Consórcios agroexportadores: estratégia para o desenvolvimento competitivo da cadeia de produção de suínos no Rio Grande do Sul

ID:
19861
Resumo:
Em um ambiente extremamente competitivo, baseado na globalização dos mercados, o Brasil reforça sua vocação no desenvolvimento dos agronegócios, como meio de melhor se inserir na economia mundial. Como as empresas nacionais, ligadas a este setor, poderão continuar competindo, diante da atração de capitais e empresas internacionais em seus mercados tradicionais? Parte-se da premissa que uma das possibilidades refere-se à formação de alianças estratégicas, do tipo consórcios de exportação, garantindo maiores oportunidades de sobrevivência, diante deste cenário.O estudo identifica quais os fatores estão presentes na formação destas alianças, a partir do acompanhamento da constituição de consórcios de exportação na cadeia de produção de suínos no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que a constituição destes consórcios poderá elevar a competitividade internacional dos agronegócios do Brasil, sobretudo se contarem, deste o início do processo de organização, com colaboração do poder público, com a presença ativa de agentes facilitadores (brokers) e com o estabelecimento de alianças estratégicas com empresas internacionais.
Citação ABNT:
VILLWOCK, L. H. M.Consórcios agroexportadores: estratégia para o desenvolvimento competitivo da cadeia de produção de suínos no Rio Grande do Sul. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 9, n. 4, p. 1-21, 2003.
Citação APA:
Villwock, L. H. M.(2003). Consórcios agroexportadores: estratégia para o desenvolvimento competitivo da cadeia de produção de suínos no Rio Grande do Sul. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 9(4), 1-21.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/19861/consorcios-agroexportadores--estrategia-para-o-desenvolvimento-competitivo-da-cadeia-de-producao-de-suinos-no-rio-grande-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português