Percepção de eficácia do consumidor e bem-estar subjetivo: o efeito mediador do comportamento pró-ambiental Outros Idiomas

ID:
70127
Resumo:
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel mediador do comportamento pró-ambiental entre a relação da percepção de eficácia do consumidor e bem-estar subjetivo. Metodologia: O estudo emprega um modelo de mediação construído através da técnica CB-SEM bootstrap, em uma amostra de 218 consumidores. A construção das hipóteses utiliza três perspectivas. Maior preocupação ambiental dos consumidores, que gera percepções e atitudes mais ambientais. A estrutura comportamental percepção – atitude – saída do consumidor E o altruísmo impuro, o qual defende que as boas ações são realizadas em função de benefício emocional. Resultados: Os resultados demonstram que a maior percepção de eficácia do consumidor irá gerar um comportamento pró-ambiental, que por sua vez levará a um maior bem-estar subjetivo do consumidor em relação ao consumo consciente. Contribuição teórica: O estudo demonstra que a preocupação ambiental do consumidor é baseada em três perspectivas complementares: preocupação ambiental do indivíduo, percepção – atitude e saída e o altruísmo impuro. Relevância/originalidade: Os resultados do estudo avançam o conhecimento da área, ao apontar o comportamento pró-ambiental como variável que explica a relação entre eficácia e bem-estar subjetivo.
Citação ABNT:
NASCIMENTO, T. M.; ARAÚJO, C. F.; FRIO, R. S.; DAMACENA, C. Percepção de eficácia do consumidor e bem-estar subjetivo: o efeito mediador do comportamento pró-ambiental . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 13, p. 137-155, 2022.
Citação APA:
Nascimento, T. M., Araújo, C. F., Frio, R. S., & Damacena, C. (2022). Percepção de eficácia do consumidor e bem-estar subjetivo: o efeito mediador do comportamento pró-ambiental . Revista de Administração da Unimep, 19(13), 137-155.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português