Título Inglês:
Aspects of the Profile of the Accounting Sciences Professor and their reflex in the National Exam of Students´ Performance - exame Nacional de Desempenho dos estudantes- (ENADE) – a study in the Federal Universities of Brazil
Resumo:
Os professores de uma instituição são um dos principais agentes na mudança do ensino e para tanto devem estar continuamente buscando o aperfeiçoamento, adquirindo saberes que contemplam não só aspectos dos conteúdos ministrados, mas também àqueles voltados para o exercício da docência. Pesquisas revelam que a falta de especialização para os docentes dos cursos de Ciências Contábeis é uma das maiores deficiências na educação contábil no Brasil. Diversos autores sugerem quais os atributos e saberes necessários para se formar um bom professor. O presente trabalho objetiva levantar aspectos do perfil dos professores dos cursos de Ciências Contábeis, segundo o modelo proposto por Freire (1996). Esse perfil foi obtido a partir da percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2006. O estudo analisou o reflexo do perfil desses professores no conceito obtido no ENADE 2006 pelas instituições nas quais ensinam. O resultado estatístico encontrado por meio da correlação bivariada permitiu verificar que não há correlação entre o conceito do ENADE 2006 e o perfil dos professores das universidades pesquisadas.
Resumo Inglês:
The professors of na institution are one of the main agents in the education change and thus, they must be continually searching betterment, acquiring knowledge which regard not only the aspects of the content taught, but also the ones aimed to the teaching practice. Researches bring out that the lack of specialization for the professors of the Accounting Sciences courses is one of the greatest deficiencies in accounting education in Brazil. Several authors suggest which are the necessary attributes and knowledge to become a good professor. The present work aims to raise aspects of the profile of the professors of the Accounting Sciences courses according to the model proposed by Freire (1996). This profile was obtained from the perception of Accounting Sciences coordinators of the Federal Universities which took part in the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - National Exam of Students´ Performance - (ENADE) 2006. The study analysed the reflex of the profile of these professors in the reputation obtained in the ENADE 2006 by the institutions in which they teach. The statistical results found through the bivaried correlation allowed to check that there is no correlation between the reputation of the ENADE 2006 and the profile of the professors of the universities researched.
Citação ABNT:
SANTANA, A. L. A.; ARAUJO, A. M. P. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) – um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p. 73-112, 2011.
Citação APA:
Santana, A. L. A., & Araujo, A. M. P. (2011). Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) – um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, 22(4), 73-112.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9944/aspectos-do-perfil-do-professor-de-ciencias-contabeis-e-seu-reflexo-no-exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes--enade------um-estudo-nas-universidades-federais-do-brasil/i/pt-br
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