Impacto dos Ratings de Crédito nas Ações de Empresas de Capital Aberto no Brasil Outros Idiomas

ID:
46703
Resumo:
O rating de crédito expressa uma opinião, por intermédio de escalas, sobre a qualidade do crédito de empresas, utilizado-a como medida de avaliação de risco no mercado. Agências de classificação de risco de crédito, como a Moody’s, divulgam os ratings que atribuem às empresas. Primeiramente, essas agências emitem o new rating, que representa o primeiro rating da companhia, e, posteriormente, essa emissão pode apresentar variações, denominadas upgrades e downgrades, relativas a boas e más notícias, respectivamente. Além disso, os ratings podem ser colocados em uma Watchlist quando, em breve, pode haver uma mudança do rating para downgrade ou para upgrade. O objetivo com este estudo consistiu, diante do que foi tratado, em abordar o impacto do rating de crédito sobre os preços das ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Para alcançar o objetivo proposto, foi analisada uma amostra de 44 empresas comercializadas na BM&FBovespa e 65 ratings nacionais de longo prazo emitidos pela Moody’s entre 2000 e 2015. Utilizou-se a metodologia de estudo de eventos, com os retornos normais calculados pelo modelo de retornos ajustados ao risco e ao mercado, e o Teste-F e o Teste-T para verificar a significância dos resultados. As análises finais evidenciaram que os preços das ações não são afetados de forma significativa pelas divulgações dos new ratings, downgrades, upgrades, on watch – possible downgrades e on watch – possible upgrades em nenhuma janela do evento, indicando que os ratings, para a amostra analisada, não trazem novas informações ao mercado.
Citação ABNT:
SILVEIRA, R. A. C.; TAKAMATSU, R. T.; AVELINO, B. C. Impacto dos Ratings de Crédito nas Ações de Empresas de Capital Aberto no Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 573-602, 2017.
Citação APA:
Silveira, R. A. C., Takamatsu, R. T., & Avelino, B. C. (2017). Impacto dos Ratings de Crédito nas Ações de Empresas de Capital Aberto no Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 16(2), 573-602.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.10556
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46703/impacto-dos-ratings-de-credito-nas-acoes-de-empresas-de-capital-aberto-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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