Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial Outros Idiomas

ID:
37678
Resumo:
No presente artigo retratam-se os resultados de duas pesquisas realizadas no Extremo-Oeste de Santa Catarina e uma terceira em fase de execução, financiadas com os recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Esses estudos se justificam porque as metodologias convencionais de planejamento estratégico para este tipo especial de organização têm se mostrado complexas, custosas e de resultados contestáveis. As pesquisas concluídas e a pesquisa em andamento são de cunho qualitativo, com o delineamento do estudo de caso, com a adoção de procedimentos da pesquisa-ação na coleta e interpretação dos dados, tendo como sujeitos da pesquisa funcionários (entre 12 e 18 pessoas) das empresas objeto de estudo. As pesquisas realizadas em 2005 e 2006 permitiram a aplicação da metodologia proposta em empresas do setor de serviços e comercial, respectivamente, e a pesquisa em andamento em 2007 será no setor industrial. Assim, pode-se afirmar que esta metodologia demonstrou aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras empresas de porte e características semelhantes às testadas empiricamente.
Citação ABNT:
MACHADO, N. S.; SEHNEM, A. Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 6, n. 1, p. 39-50, 2007.
Citação APA:
Machado, N. S., & Sehnem, A. (2007). Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 6(1), 39-50.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37678/aplicacao-e-aprimoramento-de-uma-metodologia-de-planejamento-estrategico-para-a-pequena-e-media-empresa-familiar--com-base-em-um-concorrente-imaginario--um-estudo-de-caso-em-empresa-do-setor-comercial/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português