Fatores de retenção, permanência e desligamento de talentos e de performers Outros Idiomas

ID:
37516
Resumo:
Este estudo buscou identificar fatores organizacionais que podem influenciar profissionais considerados talentos, pertencentes às gerações baby boomers, X e Y, quanto à sua permanência ou efetiva intenção de deixar a organização. A pesquisa utilizou o método do estudo de caso e adotou estratégia quantitativa e qualitativa na coleta e análise dos dados. O estudo foi realizado em uma organização do ramo da fabricação do aço. Os principais fatores de retenção analisados foram o ambiente organizacional, a configuração do trabalho, as condições de trabalho, a gestão do líder, a carreira, a remuneração total, a capacitação e o desenvolvimento. Na primeira etapa da pesquisa, um questionário eletrônico foi respondido por 212 empregados e a análise dos resultados ocorreu por meio da estatística multivariada. Na segunda etapa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, sendo sujeitos da pesquisa 10 empregados representantes das gerações baby boomers, X e Y. Nessa etapa, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, por categoria temática, em razão de temas considerados relevantes. Quanto aos resultados, verificou-se que não existe um único fator de influência na retenção, mas um conjunto de fatores que leva os indivíduos a permanecer na organização e que sua ausência colabora significativamente com sua intenção de saída. Evidenciou-se a não existência de diferenças significantes entre as três gerações pesquisadas no que se refere aos fatores de impacto na retenção, na permanência e na intenção de saída.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
CARRARA, T. M. P.; NUNES, S. C.; SARSUR, A. M. Fatores de retenção, permanência e desligamento de talentos e de performers. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 13, n. 3, p. 1119-1148, 2014.
Citação APA:
Carrara, T. M. P., Nunes, S. C., & Sarsur, A. M. (2014). Fatores de retenção, permanência e desligamento de talentos e de performers. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 13(3), 1119-1148.
DOI:
http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37516/fatores-de-retencao--permanencia-e-desligamento-de-talentos-e-de-performers/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português