISOCZKY, M. C. Contributions of Aníbal Quijano and Enrique Dussel for an antimanagement perspective in defence of life. Cuadernos de Administración, v. 32, n. 58, 2019. https://doi.org/10.1114
MOUJÁN, I. F. La idea de liberación en Paulo Freire. Revista de Filosofía y Educación, n. 3, p. 2-17, 2018.
PAIVA, V. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
PAVÓN-CUÉLLAR, D. Hacia una descolonización de la Psicología Latinoamericana: condición postcolonial, giro decolonial y lucha anticolonial. Brazilian Journal of Latin American Studies, v. 20, n. 39, p. 95-127, 2021.
QUIJANO, A. América, el capitalismo y la modernidad nacieron el mismo día. ILLA: Revista del Centro de Educación y Cultura, n. 10, p. 42-57, 1991.
QUIJANO, A. Coloniality and modernity/rationality. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 168-178, 2007.
ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M. Razão revolucionária e a descolonização das mentes. São Paulo: EDL, 2012.
ROMÃO, J. E. Paulo Freire e Amílcar Cabral: razões revolucionárias e a descolonização das mentes. In: ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M. Razão revolucionária e a descolonização das mentes. São Paulo: EDL, 2012, p. 13-54.
ROSSI, W. Pedagogia do trabalho: caminhos da educação socialista. São Paulo: Moraes, 1982.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, A. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SCOCUGLIA, A. C. A progressão do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. In TORRES, C. A. (Org.) Paulo Freire e a agenda da educação latino-americana no século XXI. p. 323-348. Buenos Aires: CLACSO, 2001.
SCOCUGLIA. A. D. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, v. 10, n. 1, p. 200-232, 2018.
SHOHAT, E. Notes on the post-Colonial. Social Text, n. 31/32, p. 99-113, 1992.
VILLEN, P. Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
WICK, A. A nação no pensamento de Amílcar Cabral. In LOPES, C. (Org.) Desafios contemporâneos da África: o legado de Amílcar Cabral. p. 69-105. São Paulo: UNESP, 2011.