Título Inglês:
The economic importance of event activity in the world market in the contemporary age: a sectoral analysis
Resumo:
De forma genérica, eventos são episódios planejados no tempo e no espaço, cujo alcance pode ser local, regional, nacional ou mundial. Os eventos se referem a uma atividade por meio da qual as pessoas se reúnem em dias, horários e locais previamente definidos com os mesmos propósitos. Para viabilizar os eventos, os profissionais do segmento encarregam-se de elaborar sua pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação, a fim de atender às expectativas de seu público-alvo. Eles ocorrem em formatos diferentes e com finalidades distintas desde a Antiguidade, quando já se realizavam conferências, congressos, feiras, festas e Olimpíadas. Na Idade Média, o poderio da Igreja e a atividade comercial se fortaleceram por meio da promoção e da expansão dos eventos comerciais (feiras comerciais) e religiosos (concílios e representações teatrais). Na Idade Moderna, além da intensificação das feiras comerciais após a Revolução Industrial, diversificaram-se as tipologias de eventos. Na Idade Contemporânea, a tipologia de eventos diversificou-se ainda mais no mundo e no Brasil para atender às necessidades culturais, comerciais, econômicas, políticas, recreativas e religiosas mais complexas. De 1963 a 2012, ocorreram 173.432 eventos internacionais em todo o mundo, que atraíram quase 84,7 milhões de pessoas. O maior número de eventos internacionais (79,6%) e de participantes (71,9%) foi observado entre 1993 e 2012, indicando tratar-se de uma estratégia de marketing mais recente praticada no âmbito da atividade turística. Além disso, observou-se uma dispersão regional dos eventos internacionais motivada tanto pela perda de participação relativa da América do Norte e da Europa, como pelo aumento da participação da América Latina, da Ásia e do Oriente Médio. Nesse cenário, o Brasil se classificou em 11º lugar no ranking mundial e em 3º lugar no continente americano, entre os países que mais promovem eventos internacionais no mudo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a importância econômica da atividade de eventos no mercado mundial na idade contemporânea. Para tanto, usou-se da pesquisa explicativa, bibliográfica e qualitativa. Dessa forma, além da introdução e das considerações finais, este trabalho está dividido em duas seções: na segunda, são descritas a definição de eventos e a origem mundial da atividade. Na terceira, é realizada uma análise setorial do ramo de eventos. Como resultado da análise setorial, verificou-se que as principais instalações para a realização dos eventos internacionais são os hotéis, os centros de convenções e exposições e as universidades. Por sua vez, os eventos esporádicos, isto é, aqueles que acontecem trienalmente ou a cada 4, 5, 6 ou mais anos, estão se tornando cada vez menos comuns entre os eventos internacionais, enquanto os eventos anuais ganharam participação relativa.
Resumo Inglês:
Generally speaking, events are episodes planned in time and space, the reach of which may be local, regional, national or worldwide. Events refer to an activity through which people come together on days, times and places previously defined for the same purposes. In order to make the events feasible, the professionals in the segment are responsible for preparing their research, planning, organization, coordination, control and implementation, in order to meet the expectations of their target audience. They take place in different formats and with different purposes since antiquity, when conferences, congresses, fairs, parties and the Olympics were already taking place. In the Middle Ages, the power of the Church and commercial activity were strengthened through the promotion and expansion of religious events (councils and theatrical performances) and commercial events (trade fairs). In the Modern Age, in addition to the intensification of trade fairs after the Industrial Revolution, the types of events were diversified. In the Contemporary Age, the typology of events has diversified even more in the world and in Brazil to meet the most complex cultural, commercial, economic, political, recreational and religious needs. From 1963 to 2012, 173.432 international events took place around the world, which attracted almost 84.7 million people. The largest number of international events (79,6%) and participants (71,9%) was observed between 1993 and 2012, indicating that it is a more recent marketing strategy practiced in the scope of tourism activity. In addition, there was a regional dispersion of international events motivated both by the loss of relative participation in North America and Europe, and by the increase in participation in Latin America, Asia and the Middle East. In this scenario, Brazil ranked 11th in the world ranking and 3rd in the American continent, among the countries that most promote international events in the world. In this context, the objective of this work is to analyze the economic importance of the events’ activity in the world market in the contemporary age. For this, explanatory, bibliographic and qualitative research was used. Thus, in addition to the introduction and the final considerations, this work is divided into two sections: in the second, the definition of events and the worldwide origin of the activity are described. In the third, a sectorial analysis of the event industry is carried out. As a result of the sectorial analysis, it was found that the main facilities for holding international events are hotels, convention and exhibition centers and universities. In turn, sporadic events, that is, those that happen every three years or every 4, 5, 6 or more years, are becoming less and less common among international events, while annual events have gained relative participation.
Citação ABNT:
COLANTUONO, A. C. S.A importância econômica da atividade de eventos no mercado mundial na idade contemporânea: uma análise setorial . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 13, p. 1-27, 2022.
Citação APA:
Colantuono, A. C. S.(2022). A importância econômica da atividade de eventos no mercado mundial na idade contemporânea: uma análise setorial . Revista de Administração da Unimep, 19(13), 1-27.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/70121/a-importancia-economica-da-atividade-de-eventos-no-mercado-mundial-na-idade-contemporanea--uma-analise-setorial-/i/pt-br