Resumo:
Após a catástrofe de novembro de 2008 que assolou a Blumenau (SC), foi possível vivenciar diversas mudanças comportamentais na organização estudada. Com o objetivo de compreender as reações organizacionais frente a situação de catástrofe, o estudo foi conduzido por: 1) revisão da literatura sobre aprendizagem organizacional; 2) estudo metodológico – a autoetnografia; 3) continuidade e aprofundamento da imersão no campo de estudo, com o uso de técnicas interiores à autoetnografia; 4) encontro entre as categorias encontradas no material empírico e aspectos específicos da teoria da aprendizagem organizacional. A análise foi realizada na intersecção do passado, futuro, envolvendo o contexto interno e externo da organização. A categoria mais significativa evidenciada nesse estudo foi a afetiva, em suas diversas manifestações: a) medo e suas emoções secundárias; b) sofrimento e emoções suas secundárias; c) tristeza-alegria; d) tristeza como geradora de união. A interpretação dessas categorias conduziu à percepção de que a experiência de emoções primárias contraditórias contribuiu para a aprendizagem dos indivíduos e os resultados do estudo foram situados em contextos também trágicos semelhantes, produzindo a conclusão última de que eventos impactantes exigem aprendizagem instantânea.
Resumo Inglês:
After the disaster of November 2008 which struck in Blumenau (SC), it was possible to experience several behavioral changes in the studied organization. Aiming to understand the organizational reactions in the face of the disaster situation, from the theoretical field of organizational learning, the study was conducted as follows: 1) review the literature on organizational learning, 2) deepening the methodological study of the method chosen - the autoethnography, 3) continuing and deepening immersion in the field of study, using techniques comprehended in autoethnography, 4) meeting between the categories found in empirical data and specific aspects of the organizational learning theory. The analysis was conducted at the intersection of past, future, involving internal and external context of the organization. The most significant category evidenced in this study was the affective, in its various manifestations: a) fear and secondary emotions, b) suffering and their secondary emotions, c) sadness-joy; d) sadness as union generator. The interpretation of these categories led to the perception that the contradictory experience of primary emotions contributed to the learning of individuals, since learning is a profoundly emotional process.
Citação ABNT:
KOCK, K. F.; GODOI, C. K.; LENZI, F. C. Discussão e prática da autoetnografia: um estudo sobre aprendizagem organizacional em uma situação de catástrofe. Revista Gestão Organizacional, v. 5, n. 1, p. 93-106, 2012.
Citação APA:
Kock, K. F., Godoi, C. K., & Lenzi, F. C. (2012). Discussão e prática da autoetnografia: um estudo sobre aprendizagem organizacional em uma situação de catástrofe. Revista Gestão Organizacional, 5(1), 93-106.
Referências:
ANDION, C.; SERVA, M. A etnografia e os estudos organizacionais. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
ANTONACOPOULOU, E.; GABRIEL, Y. Emotion, learning and organizational change: towards an integration of psychoanalytic and other perspectives. Jounal of Organizational Change Management, v. 14, n. 5, 2001.
ANTONELLO, C. S.; GODOY; A .S. A Encruzilhada da Aprendizagem Organizacional: uma Visão Multiparadigmática. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, Rio de Janeiro, 2007. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Organizational Learning: a Theory of Action Perspective. Reading: Addison Wesley, 1978.
ATKINSON, P., COFFEY, A., DELAMONT, S., LOFLAND, J., LOFLAND, L. Handbook of ethnography. London: Sage Production Ed., 2007.
CAVEDON, N. R. Isso aqui é uma fábrica de loucos: a saúde mental dos servidores do departamento de criminalística do instituto-geral de perícias do Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS--GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33, São Paulo, 2009. Anais...Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
CLIFFORD, J. A experiência etnográfica:antropologia e literatura do século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
CRAPANZANO, V. Diálogo., Anuário Antropológico/88. Brasília: Editora UNB, 1991.
DAMÁSIO, A. O erro de descartes.São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE GEUS, A. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ELLIS, C., BOCHNER, A. P. Autoethnography, Personal Narrative, Reflexivity: Researcher as Subject. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitive research. London: Sage Publication, 2000.
FERTAZ, D. L. S.; CAVEDON, N. R. As culturas organizacionais de uma loja autogestionada de economia popular solidária de Porto Alegre. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 38, Curitiba, 2004. Anais...Rio de Janeiro, ANPAD, 2004.
GODOI, C. K.; FREITAS, S. M. F.; CARVALHO, T. B. Motivação na Aprendizagem Organizacional: Construindo as Categorias Afetiva, Cognitiva e Social. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, Rio de Janeiro, 2008. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
GODOI, C. K. Pulsão e cognição: categorias da motivação na aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, v. 32, n. 1, jan. 2003.
GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
GONDIM, S.; SIQUEIRA, M. Emoções e afetos no trabalho. In: ZANELLI, J. BORGESANDRADE, J. BASTOS, A. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia.Petrópolis: Vozes, 1987.
KAYES, A. B.; KAYES, C.; KOLB, D. A. Experiential learning in teams. Simulation & Gaming, v. 36, n. 3, p. 330-354, sep. 2005.
KAYES, C. Dilemma at 29,000 feet: an exercise in ethical decision making based on the 1996 Mt. Everest climbing disaster. Journal of Management Education, v. 26, n. 3, p. 307-321, jun., 2002.
KAYES, C. Lessons from united flight 93 on 9/11. Organizational Dynamics, v. 32, n. 1, p. 80-92, jan. 2003.
LATHAM, G. P. Work Motivation:history, theory, research, and practice. London: Sage, 2007.
MEDEIROS, I. B. O.; CAVEDON, N. R. FIGUEIREDO, M. D. Fazendo Arte: aspectos da cultura brasileira presentes na cultura organizacional do atelier livre da prefeitura de Porto Alegre. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, Rio de Janeiro, 2008. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
MOTTA, P. R.; PIMENTA, R.; TAVARES, E. Novas idéias em administração 2. São Paulo: FGV Editora, 2008.
PEREIRA, M. T. F.; DAVEL, E.; CAVEDON, N. R. Cultura Organizacional e Corporeidade: etnografia do ritual da cerveja após o trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31, Rio de Janeiro, 2007. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
RABINOW, P. Discourse and power: On the limits of ethnographic texts. Dialectical Antropology, v. 10, n. 1, p. 1-13, 1985.
ROCK, P. Symbolic Interactionism and Ethnography. In: ATKINSON, P., COFFEY,A., DELAMONT, S., LOFLAND, J., LOFLAND, L. Handbook of ethnography. London: Sage Production Ed., 2007.
ROSSIN, A. C. Prevenção a acidentes ambientais. São Paulo: CETESB, 1986.
SILVA, A. B.Como os gerentes aprendem?São Paulo: Saraiva, 2009.
TALEB, N. N. A lógica do cisne negro.São Paulo: Best Seller, 2008.
TEDLOCK, B. Ethnography and ethnographic representation. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitive research. London: Sage Publication, 2000.
TEDLOCK, B. From participant observation to the observation of participation: The emergence of narrative ethnography. Journal of Antropological Research, v. 47, n. 1, p.67-94, 1991.
TEDLOCK, B. Keeping the breath nearby. Antropology and Humanism Quarterly, v. 11, p. 92-94, 1986.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.