Formação do Contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP Outros Idiomas

ID:
35248
Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar, a partir da opinião de gestores do setor contábil, as competências em relação ao conhecimento técnico e postura profissional dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis da FEA-USP, e compará-las ao que é esperado por profissionais do alto escalão do setor e por consultores de Recursos Humanos, propiciando refletir sobre melhorias futuras para a formação profissional da área. Primeiramente foram entrevistados cinco representantes de consultorias de Recursos Humanos e três dirigentes financeiros de empresas de grande porte com representatividade como empregadoras dos referidos alunos. Em seguida, foi desenvolvido um questionário para mensurar o nível de conhecimento técnico e de postura no ambiente de trabalho, o qual foi respondido por 35 gestores com cargos, principalmente, de supervisão e gerência de grandes empresas que atuaram como superiores diretos dos estudantes da IES pesquisada. Por fim, os dados coletados através das entrevistas e dos questionários, juntamente com o arcabouço teórico, foram analisados por meio de triangulação. Os resultados apontam que, em geral, os alunos se destacam pelo conhecimento teórico e postura pró-ativa. No entanto, apresentam deficiências em conhecimentos práticos, em liderança, e em idiomas estrangeiros, destacando-se a língua inglesa. Esses pontos de melhoria merecem ser considerados pela FEA-USP e por instituições de ensino que atuem na formação de profissionais na área de Contabilidade.
Citação ABNT:
MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; NOVA, S. P. C. C. Formação do Contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.
Citação APA:
Marin, T. I. S., Lima, S. J., & Nova, S. P. C. C. (2014). Formação do Contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 59-83.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/35248/formacao-do-contador-----o-que-o-mercado-quer--e-o-que-ele-tem--um-estudo-sobre-o-perfil-profissional-dos-alunos-de-ciencias-contabeis-da-fea-usp/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Planilha - notas finais - Avaliação -Trimestral- 2013 - após - recurso. Brasília, 2013. Disponível em Último acesso em 15 jan.2015.

CARDOSO, Jorge Luiz; SOUZA, Marcos Antonio de; ALMEIDA, Lauro Brito. Perfil do Contador na Atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 3(3), 275-284, 2006.

CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octavio R.; OYADOMARI, José Carlos T. Os Estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. BBR - Brazilian Business Review, v. 7, p. 91-113, 2010.

CORREIA, Hamilton Luiz. Entre o mundo corporativo e a geração Y. Gente da FEA, v. 7, n. 62, 2010. Disponível em Último acesso em 14 jan.2011.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

ECO, Umberto. Como se faz uma Tese. São Paulo: Perspectiva, 21 ed., 2008.

FÁVERO, Luiz Paulo et al. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como Fonte de Informação à Gestão dos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças – USP, n. 37, p. 73-84, jan/abr. 2005.

MACHADO, Vinícius Sucupira de Alencar; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Análise Comparativa entre os Conhecimentos Desenvolvidos no Curso de Graduação em Contabilidade e o Perfil do Contador Exigido pelo Mercado de Trabalho: uma pesquisa de campo sobre Educação Contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade: Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-23, jan/abr. 2008.

MARTINS, Eduardo Caruso; DUTRA, Joel Souza; CASSIMIRO, Wagner T. Programa de Trainees no Mercado de Trabalho Nacional: apresentação de resultados de pesquisa. In: Seminários em Administração, 2007, São Paulo. Anais disponível emCD-ROM.

MARTINS, Eric Aversari. Pesquisa Contábil Brasileira: Uma Análise Filosófica. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Ciências), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes e Resoluções Educacionais. Disponíveis em , Último acesso em 08 mar.2011.

NAVARRO, Leila. O que a Universidade Não Ensina e o Mercado de Trabalho Exige. São Paulo: Saraiva, 2006.

OLIVEIRA, Maurício. Lição de casa: empresas mudam critérios de seleção de trainees e passam a dar mais importância à inteligência emocional do que à formação formal. Revista Valor Investe. São Paulo: Valor Econômico, agosto de 2010.

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio. “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

PORTAL G1. Veja as características que marcam as gerações “baby boomer”, X, Y e Z: entenda a evolução do comportamento dos jovens desde a década de 60. Globo Ciência: São Paulo, 05 out 2013. Vídeo disponível em: Último acesso em: 13 jan.2015.

RAMIREZ, Paulo A. Formação de Competências para o Profissional de Nível Técnico na Área de Gestão. Dissertação de Mestrado em Administração. Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE: São Paulo, 2000.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado (Org.). Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP entre números e palavras. São Paulo: D´ Escrever, 2009. Livro disponível em: Último acesso em: 15 jan. 2015.

RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Evidências da Globalização na Educação Contábil: Estudo das Grades Curriculares dos Cursos de Graduação em Universidades Brasileiras e Portuguesas. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 35, p. 35-44, 2004.

SANTOS, Daniel Ferreira dos; SOBRAL, Fernanda de Souza; CORREA, Michael Dias; ANTONOVZ, Tatiane; SANTOS, Ronaldo Ferreira dos. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 16, p. 137-152, jul./dez. 2011.

SILVA, Sidney Celerino da. Desafios dos Programas de Graduação em Ciências Contábeis face às Mudanças Emergentes na Pós-Modernidade. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Ciências), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

TAMER, Carla Macedo V dos Santos; VIANA, Clilson Castro; SOARES, Luiz Augusto de C Francisco; LIMA, Mariomar de Sales. Perfil do Profissional Contábil Demandado pelo Mercado de Trabalho: Um Estudo no Norte do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 3, p. 143-162, jul./set. 2013

TAYLOR, Paulo; KEETER, Scott. Millennials: confident, connected, open to change. Pew Research Center. February, 2010. Disponível em , Último acesso em 05 mar.2015.

TROMBETTA, Maria Rosa; Cornachione Jr, Edagrd B. Um estudo empírico da percepção dos alunos de Contabilidade sobre as habilidades de comunicação adquiridas na graduação. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 152, p. 83-97, 2005.

VOCÊ S. A. Entrevista com a presidente do grupo Foco, Eline Kullock: entenda a geração Y. São Paulo, 10 fev 2010.