Título Inglês:
Accountant training – What does the market want, is what it has? a study of the professional profile of Accounting students
Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar, a partir da opinião de gestores do setor contábil, as competências em relação ao conhecimento técnico e postura profissional dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis da FEA-USP, e compará-las ao que é esperado por profissionais do alto escalão do setor e por consultores de Recursos Humanos, propiciando refletir sobre melhorias futuras para a formação profissional da área. Primeiramente foram entrevistados cinco representantes de consultorias de Recursos Humanos e três dirigentes financeiros de empresas de grande porte com representatividade como empregadoras dos referidos alunos. Em seguida, foi desenvolvido um questionário para mensurar o nível de conhecimento técnico e de postura no ambiente de trabalho, o qual foi respondido por 35 gestores com cargos, principalmente, de supervisão e gerência de grandes empresas que atuaram como superiores diretos dos estudantes da IES pesquisada. Por fim, os dados coletados através das entrevistas e dos questionários, juntamente com o arcabouço teórico, foram analisados por meio de triangulação. Os resultados apontam que, em geral, os alunos se destacam pelo conhecimento teórico e postura pró-ativa. No entanto, apresentam deficiências em conhecimentos práticos, em liderança, e em idiomas estrangeiros, destacando-se a língua inglesa. Esses pontos de melhoria merecem ser considerados pela FEA-USP e por instituições de ensino que atuem na formação de profissionais na área de Contabilidade.
Resumo Inglês:
The objective of the present paper is to identify undergraduate students’ technical skills and professional attitude, based on the opinion of managers of the accounting sector, and compare these skills with those expected from highranked professionals in the field and Human Resources consultants. The expected result of the comparison is a reflection on future improvements on the professional training in the field. The selected students are from FEA-USP (Faculty of Economy, Administration and Accounting of University of Sao Paulo). Firstly, the following set of employers was interviewed: five representatives from high-ranked Human Resource consultancy firms and three officers from equally high-ranked financial companies. Secondly, a questionnaire was designed to measure the attitudes in the workplace and the level of technical knowledge of students. The questionnaire was answered by 35 supervisor and/or managers in large-scale companies, who have acted as direct supervisors of the students from the aforementioned University. Finally, data collected from the interviews and questionnaires, together with the theoretical framework, were analysed through triangulation. The results suggest that, in general, students stand out by their theoretical knowledge and proactive attitude. However, as weak points, they present a shortfall in practical knowledge, in leadership skills, and in the knowledge of foreign languages, mainly English. These points of improvement merit to be considered by FEA-USP and by higher-education institutions which train students in the field of Accounting.
Citação ABNT:
MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; NOVA, S. P. C. C. Formação do Contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.
Citação APA:
Marin, T. I. S., Lima, S. J., & Nova, S. P. C. C. (2014). Formação do Contador – O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 59-83.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/35248/formacao-do-contador-----o-que-o-mercado-quer--e-o-que-ele-tem--um-estudo-sobre-o-perfil-profissional-dos-alunos-de-ciencias-contabeis-da-fea-usp/i/pt-br
Referências:
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Planilha - notas finais - Avaliação -Trimestral- 2013 - após - recurso. Brasília, 2013. Disponível em
Último acesso em 15 jan.2015.
CARDOSO, Jorge Luiz; SOUZA, Marcos Antonio de; ALMEIDA, Lauro Brito. Perfil do Contador na Atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 3(3), 275-284, 2006.
CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octavio R.; OYADOMARI, José Carlos T. Os Estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. BBR - Brazilian Business Review, v. 7, p. 91-113, 2010.
CORREIA, Hamilton Luiz. Entre o mundo corporativo e a geração Y. Gente da FEA, v. 7, n. 62, 2010. Disponível em Último acesso em 14 jan.2011.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
ECO, Umberto. Como se faz uma Tese. São Paulo: Perspectiva, 21 ed., 2008.
FÁVERO, Luiz Paulo et al. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como Fonte de Informação à Gestão dos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças – USP, n. 37, p. 73-84, jan/abr. 2005.
MACHADO, Vinícius Sucupira de Alencar; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Análise Comparativa entre os Conhecimentos Desenvolvidos no Curso de Graduação em Contabilidade e o Perfil do Contador Exigido pelo Mercado de Trabalho: uma pesquisa de campo sobre Educação Contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade: Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-23, jan/abr. 2008.
MARTINS, Eduardo Caruso; DUTRA, Joel Souza; CASSIMIRO, Wagner T. Programa de Trainees no Mercado de Trabalho Nacional: apresentação de resultados de pesquisa. In: Seminários em Administração, 2007, São Paulo. Anais disponível emCD-ROM.
MARTINS, Eric Aversari. Pesquisa Contábil Brasileira: Uma Análise Filosófica. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Ciências), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes e Resoluções Educacionais. Disponíveis em , Último acesso em 08 mar.2011.
NAVARRO, Leila. O que a Universidade Não Ensina e o Mercado de Trabalho Exige. São Paulo: Saraiva, 2006.
OLIVEIRA, Maurício. Lição de casa: empresas mudam critérios de seleção de trainees e passam a dar mais importância à inteligência emocional do que à formação formal. Revista Valor Investe. São Paulo: Valor Econômico, agosto de 2010.
PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio. “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.
PORTAL G1. Veja as características que marcam as gerações “baby boomer”, X, Y e Z: entenda a evolução do comportamento dos jovens desde a década de 60. Globo Ciência: São Paulo, 05 out 2013. Vídeo disponível em: Último acesso em: 13 jan.2015.
RAMIREZ, Paulo A. Formação de Competências para o Profissional de Nível Técnico na Área de Gestão. Dissertação de Mestrado em Administração. Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE: São Paulo, 2000.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado (Org.). Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP entre números e palavras. São Paulo: D´ Escrever, 2009. Livro disponível em: Último acesso em: 15 jan. 2015.
RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Evidências da Globalização na Educação Contábil: Estudo das Grades Curriculares dos Cursos de Graduação em Universidades Brasileiras e Portuguesas. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 35, p. 35-44, 2004.
SANTOS, Daniel Ferreira dos; SOBRAL, Fernanda de Souza; CORREA, Michael Dias; ANTONOVZ, Tatiane; SANTOS, Ronaldo Ferreira dos. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 16, p. 137-152, jul./dez. 2011.
SILVA, Sidney Celerino da. Desafios dos Programas de Graduação em Ciências Contábeis face às Mudanças Emergentes na Pós-Modernidade. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Ciências), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
TAMER, Carla Macedo V dos Santos; VIANA, Clilson Castro; SOARES, Luiz Augusto de C Francisco; LIMA, Mariomar de Sales. Perfil do Profissional Contábil Demandado pelo Mercado de Trabalho: Um Estudo no Norte do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 3, p. 143-162, jul./set. 2013
TAYLOR, Paulo; KEETER, Scott. Millennials: confident, connected, open to change. Pew Research Center. February, 2010. Disponível em , Último acesso em 05 mar.2015.
TROMBETTA, Maria Rosa; Cornachione Jr, Edagrd B. Um estudo empírico da percepção dos alunos de Contabilidade sobre as habilidades de comunicação adquiridas na graduação. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 152, p. 83-97, 2005.
VOCÊ S. A. Entrevista com a presidente do grupo Foco, Eline Kullock: entenda a geração Y. São Paulo, 10 fev 2010.