Estudo de caso de empresa familiar: um comparativo dos métodos de Valuation Outros Idiomas

ID:
4384
Resumo:
A determinação do valor de mercado de uma empresa não é tarefa trivial, afinal, exige do analista coerência e rigor conceitual, já que estão disponíveis na literatura diversos métodos que visam possibilitar esta ação. Dentre os possíveis métodos, podem ser elencados aqueles puramente objetivos e práticos, como os patrimoniais; e os carregados de subjetividade e complexidade, como o do valor econômico agregado ou do fluxo de caixa descontado. Diante do exposto, este artigo apresenta, através do método descritivo do estudo de caso, o valuation de uma empresa industrial de gestão familiar mediante a utilização de diversos métodos descritos na literatura acadêmica, e visa analisar as alterações no valor da mesma tanto ao longo do tempo, quanto no que diz respeito às diferenças resultantes do método empregado. Foram feitas análises sobre os relatórios contábeis da empresa, e verificou-se que o método do fluxo de caixa descontado e o do valor econômico agregado encontraram valores próximos para o ano de 2009, e averiguou-se, também, que o valor da empresa para os métodos baseados na capacidade futura da entidade (EVA e FDC) foram maiores do que o valor aferido pelos métodos patrimoniais, o que indica a superioridade destes métodos ao avaliar a entidade pelo seu potencial econômico, e não pelos recursos financeiros investidos.
Citação ABNT:
PRADO, M. F.; TEIXEIRA, B. R.; RIBEIRO, K. C. S. Estudo de caso de empresa familiar: um comparativo dos métodos de Valuation. Revista de Administração da Unimep, v. 9, n. 2, p. 47-67, 2011.
Citação APA:
Prado, M. F., Teixeira, B. R., & Ribeiro, K. C. S. (2011). Estudo de caso de empresa familiar: um comparativo dos métodos de Valuation. Revista de Administração da Unimep, 9(2), 47-67.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/4384/estudo-de-caso-de-empresa-familiar--um-comparativo-dos-metodos-de-valuation/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANDRADE, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de PósGraduação: Noções Práticas. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BREALEY, Richard A.; MYERS, Stewart C.; MARCUS Alan J. Fundamentals of Corporate Finance. 5 ed. The McGraw-Hill/Irwin, 2007.

COPELAND, Thomas; WESTON, J. Fred; SHASTRI, Kuldeep. Financial Theory and Corporate Policy. 4 ed. Pearson Addison Wesley, 2003.

COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Avaliação de Empresas Valuation. 3 ed. Traduzida. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

DAMODARAN ONLINE. (2010). Spreadsheet. Disponível em . Acessado em 20 de junho de 2010.

FERNÁNDEZ, Pablo. A Definition of Shareholder Value Creation. Social Science Research Network. 2001. Disponível em Acessado em 10 de julho de2010.

FERNÁNDEZ, Pablo. Company valuation methods. The most common errors in valuations. Social Science Research Network, 2001. Disponível em: . Acessado em 10 de julho de2010.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de Administração Financeira. 10 ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004.

MARTINS, Eliseu. Avaliação de Empresas. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PEREZ, Marcelo Monteiro; FAMÁ, Rubens. Avaliação de Empresas e Apuração de Haveres em Processos Judiciais: uma análise segundo a Teoria de Finanças. In: VI SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD) FEA-USP, São Paulo. São Paulo, 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.