Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão Outros Idiomas

ID:
9880
Resumo:
Decisões humanas são mais complexas do que os modelos econômicos propostos para simulálas. Como o nome sugere, esses modelos são aproximações da realidade e se baseiam em observação do comportamento do tomador de decisão (modelos descritivos) ou em funções que buscam o ponto ótimo da decisão (modelos normativos). Nenhuma dessas categorias consegue explicar com acurácia o processo decisório. Embora há tempos a Economia discuta a chamada “caixa preta” da decisão, as variáveis a ela relacionadas não são consideradas nos modelos clássicos de decisão econômica porque são de difícil mensuração direta. Este estudo, em formato de ensaio, analisa as contribuições dos estudos em Neuroeconomia, que aproximam temas da Psicologia Cognitiva e de Neurociência para a análise da decisão econômica. O ensaio traz como contribuição a proposta de um modelo para a análise da decisão que considera os diferentes tipos de processamento (controlado e automático) e os diferentes domínios (cognitivo e afetivo) acessados. O modelo proposto pode contribuir para estudos voltados para a análise do comportamento decisório de gestores e para o aperfeiçoamento de sistemas de apoio à decisão. Dá-se à linha de pesquisa o nome Neuroaccounting porque aproxima estudos de Neurociência aos estudos de Contabilidade, mostrando possíveis desdobramentos da linha de pesquisa bem como as suas limitações.
Citação ABNT:
CÉSAR, A. M. R. V. C.; VIDAL, P. G.; PEREZ, G.; CODA, R. Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão. Contabilidade Vista & Revista, v. 23, n. 2, p. 131-162, 2012.
Citação APA:
César, A. M. R. V. C., Vidal, P. G., Perez, G., & Coda, R. (2012). Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão. Contabilidade Vista & Revista, 23(2), 131-162.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9880/neuroaccounting--um-modelo-para-analise-do-processo-de-tomada-de-decisao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANTHONY, Robert N.; GOVINDARAJAN, Vijay. Sistemas de controle gerencial. São Paulo:McGraw-Hill, 2008.

BARON, James N.; KREPS, David M. Strategic human resources – frameworks for general managers. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1999.

BARRACLOUGH, Dominic J.; CONROY, Michelle L; LEE, Daeyeol. Prefrontal cortex e decision making in a mixed-strategy game. Nature Neuroscience, v. 7, n. 4, p. 404-410, April 2004.

BAZERMAN, Max H. Processo decisório. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BEAR, M.F., CONNORS, B.W., Paradiso, M.A. Neuroscience: Exploring the brain3. ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2007.

CAMERER, Colin F. Neuroeconomics: Using neuroscience to make economic predictions. The Economic Journal,v.1, n.7, p. 26-42, March 2007.

CAMERER, Colin; LOEWENSTEIN, George; PRELEC, Drazen.Neuroeconomics: How neuroscience can inform economics. Journal of Economic Literature,V. XLIII, p. 9-64, March 2005.

CESAR, Ana Maria Roux. Administração estratégica – planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2005.

CHORVAT, Terrence. Tax compliance and the neuroeconomics of intertemporal substitution. National Tax Journal, v. LX, n. 3, p. 577588, Sept. 2007.

COHEN, Jonathan D. The vulcanization of the human brain: A neural perspective on interactions between cognition e emotion. Journal of Economic Perspectives, v. 19, n. 4, p. 3-24, 2005.

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books, 2001.

EISENHARDT, Kathleen M. Agency theory: An assessment and review. The Academy of Management Review, v. 14, n. 1, p. 57-74, Jan. 1989.

EREV, Ido; ERT, Eyal; ROTH, Alvin E.; HARUVY, ERNAN; HERZOG, Stefan M.; HAU, Robin; HERTWIG, Ralph; STEWART, Terrence; WEST, Robert; LEBIERE, Christian. A Choice Prediction Competition: Choices from Experience and from Description. Journal of Behavioral Decision Making, v. 23. p. 5-47. 2010.

FARMER, David John. Neuro-Gov: Neuroscience and governance. Administrative Theory & Praxis, v. 28, n. 4, 2006, p. 653-662.

FREZATTI, Fabio. Orçamento empresarial – planejamento e controle gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

FRIED, Albert A. Budgeting and the strategic planning process. In LALLI, William R. (Org.) Handbook of budgeting. New York: John Wiley & Sons, Inc. 2003.

GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B.; MANGUN, George R. Neurociência cognitiva – a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional, 48. ed. Rio de Janeiro: Objetiva. 1995.

HEEKEREN, H.R.; MARRETT, S.; RUFF, D.A.; BEETTINI, P.A.; UNGERLEIDER, L.G. Involvement of human left dorsolateral prefrontal cortex in perceptual decision making is independent of response modality. Disponível em:. Acesso em: 20 dez 2008.

HOGARTH, R.N. KARELAIA,N. Simple models for multiattribute choice with many alternatives: When it does e does not pay to face trade-offs with binary attributes. Management Science, v. 51, n. 12, p. 1860–1872, Dec. 2005.

HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary L.; STRATTON, William O. Contabilidade Gerencial. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica,v. 47, n. 2,p. 263-291, Mar. 1979.

LEE, Daeyeol. Game theory and neural basis of social decision making. Neuroscience. v. 11, n. 4, p. 404-409, April 2008.

LORD, Robert. G.; HANGES, Paul J.; GODFREY, Ellen G. Integrating neural networks into decision-making and motivational theory: Rethinking VIE theory. Psychologie Canadienne. Otawa, v. 44, n.1, p. 21-45, Feb. 2003.

MERCHANT, Kenneth A..; VAN der STEDE, Win A. Management Control Systems: Performance Measurement, Evaluation e Incentives.Pearson, 2007.

NAUDE, P.; LOCKETT, G.; ISLEI, G.; DRINKWATER, P. An exploration into the influence of psychological profiles upon group decision making. The Journal of the Operational Research Society, v. 51, n. 2, p 168-175, Feb.2000.

PENNINGS, Joost M.E.; GARCIA, Philip; HENDRIX, Eligius. Towards a theory of revealed economic behavior: The economicneuroscience interface. Journal of Bioeconomics, v. 7, p. 113-137, Springer 2005.

PETERSON, Richard L. Affect and financial decision-making: How neuroscience can inform market participants. The Journal of Behavior Finance, v. 8. n. 2, p. 70-78, 2007.

PLOUS, Scott. The Psychology of Judgment e Decision Making. New York: McGraw-Hill, 1993.

READ, Daniel; GRUSHKA-COCKAYNE, Yael. The similarity heuristic. Journal of Behavioral Decision Making, v. 24, p. 2346, 2011.

RIAHI-BELKAOUI, Ahmed. Behavioral management accounting. London: Quorum Books, 2002.

RUBINSTEIN, Ariel. Instinctive and cognitive reasoning: A study of response times.TheEconomic Journal,n. 117, p. 1243-1259, Oct. 2007.

SIMON, Herbert A. A behavioral model of rational choice. The Quarterly Journal of Economics,v. 69, n. 1, p. 99-118, Feb.1955.

TSAI, Claire; HSEE, Christopher. Behavioral Account of Compensation Awarding Decisions. Journal of Behavioral Decision Making, v. 22, p. 138-152, 2009.

VISCOTT, David. A linguagem dos sentimentos. São Paulo: Summus, 1982.

WALD, A. (Reviewer). Reviewed Work: NEUMANN, John V.; MORGENSTERN, Oskar. Theory of games and economic behavior. The Review of Economics and Statistics, v. 29, n. 1, p. 47-52. Feb. 1947.

WILSON, R. Mark; GAINES, Jeannie; HILL, Ronald Paul. Neuromarketing and consumer free will. The Journal of Consumer Affairs, v.42, n. 3, p. 389-410, Fall 2008.

YOUNG, Diana L.; GOODIE, Adam S.; HALL, Daniel B. Modeling the impact on the attractiveness of risk in a prospect theory framework. Journal of Behavioral Decision Making, v. 24, p. 47-70, 2011.