Título Inglês:
Acceptance and Use of Technology for the Choice of Touristic Destinations by Persons of the Third Age: A Study Using UTAUT2
Título Espanhol:
Aceptación y Uso de la Tecnología para la Elección de Destinos Turísticos por Personas de la Tercera Edad: Un Estudio con UTAUT2
Resumo:
Os idosos têm demonstrado crescente interesse por novas tecnologias e as relacionam com a aprendizagem, inserção social e lazer. Considerando-se o elevado número de mudanças no perfil dos idosos brasileiros e os contextos turístico e tecnológico, esse trabalho tem como objetivo compreender as intenções comportamentais e o uso da internet pela terceira idade com fins de escolhas de destinos turísticos. Para isso, o trabalho estendeu o Modelo UTAUT2 de Venkatesh, Thong e Xu (2012), inserindo novos construtos relacionados à tecnologia: Risco Percebido e Confiança, de Slade et al (2015) e também adicionando a Atitude, fundamentada por Curras-Perez, Ruiz-Mafe e Sanz-Blas (2014). O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Para tanto, realizou-se um Survey, online e presencial, sendo aplicado por dois meses. Para as análises utilizou-se técnicas estatísticas de análise multivariada, processadas pelo SPSS20 e a análise de modelagem de equações estruturais utilizando-se o SmartPLS. A amostra obtida foi de 211 idosos que usam internet para fins turísticos. Como resultado, têm-se as relações dos construtos Hábito, Motivação Hedônica, Confiança e Expectativa de Desempenho como determinantes da Atitude de uso da Internet para fins turísticos e, acrescentando-se a isso, a relação do construto Hábito afetando positivamente o Comportamento de uso. No que tange à originalidade o trabalho apresentou a Atitude como um conceito novo utilizado para compor o modelo, trazendo algo inédito a este campo de estudos no Brasil. Além disso, apresenta-se como uma inovação à aplicação do modelo UTAUT2 no contexto brasileiro, em um segmento e setor de mercado ainda não explorado neste campo de pesquisa - a terceira idade e o turismo.
Resumo Inglês:
The elderly have shown an increasing interest in new technologies and relate them to learning, social insertion and leisure. Considering the high number of changes in the profile of the Brazilian elderly and the tourist and technological contexts, this work aims to understand the behavioral intentions and the use of the internet by the elderly for the purposes of tourist destination choices. For this, the work extended the UTAUT2 Model of Venkatesh, Thong and Xu (2012), inserting new constructs related to technology: Perceived Risk and Confidence, by Slade et al (2015) and also adding Attitude, based on Curras-Perez, Ruiz-Mafe and Sanz-Blas (2014). The study is characterized as exploratory-descriptive. For that, a Survey was conducted, online and face-to-face, being applied for two months. Statistical analysis of multivariate analysis was performed using SPSS20 and the modeling analysis of structural equations using SmartPLS. The sample obtained was of 211 elderly people who use Internet for tourist purposes. As a result, the relations of the Habit, Hedonic Motivation, Trust and Performance Expectations as determinants of the Internet Use Attitude for tourism purposes and, in addition to that, the relation of the Habit construct, positively affecting the Usage Behavior . As far as the originality of the work was concerned, Atitude was a new concept used to compose the model, bringing something unprecedented to this field of studies in Brazil. In addition, innovations include the application of the UTAUT2 model to the Brazilian context, in a segment and market sector not yet explored in this field of research - the third age and tourism.
Resumo Espanhol:
La terceira edad han mostrado un creciente interés en las nuevas tecnologías e informar al aprendizaje, la inserción social y de ocio. Teniendo en cuenta el elevado número de cambios en el perfil de las personas mayores de Brasil y los contextos turísticos y tecnológicos, este trabajo tiene como objetivo comprender las intenciones de comportamiento y el uso de Internet por parte de los ancianos a los efectos de opciones de destino turístico. Para ello, el trabajo se extendió el modelo de UTAUT2 Venkatesh, tanga y Xu (2012), la inserción de nuevas construcciones relacionadas con la tecnología: La percepción del riesgo y confianza, por Slade et al (2015) y la actitud también añadir, basado en Curras-Pérez Ruiz -Mafe y Sanz-Blas (2014). El estudio se caracteriza exploratorio-descriptivo. Para ello, la encuesta se realizó, en línea y cara a cara, que se aplica desde hace dos meses. El análisis estadístico de análisis multivariante se realizó mediante SPSS20 y el análisis de modelos de ecuaciones estructurales utilizando SmartPLS. La muestra obtenida fue de 211 personas mayores que utilizan Internet con fines turísticos. Como resultado, las relaciones del hábito, la motivación hedonista, la confianza y las expectativas de rendimiento de los determinantes de Internet Uso de la actitud para fines turísticos y, además de hacer cola, la relación de la construcción del hábito, que afectan positivamente el comportamiento de uso. En cuanto a la originalidad de la obra fue la preocupación actitud era un nuevo concepto que se utiliza para componer el modelo, trayendo algo sin precedentes para este campo de estudios en Brasil. Además, las innovaciones incluyen la aplicación del modelo UTAUT2 al contexto brasileño, en un segmento y segmento de mercado aún no explorado en este campo de la investigación - la tercera edad y el turismo.
Citação ABNT:
MOURA, A. C.; GOSLING, M. S.; CHRISTINO, J. M. M.; MACEDO, S. B. Aceitação e Uso da Tecnologia para Escolha de Destinos Turísticos por Pessoas da Terceira Idade: Um Estudo Usando a UTAUT2 . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, n. 2, p. 239-269, 2017.
Citação APA:
Moura, A. C., Gosling, M. S., Christino, J. M. M., & Macedo, S. B. (2017). Aceitação e Uso da Tecnologia para Escolha de Destinos Turísticos por Pessoas da Terceira Idade: Um Estudo Usando a UTAUT2 . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 239-269.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1277
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/44950/aceitacao-e-uso-da-tecnologia-para-escolha-de-destinos-turisticos-por-pessoas-da-terceira-idade--um-estudo-usando-a-utaut2--/i/pt-br
Referências:
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211.
Ashton, M. S. G.; Cabral, S.; Dos Santos, G. A.; Kroetz, J. (2015). A relação do turismo e da qualidade de vida no processo de envelhecimento. Revista Hospitalidade, n. 2, pp. 547-566.
BAIRD, C. H. & PARASNIS, G. (2011). From social media to social customer relationship management. Strategy & Leadership, 39(5), 30-37.
Bhatiasevi, V. (2015). An extended UTAUT model to explain the adoption of mobile banking. Information Development.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI). (2013). Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e comunicação no Brasil: TIC 2013. Disponível em:
. Acesso em: out/2016.
Cress, M. E.; Buchner, D. M.; Questad, K. A.; Esselman, P. C.; Schwartz, R. S. (1999). Exercise: effects on physical functional performance in independent older adults. The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences, 54(5), M242-M248.
Curras-Perez, R.; Ruiz-Mafe, C.; Sanz-Blas, S. (2014). Determinants of user behaviour and recommendation in social networks: an integrative approach from the uses and gratifications perspective. Industrial Management & Data Systems, 114(9), 1477-1498.
D'Alencar, R. S.; Veiga, R de S. (2014). O Idoso no Turismo de Porto Seguro, BA. Memorialidades, 1(2), 11-18.
De Carvalho, F. C. C.; Da Silva, C. C. B. (2014). O Turismo e a Renda dos Idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”. Anais Brasileiros de Estudos TurísticosABET, 4(1), 25-34.
Duarte, D. C.; Santos, R. J. U.; Souza, C. F. (2015). Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre a acessibilidade para o turista da terceira idade nos bares e restaurantes de Brasília. ANPTUR, Anais do Anptur.
Esteves, P. S. & Slongo, L. A. (2012). A Internet e a Terceira Idade: Elaboração de um Modelo Teórico para a Compreensão deste Comportamento de Consumo. Anais do V Encontro de Marketing da ANPAD (EMA). Curitiba.
Farias, J. S.; Da Luz Vitor, T.; Lins, P. V.; Pedroza Filho, L. E. A. (2015). Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, 15(3), 164-188.
Fechine, B. R. A. & Trompieri, N. (2015). O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. InterSciencePlace, 1(20).
Fishbein, M.; Ajzen, I. (1975). Belief, Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research. AddisonWesley: Reading, MA. 1975.
Guerra, A. C.; Gosling, M.; Coelho, M. F. (2014). Redes Sociais: um jornal on-line como fonte de informação especializada em turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 403-418.
Hair Jr, J. F; Black, W. C.; Babin, B. J.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L. (2010). Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman.
Hair Jr, J. F.; Hult, G. T. M.; Ringle C.; Sarstedt M. (2016). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Second Edition.
Henseler, J.; Ringle, C. M.; Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 115-135.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI Subsídios para as projeções da população. (2015). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93322.pdf . Acesso em: out/2016
IGDA. 2008-2009 “Casual Games White Paper”. Disponível em: archives.igda.org/casual/IGDA_Casual_Games.White_Paper_2008.pdf. (2008). Acesso em: nov/2016.
Kim, H.; Woo, E.; Uysal, M. (2015). Tourism experience and quality of life among elderly tourists. Tourism Management, v. 46, 465-476.
Kim, M. J. & Preis, M. W. (2015). Why Seniors use Mobile Devices: Applying na Extended Model of Goal-Directed Behavior. Journal of Travel & Tourism Marketing.
Kuo, H. M.; Chen, C.; Wu; H.; C.H. (2012). A study of a B2C supporting interface design system for the elderly. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries, 22(6), 528-540.
Lima Faria, H. L.; Giuliani, A. C.; Pizzinatto, N. K.; Pizzinatto, A. K. (2014). A Aplicabilidade do Modelo Estendido ao Consumo da Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2) no Brasil: Uma Avaliação do Modelo a partir de Usuários de Internet em Smartphones. Rev. Adm. UFSM, 7(2), 332-348.
Limayem, M.; Hirt, S. G.; Cheung, C. M. K. (2007). How Habit Limits the Predictive Power of Intentions: The Case of IS Continuance. MIS Quarterly, (31)4, 705-737.
Liz, E.; Ruschmann, D V De M.; Verdinelli M. A. (2011). Turismo e Lazer para a Terceira Idade: Perspectivas e Desafios. VIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Anais... Univali, SC.
Lu, Y.; Yang, S.; Chau, P.; Cao, Y. (2011). Dynamics between the trust transfer process and intention to use mobile payment services: A cross-environment perspective. Information & Management, v. 48, pp. 393-403.
Luz, J. R. C. P. R. (2016). A intenção de adoção do QR code em Portugal pelos utilizadores finais. Doctoral dissertation, Instituto Superior de Economia e Gestão.
Malhotra, N. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.
Malhotra, N. K.; Birks, D.; Wills, P. (2012). Marketing research: applied approach. 4. ed. New York: Pearson.
Mello, C.; De Liz, E.; Verdinelli, M. A. ( 2015). Acessibilidade e Segurança da pessoa idosa no espaço público. Segurança: Um Desafio Para Os Setores De Lazer, Viagens E Turismo. Tomar, Portugal.
Moura, A. C, Godinho, L. A.; Gosling, M. E Martins, J. F. (2014). Marketing de relacionamento via redes sociais: uma análise de sua aplicação. Revista Eletrônica de Administração, 13(1).
Moura, E. F. S.; Souza, E. M. M. de; Medeiros, J. R. de; Maracajá, K. F. B. (2012). Turismo na terceira idade: uma análise do forró dos idosos na cidade de Currais Novos-RN. Revista Querubim, 2(16).
Noguera, J. M.; Barranco, M. J.; Segura, R. J.; Martínez, L. (2012). A mobile 3D-GIS hybrid recommender system for tourism. Information Sciences, v. 215, 37-52
Nysveen, H.; Pedersen, P. E. (2016). Consumer adoption of RFID-enabled services.Applying an extended UTAUT model. Information Systems Frontiers, 18(2), 293-314.
Oliveira, B. M. K.; Ramos, A. S. M.; de Andrade, A. P. V.; de Souza Neto, R. A.; Dias, G. F. (2015). Fatores influenciadores na adoção de capacitação à distância. Revista Pretexto, 16(4), 100-118.
Oliveira, L. F. D. (2015). A utilização de jogos online no processo seletivo: caso de uma empresa de consultoria em Brasília. Repositório do Centro Universitário de Brasilia.
Pereira, R. F.; Waismann, V.; Dos Santos, R. B. S. (2012). Turismo para melhor idade: uma perspectiva de qualidade de vida. Norte Científico, 4(1).
PEW RESEARCH CENTER - PRC. (2014). Older adults and technology use. Disponível em http://www.pewinternet.org/2014/04/03/older-adults-and-technology-use. Acesso em: out/16.
Qualman, E. (2011). Como as mídias sociais estão transformando a forma como vivemos e fazemos negócios. São Paulo: Saraiva.
Ramalho, W. (2006). Modelos de atitude em mercados de novos entrantes: análise com medicamentos genéricos, contribuições teóricas e validação nomológica. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração.
Rho, M. J.; Kim, H. S.; Chung, K.; Choi, I. Y. (2015). Factors influencing the acceptance of telemedicine for diabetes management. Cluster Computing, 18(1), 321-331.
Rodriguez-Sanchez, M. C.; Martinez-Romo, J.; Borromeo, S.; Hernandez-Tamames, J. A. (2013). GAT: Platform for automatic contextaware mobile services for m-tourism. Expert Systems with Applications, 40(10).
Santos, L. G. N. O.; Ishitani, L.; Nobre, C. N. (2013). Uso de jogos casuais em celulares por idosos: um estudo de usabilidade. Revista de Informática Aplicada, 9(1).
Santos, S. S. C. (2010). Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. FURG, Rio Grande.
Schein, M.; Perin, M. G.; Sampaio, C. H.; De Ugalde, M. M. (2009). O comportamento da compra de serviços de turismo na terceira idade. Turismo-Visão e Ação, 11(3), 341-357.
Sharma, N. & Patterson, P. G. (2000). Switching costs, alternative attractiveness and experience as moderators of relationship commitment in professional, consumer services. International journal of service industry management, 11(5), 470-490.
Slade, E. L.; Dwivedi, Y. K.; Piercy, N. C.; Williams, M. D. (2015). Modeling Consumers Adoption Intentions of Remote Mobile Payments in the United Kingdom: Extending UTAUT with Innovativeness, Risk, and Trust. Psychology & Marketing, 32(8), 860-873.
Sousa, B. M. (2016). A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(1), 3-17.
Souza Meirelles, F.; Longo, L. (2015). Adoção de plataforma estratégica de tecnologia de informação e comunicação: análise baseada no modelo UTAUT. Revista da FAE, 17(1), 110-125.
Thakur, R. & Srivastava, M. (2014). Adoption readiness, personal innovativeness, perceived risk and usage intention across customer groups for mobile payment services in India. Internet Research, v. 24, 369-392.
Toni, I. M. (2014). Universidade da Terceira Idade espaço de novos saberes para novos fazeres. Memorialidades, 8(15), 63-84.
Trigo, L. G. G. (2005). Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca.
Uysal, M.; Sirgy, M. J.; Woo, E.; Kim, H. L. (2016). Quality of life (QOL) and well-being research in tourism. Tourism Management, v. 53, 244-261.
Venkatesh, V.; Morris, M. G.; Davis, G. B. & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of information Technology: toward a unified view. MIS Quarterly. 27(3), 425-478.
Venkatesh, V.; Thong, J. L.; Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information Technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157-178.
Vera, L. A. R. (2014). Fatores motivadores de compras coletivas na internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia 2. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Vilela, A. B. A.; Carvalho, P Dos A. Li. De & Araújo, R.T. De. (2006). Envelhecimento bem-sucedido: Representação de Idosos. Revista Saúde.com, pp. 101-114.
Williams, M.; Rana, N.; Dwivedi, Y.; Lal, B. (2011). Is UTAUT really used or just cited for the sake of it?A systematic review of citations of UTAUT’s originating articles. Proceedings of the European Conference on Information Systems. June. p. 9-11, 2011. Helsinki, paper 231.
Zhou, T. (2013). An empirical examination of continuance intention of mobile payment services. Decision Support Systems, v. 54, 1085-1091.