Título Inglês:
Imaginary competitor II: application and improvement of a methodology of strategical planning for the small and medium familiar company
Resumo:
No presente artigo retratam-se os resultados de duas pesquisas realizadas no Extremo-Oeste de Santa Catarina e uma terceira em fase de execução, financiadas com os recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Esses estudos se justificam porque as metodologias convencionais de planejamento estratégico para este tipo especial de organização têm se mostrado complexas, custosas e de resultados contestáveis. As pesquisas concluídas e a pesquisa em andamento são de cunho qualitativo, com o delineamento do estudo de caso, com a adoção de procedimentos da pesquisa-ação na coleta e interpretação dos dados, tendo como sujeitos da pesquisa funcionários (entre 12 e 18 pessoas) das empresas objeto de estudo. As pesquisas realizadas em 2005 e 2006 permitiram a aplicação da metodologia proposta em empresas do setor de serviços e comercial, respectivamente, e a pesquisa em andamento em 2007 será no setor industrial. Assim, pode-se afirmar que esta metodologia demonstrou aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras empresas de porte e características semelhantes às testadas empiricamente.
Resumo Inglês:
The present article portrays the results of two researches accomplished in the end west of Santa Catarina and a third in execution phase, financed with the resources of Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc These studies are justified because the conventional methodologies of strategic planning for this special type of organization have if shown complex, expensive and of questionable results. The concluded researches and the in process are of qualitative stamp, with the lineation of the case study, with the adoption of procedures of the research-action in the collection and interpretation of the data, tends as subject of the research employees (enter 12 to 18 people) of the companies study object. The researches accomplished in 2005 and 2006 allowed the application of the methodology proposed in companies of the section of services of commercial, respectively, and the research in process in 2007 it will be in the industrial section. Like this, it can be affirmed that this methodology demonstrated applicability and viability, could be adopted by other load companies and characteristics similar to the ones that tested empirically.
Citação ABNT:
MACHADO, N. S.; SEHNEM, A. Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 6, n. 1, p. 39-50, 2007.
Citação APA:
Machado, N. S., & Sehnem, A. (2007). Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 6(1), 39-50.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37678/aplicacao-e-aprimoramento-de-uma-metodologia-de-planejamento-estrategico-para-a-pequena-e-media-empresa-familiar--com-base-em-um-concorrente-imaginario--um-estudo-de-caso-em-empresa-do-setor-comercial/i/pt-br