Índice de governança corporativa, desempenho e valor da firma no Brasil Outros Idiomas

ID:
23422
Resumo:
Este estudo investiga a relação entre a qualidade das práticas de governança corporativa das empresas e seu valor de mercado e desempenho, através da construção de um índice de governança corporativa para as empresas brasileiras listadas. Os resultados empíricos indicam um alto grau de concentração do controle e propriedade. Pode-se notar também uma diferença significativa entre o capital votante e o capital total dos maiores acionistas, principalmente através da existência de ações sem direito de voto. Os resultados da análise de painel indicam que menos de 4% das firmas brasileiras possuem “boas” práticas de governança corporativa e que as firmas com melhor governança corporativa têm um desempenho (retorno sobre o ativo) significativamente superior. Existe também uma relação positiva entre o Q de Tobin e a qualidade das práticas de governança corporativa, embora os resultados não sejam estatisticamente significativos.
Citação ABNT:
SILVA, A. L. C.; LEAL, R. P. C. Corporate governance index, firm valuation and performance in Brazil. Revista Brasileira de Finanças, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2005.
Citação APA:
Silva, A. L. C., & Leal, R. P. C. (2005). Corporate governance index, firm valuation and performance in Brazil. Revista Brasileira de Finanças, 3(1), 1-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23422/indice-de-governanca-corporativa--desempenho-e-valor-da-firma-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês