O Conhecimento Produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Administração nas Universidades Pernambucanas: Análise da Produção Acadêmica à Luz do Profissionalismo de Eliot Freidson Outros Idiomas

ID:
44807
Resumo:
Neste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.
Citação ABNT:
SILVA, F. F.O Conhecimento Produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Administração nas Universidades Pernambucanas: Análise da Produção Acadêmica à Luz do Profissionalismo de Eliot Freidson. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 1, p. 147-174, 2017.
Citação APA:
Silva, F. F.(2017). O Conhecimento Produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Administração nas Universidades Pernambucanas: Análise da Produção Acadêmica à Luz do Profissionalismo de Eliot Freidson. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 16(1), 147-174.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i1.10594
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/44807/o-conhecimento-produzido-pelos-programas-de-pos-graduacao-em-administracao-nas-universidades-pernambucanas--analise-da-producao-academica-a-luz-do-profissionalismo-de-eliot-freidson/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABBOTT, A. The System of Professions: an essay on the division of expert labor. Chicago: Chicago University Press, 1988.

ACIOLI LINS, C. P. Professor não dá aula, professor desenvolve aula: mudanças nas atividades docentes e o processo de profissionalização do professor – o caso do professor de Ensino Médio. 2011. 297 p. Tese (Doutorado em Sociologia)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

ALBUQUERQUE, S. B. de. Sistema de inovação baseado em conhecimento e o modelo tríplice hélice: a universidade na construção da vantagem competitiva do setor de tecnologia da informação de Pernambuco. 2005. 150 p. Dissertação (Mestrado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

ALUSTAL, L. T. de. Cultura e educação como fatores de desenvolvimento local: o papel da educação na preservação da identidade cultural no município de Bezerros – PE. 2011. 147 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)–Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011.

ARAÚJO, F R de S. A pesquisa interdisciplinar na graduação em Administração: um estudo sobre condições para sua prática nas IES de Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

ARRUDA, J. L. M. Um teste científico de teorias da consultoria organizacional: a experiência do SESI com a aprendizagem gerencial. 2013. 304 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFPE. Produção Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Administração. Disponível em: . Acesso em: 28 dez.2015.

BARBOSA, M. A. C. A influência das políticas públicas e políticas organizacionais para a formação de competências gerenciais no papel de professor-gestor no ensino superior: um Estudo em uma IES Federal. 2015. 227 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARROS, H. A. Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em pós-graduação de Administração na educação à distância. 2011. 130 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

BONELLI, M. da G. Contribuições sociológicas de Eliot Freidson. In: FREIDSON, Eliot. Renascimento do Profissionalismo. São Paulo: Edusp, 1998.

BONFIM, R F da C. A decisão da formação em Administração: um estudo sobre o processo de escolha de IES por alunos concluintes do ensino médio em Manaus. 2009. 142 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei – PL 7.280/2010. Acrescenta alíneas “d”, “e” e “f” ao art. 3º da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que regulamenta o exercício da profissão de Administração para permitir aos diplomados em cursos superiores de Tecnologia, Mestrados e Doutorados em Administração o exercício da profissão. Indeferido e Arquivado. 05 mar. 2012. .

CHAVES, H de Q. Educação em empreendedorismo: a potencialização de negócios por meio do desenvolvimento de competências do empreendedor. 2006. 183 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. História da Profissão. . 28 dez. 2015a.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Ofício n. 1572/2010/CFA/GAB – Assunto PL 7280/10. 2010. .

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa – Perfil, formação, atuação e oportunidade de trabalho. . Acesso em: 28 dez.2015b.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Cursos recomendados e reconhecidos até 20.03.2015. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. São Paulo: USP, 2008. (Cadernos Pedagogia Universitária).

CUNHA, M. I. da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em Educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009.

DINIZ, G. S. Vantagem competitiva em faculdades particulares: análise de três casos de sucesso em cursos de Administração. 2004. 144 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

DUTRA, H F de O. Percepção de qualidade no serviço educacional: um estudo sobre o curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. 2001. 196 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

FEITOSA, R A V de A. R. Importa ao Administrador Comunicar-se?O Ensino da Comunicação na Formação do Administrador em IES do Grande Recife/PE. 2015. 182 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

FERREIRA, P. G. G. Incentivo e inibição ao empreendedorismo pelas práticas didático-pedagógicas dos cursos de graduação em Administração da região metropolitana do Recife segundo os alunos empreendedores. 2002. 94 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

FIRMINO, A L da S. A interiorização das universidades federais e os arranjos produtivos locais: o caso da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). 2014. 121 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)– Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

FIRMO, L. A. Competências dos professores e comprometimento docente e discente na EAD on-line: o caso do curso de Administração Pública da Universidade de Pernambuco. 2013. 161 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

FREIDSON, E. Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 11, n. 31, p. 1-11, 1996.

FREIDSON, E. Professionalism: the trird logic. Chicago: Chicago University Press, 2001.

FREIDSON, E. Professional Powers: a study of institutionalization of formal knowledge. Chicago, Londres: The University of Chicago Press, 1986.

FREIDSON, E. Renascimento do Profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: Edusp, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, C. M. Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 17, p. 177-224, 2007.

GUEIROS, M. G. Estresse ocupacional de professores: seus indicadores, suas fontes e as estratégias utilizadas para combatê-lo – um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. 2005. 126 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

HUGHES, E. C. The men and their work. New York: Free Press, 1958.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior – 2013 e 2014. .

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARSON, M. S. The rise of professionalism: a sociological analysis. Berkeley: University of California Press, 1979.

LIMA, V. H. D’A. O conhecimento tradicional e os saberes locais em comunidades costeiras: um estudo de caso da Ilha de Deus em Recife. 2009. 126 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)–Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

LINS, S. A. G. Inovação social e seu processo de institucionalização no contexto de uma universidade pública: o caso do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pernambuco (NUSP/UFPE). 2012. 133 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, M. A. B. Avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação lato sensu em Administração EAD on-line: um estudo em uma instituição de ensino superior privada sob a ótica da Taxonomia de Bloom Digital. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

MEDEIROS, R A S de M. O impacto do programa de iniciação científica (CNPq) na carreira do graduando, à luz dos fenômenos de mentoria e de competência: o caso dos alunos do curso de Administração da UFPE. 2005. 207 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

MELO, K. V. A. Origem e institucionalização da pós-graduação stricto sensu profissional: um estudo de casos. 2002.242 p. Dissertação (Mestrado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

MELO, R de C. B. de. Competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar Administração, pós-graduação lato sensu, na EAD on-line: um estudo em IES na Região Metropolitana do Recife. 2012. 179 p. Dissertação (Mestrado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

MERRIAM, S. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MOURA, G. L. Relações de conhecimento consultor organizacional-cliente à luz da Biologia do Conhecer: uma reinterpretação para desfazer mal-entendidos correntes. 2005. 132 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

PARSONS, T. Professions. In: SHILLS, D. International Encyclopedia of the Social Sciences. New York: MacMillan, 1972. p. 536-546.

PEREIRA, M. R. Jeitinho Brasileiro: Idiossincrasias no ensino presencial e na EAD on-line dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Trabalhos de Conclusão. Disponível em: . Acesso em: 04 jan.2016.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Dissertações Defendidas (1997-2015). Disponível em: . Acesso em: 28 dez.2015a.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL. Dissertações Defendidas (2006-2015). Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2015.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Teses Defendidas (2005-2015). Disponível em: . Acesso em: 28 dez.2015.

RÉGIS, H. P. Um exame da motivação dos professores para participarem de um programa da qualidade no CEFET–PB com base na teoria da expectância. 2000. 219 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

RIBEIRO, S. D. Qualquer um pode ser Administrador? 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.

SALGUEIRO, J. C. F. A prática de orientação em programas de pós-graduação strictu sensu, à luz dos fundamentos e princípios da mentoria: a experiência de orientadores e orientados do programa de pós-graduação da UFPE. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

SANTIAGO, L de M. K. C. Universidades Corporativas: incorporação de elementos da organização aos processos de aprendizagem organizacional. 2007. 141 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

SANTOS JÚNIOR, L. S. dos. O fenômeno da mentoria na percepção dos professores do curso de Administração da Faculdade Integrada do Recife. 2005. 139 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

SILVA, S. M. G. Sobre a interferência da produção científica e tecnológica da universidade no desenvolvimento local: o caso da Ciência da Computação. 2005. 352 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

SILVA, T. D. L. da. Que profissão é essa?A Construção de significados para a profissão do Administrador em sites acessados por futuros graduandos. 2013. 141 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

SOUZA, D. C. de. Ressignificação do construto mentoria na pós-graduação lato sensu a distância em Administração. 2013. 216 p. Tese (Doutorado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

SOUZA, E. R. de. Políticas públicas e formação de capital humano: um enfoque sobre a interiorização do bacharelado em Administração Pública em Pernambuco. 2014. 86 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)– Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

SOUZA, J. R. de. Análise do impacto e dos condicionantes de um método de ensino em Administração via jogo de simulação. 2011. 156 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

SOUZA, R.-J. H. de. Impacto da tecnologia da informação na cultura organizacional do Curso de Administração do Centro Universitário no Norte – UNINORTE. 2009. 122 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

SOUZA, V. L. P. de. A contribuição do estágio curricular supervisionado na formação profissional do graduando em agronomia da UFRPE. 2012. 97 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)–Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2012.

TESES E DISSERTAÇÕES DA UFRPE. Produção Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2015.

THOMPSON, A C R T da F. Práticas de leitura e de produção textual do gênero resenha como eventos de letramento acadêmico: o caso de estudantes de Administração de uma universidade pública de Recife. 2012. 165 p. Dissertação (Mestrado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

TORRES, M A P de O. A relação de e-mentoring entre professores (titular e tutor) e alunos na educação a distância: um estudo de caso no curso de graduação em Administração da UEPB. 2011. 104 p. Dissertação (Mestrado em Administração)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERONEZZI, F. Quanto ganha um Administrador? . Acesso em: 20 dez.2015.

VIANA, M da P da S. A contribuição das pesquisas em Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural de Pernambuco para o aumento do rendimento da cana-de-açúcar em Pernambuco: o caso da estação experimental de cana-de-açúcar de Carpina. 2013. 64 p. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural)–Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013.

WEBER, S. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1125-1154, 2003.