Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma Instituição de Ensino Superior (IES) Outros Idiomas

ID:
2232
Resumo:
A avaliação das universidades vem sendo defendida como instrumento necessário para elevar a qualificação institucional, promovendo a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e de sua gestão. Com o objetivo de avaliar o processo de gestão institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que levantou os fatores que, na percepção de 163 docentes da UFSM, interferem na continuidade e no aperfeiçoamento do processo de avaliação institucional. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados através de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Entre 79,9% e 95,7% dos fatores estudados facilitam ou dificultam o processo de avaliação, destacando-se com mais de 70% os seguintes: “consciência da importância da avaliação”, “definição clara dos critérios indicadores a serem utilizados na avaliação”, “definição e divulgação das políticas da instituição” e a “existência de comissão interna de avaliação”. Em síntese, apesar do caráter exploratório do estudo, os resultados obtidos permitiram construir uma imagem adequada sobre a avaliação na UFSM.
Citação ABNT:
VENTURINI, J. C.; PEREIRA, B. A. D.; MORALES, R.; FLECK, C. F.; BATISTELLA JUNIOR, Z.; NAGEL, M. B. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Revista de Administração Pública, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010.
Citação APA:
Venturini, J. C., Pereira, B. A. D., Morales, R., Fleck, C. F., Batistella Junior, Z., & Nagel, M. B. (2010). Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Revista de Administração Pública, 44(1), 31-53.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/2232/percepcao-da-avaliacao--um-retrato-da-gestao-publica-em-uma-instituicao-de-ensino-superior--ies-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, M. H. T. Direitos sociais, organização de interesses e corporativismo no Brasil. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 25, p. 50-60, 1989.

ANTONELLO, C. S.; DUTRA, M. L. S. Projeto pedagógico: uma proposta para o desenvolvimento das competências de alunos do curso de administração com foco no empreendedorismo. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 29. Anais... Brasília, 2005.

DRESSEL, P. L. Handbook of academic evolution. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.

DURHAM, E. Avaliação na universidade: poder e democracia. Estudos e Debates, Brasília, n. 14, p. 75-79, 1988.

FARACO, C. A. Avaliação e gestão universitária. Curitiba: APUFPR, 1991. (Caderno 2: Avaliação na UFPR).

LEITÃO, S. P. Indicadores de desempenho na universidade: uma avaliação. RAP, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 55-72, 1987.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MESSEDER, I. E. Recursos humanos e transformação social: onde se encontram os desafios? RAP, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 49-61, 1989.

MOTTA, P. R. A proposta de participação na teoria gerencial. RAP, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 54-76, 1981.

NEIVA, C. Avaliação institucional. Brasília: Dois Pontos, 1987. p. 4.

NUNES, R. S. Administração universitária: concepções, modelos e estratégias gerenciais. 1998. Tese (Doutorado) — Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

NUNES, S. C.; FERRAZ, H. M. A reforma do ensino no Brasil e a inserção da noção de competências: um estudo empírico em instituições de educação superior. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 29. Anais... Brasília, 2005.

TEIXEIRA, G. P. et al. A mercantilização do ensino superior brasileiro. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4. Anais... Porto Alegre, 2006.

UFSM. Avaliação institucional. Universidade Federal de Santa Maria. Brasil, 2006. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2006.