Título Inglês:
Skills acquired during the academic master of administration: a general qualitative study with former students
Resumo:
O conceito de aprendizagem surge em diversas áreas do conhecimento, com amplo interesse na área da administração. A aprendizagem pode ser estudada em diferentes níveis – individual, grupal, organizacional e interorganizacional. Neste estudo optou-se por investigar a aprendizagem individual. Cabe ressaltar que os indivíduos constroem as suas próprias experiências de aprendizagem, buscando aperfeiçoar o que eles valorizam. Portanto, nem todas as pessoas aprendem da mesma forma ou com a mesma intensidade, tanto no trabalho quanto em ambientes educacionais, como por exemplo, nas instituições de pós-graduação. Relacionado a isso, surgem as competências. Competência é mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para buscar soluções. Estão relacionadas aos contextos culturais, profissionais e condições sociais. Estudos que relacionam as competências adquiridas com o desempenho do profissional são apresentados neste artigo. Estes achados de diversos estudos demonstram a relevância das competências, no caso desta pesquisa, adquiridas por meio da realização do mestrado acadêmico em administração. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as opiniões dos discentes egressos de uma Instituição de Ensino Superior, sobre as competências adquiridas durante o curso de mestrado acadêmico em administração. Os objetivos específicos, que apoiam o objetivo geral, são: (i) identificar as mudanças adquiridas durante o curso de mestrado; (ii) identificar a evolução na capacidade de pensar estrategicamente; e (iii) identificar a contribuição que o mestrado proporcionou aos discentes. O método de pesquisa utilizado nesta investigação foi a abordagem qualitativa, com natureza aplicada e objetivo descritivo e exploratório. A estratégia de pesquisa utilizada foi um estudo qualitativo genérico, aplicado a 14 discentes egressos, utilizando-se um questionário semiestruturado, organizado em dois blocos: um destinado à caracterização dos entrevistados e outro, o roteiro de entrevista, composto por 10 questões abertas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Nesta investigação, quatro fatores relacionados às competências dos discentes foram confirmados pela grande maioria dos entrevistados: (i) competência social, (ii) competência solução de problemas, (iii) competência técnico-profissional e (iv) competência de comunicação. O principal achado da pesquisa é demonstrar como o curso de mestrado acadêmico em administração pode influenciar no desenvolvimento das competências dos seus discentes. Neste sentido, esta pesquisa é relevante tanto como reflexão para as instituições de ensino de pós-graduação, como para a popularização do stricto sensu fora do âmbito acadêmico. Os resultados desta pesquisa demonstram que o mestrado acadêmico em administração pode gerar competências relevantes para as mais diversas áreas profissionais. Pesquisas como esta podem contribuir para uma melhor integração entre mercado de trabalho e o meio acadêmico, principalmente referente a pós-graduação.
Resumo Inglês:
The concept of learning emerges in several areas of knowledge, with broad interest in the area of administration. Learning can be studied at different levels - individual, group, organizational and interorganizational. In this study we chose to investigate individual learning. It is noteworthy that individuals build their own learning experiences, seeking to improve what they value. Therefore, not all people learn in the same way or with the same intensity, both at work and in educational settings, such as in postgraduate institutions. Related to this arise competencies. Competence is to mobilize a set of cognitive resources (knowledge, skills, information) to seek solutions. They are related to cultural contexts, professional and social conditions. Studies that relate skills acquired with professional performance are presented in this article. These findings from several studies demonstrate the relevance of the competences, in the case of this research, acquired through the accomplishment of the academic master of administration. In this sense, this research aims to analyze the opinions of students graduating from a Higher Education Institution, about the skills acquired during the academic master course of administration. Specific objectives, which support the overall objective, are: (i) to identify the changes acquired during the academic master of administration; (ii) identify the evolution in the ability to think strategically; and (iii) identify the contribution that the master made to the students. The research method used in this investigation was the qualitative approach, with applied nature and descriptive and exploratory objective. The research strategy used was a generic qualitative study, applied to 14 former students, using a semi-structured questionnaire, organized in two blocks: one for the characterization of respondents and another, the interview script, consisting of 10 open questions. Data were analyzed through content analysis. In this investigation, four factors related to student competences were confirmed by the vast majority of respondents: (i) social competence, (ii) problem solving competence, (iii) technical and professional competence and (iv) communication competence. The main finding of the research is to demonstrate how the academic master of administration can influence the development of the competences of its students. In this sense, this research is relevant both as a reflection for postgraduate education institutions, as well as for the popularization of stricto sensu outside the academic scope. The results of this research demonstrate that the academic master of administration can generate relevant competences for the most diverse professional areas. Research such as this can contribute to a better integration between the labor market and academia, especially regarding postgraduate studies.
Citação ABNT:
DIAS, D. T. ?.; NESPOLO, D.; TARTAROTTI, L.; TONI, D. Competências adquiridas durante o mestrado acadêmico em administração: um estudo qualitativo genérico com discentes egressos. Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 13, p. 28-49, 2022.
Citação APA:
Dias, D. T. ?., Nespolo, D., Tartarotti, L., & Toni, D. (2022). Competências adquiridas durante o mestrado acadêmico em administração: um estudo qualitativo genérico com discentes egressos. Revista de Administração da Unimep, 19(13), 28-49.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/70122/competencias-adquiridas-durante-o-mestrado-academico-em-administracao--um-estudo-qualitativo-generico-com-discentes-egressos/i/pt-br