Identidade, Arte e Gestão em Prol do Empreendedorismo Cultural: Sarau Empreendedor como Tecnologia Social Outros Idiomas

ID:
46711
Resumo:
A capacitação de jovens artistas em empreendedores culturais, especialmente no contexto de comunidades periféricas, é uma importante ação para o desenvolvimento tanto dos jovens quanto de territórios potencialmente criativos. No entanto, o empreendedorismo cultural não aparece com frequência no currículo das escolas e as pedagogias de ensino-aprendizagem nem sempre atraem o interesse das novas gerações. Carece-se de pesquisas e propostas práticas sobre o ensino do empreendedorismo cultural nesse contexto. Neste artigo propõe-se uma tecnologia social – “sarau empreendedor”, voltada para um saber prático que possa ser mobilizado em comunidades para fomentar e desenvolver as forças empreendedoras locais no campo da cultura e das artes. O empreendedorismo cultural inclui atividades constituídas a partir da identidade territorial, da coletividade e dos seus impactos socioculturais positivos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as pesquisas em ensino-aprendizagem do empreendedorismo cultural, ao proporem uma tecnologia social com potencial de impacto prático no desenvolvimento dos territórios criativos.
Citação ABNT:
CAMPOS, I. M.; DAVEL, E. Identidade, Arte e Gestão em Prol do Empreendedorismo Cultural: Sarau Empreendedor como Tecnologia Social. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 783-808, 2017.
Citação APA:
Campos, I. M., & Davel, E. (2017). Identidade, Arte e Gestão em Prol do Empreendedorismo Cultural: Sarau Empreendedor como Tecnologia Social. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 16(2), 783-808.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.13270
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46711/identidade--arte-e-gestao-em-prol-do-empreendedorismo-cultural--sarau-empreendedor-como-tecnologia-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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